Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

FELICIDADE É ESCOLHA
 
 
Parte II 

Seja feliz agora! Se conseguir achar a felicidade em sua alma, mesmo que morra amanhã e junte-se ao longo cortejo das almas que partiram e que descem lentamente os corredores abobadados dos séculos, você sempre levará consigo esse tesouro inestimável. Se conquistar a felicidade da alma, ninguém poderá arrancá-la de você, não importa quão longa seja sua jornada rumo ao infinito e à eternidade.

A maioria das pessoas vive vidas atormentadas pela dor e pela tristeza. Não evitam as ações que levam ao sofrimento e não tomam os caminhos que conduzem à bem-aventurança. Algumas são muito sensíveis à desgraça e à felicidade, quando elas se manifestam. Podem ser esmagadas pela dor ou sufocadas pela alegria, perdendo assim o equilíbrio mental. Poucas são as que, após chamuscar os dedos na fogueira da ignorância, aprendem a evitar os atos conducentes à tribulação.
 
Todos queremos ser felizes, mas quase nunca nos esforçamos para adotar o curso de ação que leva à felicidade. A maior parte das pessoas continua rolando pela encosta da vida, só mentalmente desejando escalar o pico da ventura. Às vezes acordam, se seu anseio de felicidade sobrevive à queda no abismo da vicissitude. Poucas têm imaginação e só despertam quando um acontecimento terrível as arranca do pesadelo da loucura.
 
Quem busca a felicidade deve guardar-se da influência dos maus hábitos, que levam às más ações. Estas sempre geram a indigência que corrói silenciosamente o corpo, a mente e a alma como um ácido causticante. Não é possível suportar por muito tempo essa indigência; ela tem de ser combatida a todo custo.
 
Cure-se dos maus hábitos cauterizando-os com os seus contrários, os hábitos bons. Se costuma pregar mentiras, passe a dizer a verdade. Leva tempo para contrair tanto um bom quanto um mau hábito. É difícil para uma pessoa má tornar-se boa e, para uma boa, tornar-se má. Depois que você se tornar bom, será fácil e natural continuar assim; do mesmo modo, se cultivar um mau hábito, ver-se-á compelido a agir mal a despeito do desejo de ser bom.
 
Lembre-se: não importa quão acostumado esteja com a desgraça, você pode adotar a felicidade como antídoto. Cada ato de ser feliz irá ajudá-lo a contrair o hábito de ser feliz constantemente. Não preste atenção à tagarelice mental quando ela lhe sussurra que você jamais alcançará a felicidade. Cuide apenas de começar a ser feliz e proclame a todo instante: “Sou feliz agora!” Se conseguir fazer isso o tempo todo, exclamará com certeza, olhando para trás: “Fui muito feliz!” Olhando-se hoje dirá “Sou feliz”; e olhando à frente, “Sei que serei feliz”. Toda a sua felicidade futura depende de quanto é feliz no momento, portanto comece a ser feliz AGORA.

Depois de banhar-se no oceano da paz no país dos sonhos, desperte com alegria e diga: “No sono vi-me livre das tribulações mortais. Eu era o rei da paz. Agora, trabalhando acordado e travando a batalha dos deveres, não mais serei vencido por inquietações rebeldes do reino da vigília. Senhor da paz no país dos sonhos, continuarei a sê-lo no país da vigília. Quando sair do meu reino de paz no país dos sonhos, disseminarei essa mesma paz na terra dos sonhos despertos”.

A felicidade depende, até certo ponto, de condições externas, mas sobretudo do estado mental. Para ser feliz, a pessoa precisa de boa saúde, mente alerta, vida próspera, trabalho adequado e, principalmente, sabedoria prática. O homem não pode ser feliz preservando a serenidade interior, mas ignorando por completo a luta pela existência e o esforço para vencer.
 
Entretanto, sem a felicidade íntima, caímos prisioneiros de preocupações num palácio majestoso. A felicidade não depende apenas de sucesso e riqueza, mas também da vitória sobre os percalços da vida acompanhada da firme atitude de preservar a alegria interior.
 
Ser infeliz enquanto se busca a felicidade equivale a solapar o próprio fim proposto. A felicidade só virá se, primeiro, formos interiormente felizes o tempo todo e lutarmos com todas as forças para eliminar as causas da infelicidade.
 
O hábito de cultivar uma atitude mental de bem-aventurança deveria ter-se implantado quando você era bastante jovem, mas ainda não é tarde para começar. Doravante, prepare-se para, em presença de parentes importunos, chefes tirânicos e mazelas da vida, tentar manter a calma e a alegria interiores.
Se persistir nessa resolução a despeito de todos os desafios, descobrirá que a felicidade depende de bons hábitos mentais e da decisão de ser feliz sob quaisquer circunstâncias.
 
Depois de aprender a ser feliz constantemente, porém, não se permita uma atitude de preguiça pelo fato de ter ficado livre para gozar a felicidade interior. Não ignore as causas materiais que se postam no caminho dessa felicidade. Procure removê-las e exerça todas as atividades da vida com uma postura mental serena e alegre.

Você deve ser alegre e feliz, pois esse é o sonho de Deus. O homem pequeno e o homem grande são meras projeções da consciência do Sonhador. Aceite as coisas como vierem e diga a si mesmo que todas vêm de Deus. Que o que vier, venha. Ainda quando tiver de corrigir uma coisa errada, tente primeiro captar, no íntimo, Sua orientação. Depois, ao agir, faça-o em nome d’Ele e não movido pela indignação que o ego inspira.


 
Paramhansa Yogananda, 
Como ser Feliz o Tempo Todo
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário