Translate

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

USO DOS BENS TERRENOS

  
Que devo fazer para alcançar a vida eterna”?
– “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá-os aos pobres – e terás um tesouro nos céus
– depois vem e segue-me”. 
(Mt 19,16; Mc 10,17; Lc 18,18.)

TRECHOS DA PALESTRA: O JOVEM RICO 
 Huberto Rohden 

Agora vamos fazer um pouco de consideração sobre este problema crucial do nosso tempo. Hoje em dia estamos num país de capitalistas aqui. Pode alguém viver sem ter nada? Pode alguém viver uma vida decentemente humana sem ter nada, nem o necessário para viver? Bem, não é possível. Só tem duas alternativas: ou pedir esmola ou morrer de fome. Não tem alternativa. Pedir esmola é proibido por lei. Não podemos pedir esmola e não queremos morrer de fome.
 
Quer dizer, se não temos mais nada, ou temos de pedir esmola tristemente de casa em casa, incomodar todo o mundo, ou temos que morrer de fome de uma vez – seria, mas honroso de tudo morrer. Mas o Mestre não recomenda nenhuma das duas alternativas. Ele nunca pediu esmola a ninguém e nunca mandou seus discípulos pedirem esmola. Os monges budistas sim – pedem esmola para poderem viver, mas isto não é recomendação de Jesus. Ele nunca pediu e nunca morreu de fome. Ele acha uma terceira alternativa que não seja nem pedir esmola e nem morrer de fome.
 
Em outro trecho Rohden diz:
O reino dos céus não pode existir sem uso dos bens terrenos. Se o reino dos céus deve ser proclamado na terra, é claro que o reino dos céus não pode ser de mendigos. Morrer de fome? E pedir o que, se não há ninguém que possua bens materiais. O reino dos céus supõe que o homem possua os bens terrenos aqui. Se a humanidade vier aqui algum dia no reino os céus, vai usar os bens terrenos, mas não vai abusar. Também não vai mais recusar. Mas para chegar até usar há uma linha quebrada. O mestre diz: estreito é o caminho e apertada é a porta que conduz ao reino dos céus. O reino os céus ele chama isto (ver gráfico). Vai através do caminho estreito e porta apertada. Mas o reino dos céus não é caminho estreito e porta apertada. Isto não seria o reino dos céus, isto seria um sofrimento contínuo. Ele diz que o caminho que conduz para o reino dos céus, este é caminho estreito e porta apertada. Mas depois de alguém ter passado pelo caminho estreito e pela porta apertada e depois de ter já entrado no reino os céus, então aqui há somente jugo suave e peso leve. Se o jugo é suave, não é doloroso. Se o peso é leve não é pesado. 

No final da palestra Rohden conclui:
A humanidade ainda não saiu do falso possuir e do falso gozar, porque nós só enxergamos o nosso querido ego que fecha o caminho. O ego não quer saber deste caminho aqui, ele queria saber deste caminho reto, mas enquanto nós não descobrirmos o nosso Eu superior aqui, nós não faremos nunca este caminho através da renúncia. Isto só é possível através do autoconhecimento. Quando o homem chega a saber: “eu não sou o meu corpo” (O corpo, a mente e as emoções fazem o falso possuir e o falso gozar). Se ele consegue libertar-se da escravidão do seu corpo, da sua mente e das suas emoções ele se liberta do falso possuir e do falso gozar. Está disposto a passar pelo sacrifício da libertação. Isso seria o caminho para a humanidade, mas o 1º passo é autoconhecimento.
 
A humanidade ainda não soletrou o ABC do autoconhecimento. Ninguém trata disto. Nem o governo nem a igreja, cada um tem de tratar disto individualmente. Ele tem de convencer-se que ele é o seu espírito, que ele é a sua alma, que ele não é o seu corpo, que ele não é a sua mente, que ele não é as suas emoções. Se a humanidade se convencesse disto ela passaria da escravidão do falso possuir para a liberdade do reto possuir. O caminho é que é doloroso. Não é o reto possuir que é doloroso, é o caminho para lá que é doloroso, que não é o caminho reto.
 
Quer dizer que o Mestre está ensinando coisas dolorosas. Nós podemos ouvir isto e dizer que está certo, o Mestre falou a verdade. Em teoria, eu creio que estamos todos de acordo, mas na prática… Nem no cristianismo nem na Alvorada, não há 1%… Se em 2000 anos a cristandade não conseguiu fazer isto em grande escala… Eu não nego que um ou outro – um entre milhões tenha feito isto, mas nego que o cristianismo tenha feito isto e nego que a Alvorada esteja fazendo.

https://ihgomes.wordpress.com 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário