Translate

domingo, 27 de setembro de 2015

COMPREENDENDO A VIDA
“Nós mesmos somos o nosso pior inimigo. Nada pode destruir a humanidade, mas somente a própria humanidade.”

"Você não é um ser humano em busca de uma experiência espiritual. Você é um ser espiritual imerso em uma experiência humana."

“O homem não é apenas um ser que sabe, mas é também um ser que sabe que sabe.”

“A alma humana é feita para não estar sozinha.”

“Vós, cujo apelo precede o primeiro de nossos movimentos, concedei-me meu Deus, o desejo de desejar o Ser, a fim de que, por esta mesma sede que me destes, abra-se largamente em mim, o acesso às grandes águas.”

“Na verdade, duvido que haja para o ser pensante momento mais decisivo do que aquele em que, caindo-lhe as vendas dos olhos, ele descobre que não é um elemento perdido nas solitudes cósmicas, mas uma vontade de viver universal que nele converge e se hominiza.”

“Sim, dois mil anos é uma longa etapa para o ser humano. Depois de vinte séculos, tantas perspectivas se acham modificadas que é necessário, religiosamente, mudarmos de pele. As formas encolheram e se esclerosaram. Incomodam-nos e deixam de nos comover. Para continuara viver, é preciso mudar.”

“Há momentos em que tenho a impressão de ser um destes passarinhos que se vê turbilhonar com um vento forte. As forças espirituais são de um poder e de um mistério ainda maiores do que as forças da matéria.”


Teilhard de Chardin




Teilhard de Chardin "deixou para a posteridade uma filosofia que procurou reconciliar a ciência do mundo material com as forças sagradas do divino e sua teologia. Disposto a desfazer o mal entendido entre a ciência e a religião, conseguiu ser mal visto pelos representantes de ambas". Talvez até consigamos ser um pouco compreensivos quando estamos sozinhos, como indivíduos, porém, no momento em que nos agrupamos parece que perdemos toda a nossa personalidade; permitimos nos condicionar e aí está a falha. Nada se encontra separado, existem apenas os extremos ligados entre si. Teilhard de Chardin compreendeu a qualidade única da vida, entendeu que tudo está interligado, todavia para os demais prevaleceu o antigo - a mudança assusta. "As formas encolheram e se esclerosaram. Incomodam-nos e deixam de nos comover. Para continuar a viver é preciso mudar". KyraKally





Nenhum comentário:

Postar um comentário