Translate

sexta-feira, 18 de março de 2022

 O CORAÇÃO É A PONTE 
PARA NOSSO CONTATO INTERNO COM DEUS
 
Devemos sempre nos recordar da presença da Divindade 

Nossos instrutores espirituais nos ensinam, sobretudo, por meio do coração. É por meio do coração que primeiro estabelecemos contato com Deus. E é também por meio dele que percebemos Sua presença.

Uma das formas de nos abrirmos para recebermos o ensinamento espiritual e permitir que ele flua em nós e por meio de nós, é cultivarmos um sentimento de amor e de cuidado por tudo e por todos. É levar em conta que somos parte de uma vida única e que, mesmo sendo indivíduos separados, formamos parte de um Todo. Esse sentimento de amor pelo todo vem de dentro, de nosso interior, de nosso coração. A mente não consegue compreender isso sozinha porque não faz parte de seu temperamento unir, mas sim discriminar, separar e analisar.
 
Outra forma de nos abrirmos ao trabalho espiritual é buscar nos desprender de nosso apego a objetos materiais. Assim, poderemos colaborar para nosso crescimento, evitando a criação de laços desnecessários.

É quando começam a florescer em nós sentimentos de desapego, auto-esquecimento, serenidade, ausência de conflitos psicológicos, é quando passamos a dar mais importância a Deus e é quando passamos a dar mais atenção às necessidades de nossos irmãos do que àquelas que se apresentam a nós mesmos, que sabemos que nossos instrutores espirituais estão trabalhando internamente conosco.

À medida que esse contato interno e silencioso vai se estabelecendo e transformando nossas vidas, cria-se um estado de equilíbrio em nosso ser e nós nos vemos, de repente, dentro do Amor, um Amor que não conhecíamos antes. Ao sentirmos e aprofundarmos esse Amor, nossos instrutores espirituais passam a contar conosco como um canal para seu trabalho.

Então, nossa forma de compreender o outro se amplia e toda a vida se expande, porque percebemos o quanto a humanidade, os animais, os vegetais e os minerais são necessitados desse Amor. E essa compreensão ampliada é outro sinal de que estamos sendo instruídos.

No decorrer dessas transformações, tudo a nossa volta começa a receber a energia do Amor que está nos alimentando internamente. E, ao percebermos que nossa transformação está sendo irradiada, que os outros também estão recebendo o Amor que está sendo depositado em nós, experimentamos grande alegria.

Esse processo se dá no coração, não na mente. Quando a mente reconhece que algo profundo, do qual ela não participa diretamente, está em andamento, pode-se produzir nela certa resistência. É preciso, então, saber lidar com essa situação, pois o apoio da mente pode ajudar muito. Caso contrário, poderia ocorrer uma permanente desarmonia entre a mente que não compreendeu, não concordou e resolveu agir por conta própria e o coração, onde acontece o trabalho espiritual em níveis mais profundos.

Uma forma de incluir a mente no processo de elevação espiritual, que o coração já experimenta, é o estudo de assuntos sagrados. Outra é a lembrança constante de Deus em nosso interior.

Se, durante o dia, ao executarmos as nossas tarefas concretas, nos lembrarmos d’Ele constantemente e estabelecermos com Ele ligação cada vez mais estreita, estaremos nos abrindo para contatos espirituais mais elevados.

Assim, trabalharemos em harmonia e não haverá divergência entre o trabalho do coração e da mente em nossa tarefa de estabelecermos o contato com Deus.

José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário