Translate

quinta-feira, 24 de março de 2022

 OS SERVIDORES QUE SE AUTOCONVOCAM 
AO PLANO EVOLUTIVO
 
A oração é de grande ajuda aos que aspiram servir 
 

O autoconvocado é um ser que optou por estar encarnado durante um período para servir ao Plano Evolutivo e atuar como fator de equilíbrio no atual processo de transição pelo qual a Terra está passando. Internamente, os autoconvocados têm consciência da real situação da Terra, que se aproxima de um caos incontrolável do ponto de vista social, político e econômico, acompanhado por fortes reações geológicas e climáticas.

Essa situação extrema, previsível ao se verificarem os rumos que a civilização foi tomando no decorrer dos tempos, era há muito esperada e há dois mil anos tem sido claramente anunciada.

Como muitos autoconvocados ainda mantêm em suas vidas fortes vínculos materiais com o planeta, a opção por responder de maneira positiva aos impulsos ascensionais vai-se reconfirmando nas situações e provas que surgem a cada momento para eles. Tendo alcançado certos patamares evolutivos, os autoconvocados precisam tornar-se instrumentos efetivos de serviço e equilíbrio e colaborar para que essa transição atinja as metas às quais se dirige. Cada um tem sua tarefa que pode ser reconhecida com clareza nos seus níveis mais profundos. Porém, dada a densidade do mundo terrestre, nem todos adquirem consciência dela. Todavia, existem muitas maneiras de servir e ao buscador cabe descobri-las, à medida que avança em sua trajetória evolutiva, pois cada indivíduo encontra o seu modo de se aproximar da Luz. Para que seja autêntico, é necessário que no ser exista uma intenção tão sincera que por nada desanime de alcançar a Fonte de seus ideais.

O próprio servidor do Plano Evolutivo tem de encontrar os degraus que o levarão a penetrar os níveis espirituais de existência. Para isso, a oração é de grande ajuda. Ele tem de descobrir sua própria forma de orar e diligentemente dedicar-se a ela. Momentos de silêncio, manifestações que expressem impulsos internos, atividades que louvem a Vida – todos esses meios são válidos; porém, ele deve descobrir o que é mais adequado naquele momento. Isso é percebido com o aquietamento, com a entrega, com a devotada persistência em conhecer o sublime Amor. É um erro estabelecer padrões generalizados para o trabalho de oração. Para uns o caminho é o do recolhimento; para outros, o da atividade concentrada em uma tarefa externa positiva, pois todas têm igual valor perante a Hierarquia Espiritual, que guia a humanidade. Porém, cabe aos homens assumi-las com sabedoria.

Quando o ser se dedica à necessidade, silenciam os clamores dos seus corpos, dissipam-se as suas ilusões e ele pode, então, aproximar-se do sagrado autoesquecimento. Esse é o início da trilha que o conduzirá à Verdade. O trabalho cura a mente habituada a devaneios e fantasias, levando-a ao exercício da concentração. O trabalho evolutivo equilibra: ao materialista, traz o imaterial; aos místicos imaturos, a realidade concreta. Se assim não for – se ele utilizar métodos artificiais, copiados de outros – a qualquer momento pode sair da trilha que o conduz, pois ainda não a conhece realmente.

Regras e fórmulas pouco podem auxiliar o indivíduo no caminho interior e no serviço evolutivo. O que se mostra adequado para um ser ou uma situação raramente o é em outro caso. Por isso é positivo aprender a escutar continuamente as indicações dos níveis internos, que levam em conta tudo o que está incluído em cada conjuntura vivencial nesta Terra.

José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário