Translate

quinta-feira, 7 de maio de 2015

OLHE PARA A VIDA SEM ESPERAR 
POR PERFEIÇÃO - Parte II

A segunda personalidade, a personalidade N, a personalidade nutridora, é totalmente diferente. Ele não possui ideais, realmente. Ele apenas olha para a vida e a realidade decide seu ideal. Ele é muito razoável. Nunca é perfeccionista; é total, mas nunca um perfeccionista. E sempre olha para o lado bom das coisas. A personalidade N está sempre esperançosa, radiante, aventureira, confiante, não condenatória. 
 
Essas são as pessoas que se tornam poetas, pintores, músicos. Se uma pessoa tipo N se torna santo, então existe um santo real. Se uma pessoa tipo T se torna santo, então é um falso santo, um pseudo-santo. Se uma pessoa tipo N se torna pai, então há um pai de verdade. Se uma pessoa tipo N se torna mãe, ela é uma mãe real. A pessoa tipo T é um pseudo-pai e pseudo-mãe. Serve apenas de truque para explorar a criança, para torturar, dominar, possuir e esmagar a criança, para se sentir poderoso esmagando a criança. O tipo T está na maioria, assim você pode estar certo que você está carregando uma herança como todo mundo. Mas uma vez que você se torna cônscio, não há mais problema. Você pode se mover de T para a N muito facilmente. 

Algumas coisas para lembrar. Se você se sentir preguiçoso, não chame isso de preguiça. Escute sua natureza; pode ser que isso seja bom para você. Isso é o que chamo de homem razoável. O que você pode fazer? Se a preguiça chega até você, então isso é o que você tem que fazer. Quem é você para decidir contra isso? E como você pode vencer contra isso? Mesmo na sua luta você estará preguiçoso. Quem irá vencer? Você será sempre derrotado, e assim você se sentirá desnecessariamente miserável. Seja realista. Escute seu próprio ser. 
 
Cada um possui seu próprio jeito. Algumas pessoas são muito ativas, correndo; não há nada errado nisso. Se eles se sentem bem assim, é bom para eles. E não criem ideais de que vocês têm que fazer isso. Não tenham quaisquer — deveres — os deveres criam uma espécie de neurose. Então a pessoa fica obcecada. O — dever — está sempre lá, de pé e lhe condenando, e você não pode desfrutar de nada. Desfrute! Mate o — dever — completamente e esteja aqui-agora. O que você puder fazer, faça; O que você não puder fazer, aceite. É assim que você é, e você está aqui para ser você mesmo, ninguém mais. 
 
Pouco a pouco você verá que o seu T está se transformando em N. Você será nutridor e desfrutará mais, amará mais, e ficará mais meditativo. De fato, para um preguiçoso se tornar meditativo é mais fácil do que para uma pessoa ativa. Eis porque todo o Oriente se tornou preguiçoso — eles meditaram demais. Meditação é um tipo de passividade. Uma pessoa ativa se sente muito inquieta. Apenas sentar em silêncio é a coisa mais difícil. Não fazer nada é a coisa mais difícil para uma pessoa ativa realizar. Apenas desfrute e se mova de acordo com o seu ser — nada de deveres, nada de ideais, do contrário eles lhe envenenarão. 

Olhe para a vida com profunda esperança. Ela é realmente bela. Apenas olhe para ela, e não espere por perfeição. Não pense em termos de desfrutar as coisas somente quando elas forem perfeitas; senão você nunca desfrutará. Se uma pessoa tipo T encontrar Deus, irá imediatamente descobrir algum defeito nele. Eis porque Deus está escondido — devido às pessoas tipo T. Ele se revela para os tipos N, nunca para os tipos T. Ele se revela apenas para aqueles que podem ser nutridos por ele — não somente isso, mas para aqueles que podem nutri-lo. Portanto apenas relaxe, desfrute, aceite, e os problemas desaparecerão. 

 
 
Osho
 
 
 
"... somos deuses e não sabemos..." Ainda bem, pois pense em alguém do tipo 'T' sendo deus; claro que Deus está presente em toda Criação e como uma pequenina semente se aloja em cada coração. Mas essa semente só poderá germinar "apenas para aqueles que podem ser nutridos por Ele". Despertemos, pois para a vida, Como diz Osho: "A vida é um êxtase". KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário