Translate

segunda-feira, 21 de março de 2022

 PENSAMENTOS AO LONGO DO CAMINHO

Os pés do peregrino devem estar firmes no chão, 
 se ele quer olhar para o céu, uma vigilância calma 
ajuda a preparar a vitória.
 
 
Certifique-se de estar na direção certa e persevere.

No ponto mais fraco de um ciclo, a vitória é secretamente conquistada.

Não nos enganemos. É trabalhando na direção certa que podemos aprender a aprender.

A palavra “responsabilidade” significa “capacidade de resposta”; a capacidade de responder à vida.

A tradição pitagórica diz: faça o que é correto, e no devido tempo se tornará agradável.

O silêncio interior é fruto da compreensão. Produz paz no mundo sem ser notado.

À medida que o foco da consciência se adapta a diferentes ações e eventos da vida diária, a mudança de amplitude de nossos horizontes mentais reflete a profundidade variável de nossas almas.

O sofrimento pertence a Maya, Ilusão; e o prazer pessoal faz parte de Dukkha, o mundo do autoengano e da dor. A bem-aventurança é real, interna e eterna.

A firmeza de uma rocha e a flexibilidade do vento são necessárias ao longo do caminho. Para saber quando usar um ou outro, o peregrino deve ter discernimento.

O autocontrole no pensamento é um passo inevitável. Uma mente preguiçosa é pior do que inútil na busca pela sabedoria.

Semeie o que é bom e não dê atenção indevida às aparências externas. Às vezes, a hora mais escura é aquela imediatamente antes do amanhecer.

A arte de semear o bom carma é semelhante à antiga ciência agrícola do plantio. Deve-se semear na época certa, levando em consideração o ciclo anual e as circunstâncias do solo.

Duas coisas são necessárias se a meta a ser alcançada é nobre: ​​um completo desapego quanto aos resultados e um esforço mais intenso e duradouro.

O estudo da filosofia esotérica produz autoconhecimento, quando acompanhado de ações práticas. Uma constante observação e aprimoramento de nossas várias camadas de motivos e intenções também é necessária.

Os pés do peregrino devem estar firmes no chão, se ele quiser olhar para o céu. Toda visão transcendente da vida precisa de uma base estável. A prática diária de uma pessoa deve ser consistente com seu ideal mais elevado.

A sabedoria e a paz descem em seu próprio tempo sobre a alma do aprendiz que tem afinidade com elas; e sua chegada é geralmente tão insuspeita quanto o orvalho da manhã

Uma abertura ilimitada da mente é como um círculo. A autodisciplina corresponde ao ponto em seu centro. E há uma simetria inevitável entre o ponto e a circunferência. É a firmeza do centro que permite ter um horizonte amplo.

“Festina lente”, diz o famoso provérbio latino: “Depressa, devagar”. Para não perder tempo, é preciso ir devagar o suficiente, dando cada novo passo em paz.

Tentar agir com perseverança da melhor maneira possível e do nosso ponto de vista: basta.

O conhecimento verdadeiramente sagrado é como o ar que respiramos, ou a água dos oceanos. Pertence a todos. Ninguém, portanto, pode realmente comprar ou vender qualquer parte dela.

Todo o universo está em paz, embora esteja em constante transformação. Cada cidadão pode experimentar algo de tal felicidade.

Se você usar a vontade que já tem para perseguir um objetivo nobre, sua vontade se tornará forte e elevada. Use-o de forma sustentada – e ele também crescerá em eficácia.
 
Carlos Cardoso Aveline
https://www.filosofiaesoterica.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário