Translate

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

AO HOMEM QUE ATINGIU 
TUDO SE TORNA MAIS DIFÍCIL



 Pergunta: Para muitos de nós, a ideia do Cristo como um exemplo, tem-se tornado irreal, pelo fato de Ele haver se apresentado como diferente de nós — o Filho de Deus em sentido único. Não haverá a mesma possibilidade no que a vós concerne? Pode qualquer de nós esperar jamais vir a ser o que vós sois?

Krishnamurti: Dizeis-me: “É diferente para vós, pelo fato de haverdes atingido; ao passo que eu, a quem não aconteceu, tenho que passar por todas as complexidades, as complicações da vida”. Um montanhês que haja subido e conheça o caminho, adverte aqueles que desejam atingir o cimo, dos perigos que tem adiante. Não tem, portanto, que replicar: “Isto é bom para vós, porém eu quero escorregar por este precipício abaixo”. Vós estais vos esforçando por operar divisões na vida, porém, para aquele que atingiu, tais divisões não existem. Dizeis ainda “Pelo fato de haverdes atingido, isto vos é fácil”. Ao contrário, para o homem que atingiu, tudo se torna mais difícil e por causa dessas dificuldades, diz ele: “Amigos, afastai-vos destas armadilhas, e complicações; existe uma via mais simples, uma via mais nobre, uma via menos complicada”. O homem que atingiu é a própria vida; para ele não existe divisão da vida. Daí, ele quisera mostra-vos o modo pelo qual podeis unificar a vida. Se quiserdes dar preenchimento à vida, necessitais de destruir todas as barreiras que dividem os homens. Se tiverdes o atingimento como reservado apenas a uns poucos, para algumas pessoas estranhas, misteriosas, ele torna-se irreal; e por causa dessa irrealidade, começais a construir aquilo que supondes ser real e duradouro. Porém, isso será somente uma gaiola de limitação.

Um homem que haja sido mutilado na guerra, que haja sofrido a corrupção da crueldade, aconselhar-vos-ia a não combater. Se, porém, vós responderdes: “Eu quero lutar, quero gozar do conflito, quero contemplar as trincheiras e todos os preparativos da guerra”, ele não vos pode impedir. Amigo, o homem que haja atingido é vós próprio; posto que vos encontreis ainda em limitação. Assim, quando dizeis: “Vós sois diferente”, estais simplesmente exagerando as vossas limitações.

Pergunta: Haverá algum ponto em o qual as vossas ideias da vida difiram dos ensinos dados ao mundo por Jesus?

Krishnamurti: Compete a vós descobrir.

Ultimamente tenho viajado bastante e tenho conferenciado muito, — como é meu métier, — e após cada conferência tem-me sido perguntado; “É a vossa compreensão da vida diferente da de qualquer outro instrutor?”

Tem que ser diferente, pois que a descoberta da verdade, por parte de cada homem, é diferente também. Se simplesmente eu me amoldasse ao padrão de outrem, seria isto uma imitação.  

 
Krishnamurti
 
 



Um amigo muito especial disse que é difícil transmitir experiências quando, ao olhar em volta, enxergar somente a si mesmo. É verdade. Geralmente quando advertimos alguém sobre os perigos pelos quais já experimentamos e, consequentemente, nos ferimos gravemente tanto fisicamente como psicologicamente, não nos ouvem, apenas escutam; creio que até repetem silenciosamente: "comigo vai ser diferente." Por isso a maioria de nós cai sempre nas mesmas 'armadilhas'. Esse mesmo amigo sempre repete: "quando vir um sofrendo põe suas barbas de molho". Segundo Krishnamurti, a descoberta da verdade, por parte de cada homem, é diferente também. Entretanto as pedras são as mesmas e os tropeços também. KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário