Translate

sábado, 4 de novembro de 2017

MINHAS MEMÓRIAS DA ÍNDIA


 
Eu costumava ficar incomodado com a atitude de Sri Ramakrishna e com suas respostas a perguntas. Seu "Não sei." "A Mãe sabe." "A Mãe pode fazer tudo." Vejo a maravilhosa sabedoria disso agora. Quem sabe algo nessa massa de mistério? Certas coisas podem ter acontecido durante um milhão de anos, e chamamos isso de lei da natureza. Mas o que é um milhão de anos para Deus? É menos de um segundo.

Se a mente humana mudasse ao menos um pouco, veria um novo universo com diferentes leis. Eu costumava combater a ideia de que algo pudesse acontecer sem estar de acordo com a leis naturais. A velha história na vida de Sri Ramakrishna da flor branca num arbusto de flores vermelhas...

Hoje acredito que tudo é possível. Acredito em milagres. Como Swami Saradananda uma vez me disse, não conhecemos as leis sutis da natureza. O devoto entra em contato com essas leis mais sutis. Daí que elas parecem milagres misteriosos para as outras pessoas.

Todas as experiências de Ramakrishna são opostas à ciência atual. A ciência diz, "Impossível" e rejeita. "Mãe, você sabe tudo, pode fazer tudo. Quero te amar e ser teu filho." Isso para mim parece ser sabedoria. E deixe os cientistas combaterem, deixe os fundamentalistas combaterem, é bom para eles. Todos nós temos combatido. Agora vamos ter um pouco de paz. Vamos nos retirar da arena, nos tornarmos espectadores e desfrutar.

Se ao menos pudéssemos olhar a vida e considera-la uma diversão, em vez de levar as coisas tão a sério. "Encare a vida com alegria," diz Nivedita, "e saiba que tudo é um jogo da Mãe Divina." Aí está o segredo! A Mãe ri porque não está apegada. Nós choramos porque estamos apegados. Ela se retrai e se expande novamente. E acha que é uma grande diversão. Nós nos envolvemos e nos enredamos, e então choramos e lamentamos cheios de autopiedade durante o processo de apegar-se e libertar-se.

"Conheça o Atman e seja livre." Então poderá jogar como quiser. É assim que a vida deve ser. Então a vida inteira se torna bela. É apenas uma questão de ângulo de visão. Se temos a visão correta, não existe o mal, nem a fealdade, nem a tristeza. É tudo parte de uma maravilhosa peça teatral ou sonho. Como tudo parece diferente quando nos colocamos de lado como testemunhas!

Eu nunca quis a Verdade por causa da Verdade, mas porque ela traz felicidade. Sei que a verdadeira felicidade consiste em conhecer a mim mesmo, meu Atman. Não encontro felicidade no mundo. Portanto tento realizar o Atman. E o caminho de Jnana* me atrai porque leva ao autoconhecimento, e parece mais razoável para mim.

Você sabe que os santos cristãos advertem contra a sensualidade. Mas temos de passar por isso. É apenas quando realizamos nosso Atman que nos elevamos acima da sensualidade. Então só existe a Bem-Aventurança. É um estado absoluto em que os sentimentos comuns cessam.

Portanto a beleza mundana é uma coisa, a beleza espiritual outra. Swami Turiyananda apreciava a beleza. Vi isso em nossas peregrinações. Ele amava belas paisagens. Mesmo assim ele me disse, "Não me importo com a beleza exterior. Quero a beleza interior."

A beleza espiritual, que vem da realização espiritual, tem um efeito duradouro. Ela muda a pessoa para melhor, enquanto que a beleza exterior não tem esse efeito. Ela me deixa como sou agora.
 
 
 Swami Atulananda
Fonte:yoga-ensinamentos 

 
*Jnana: "É o caminho do conhecimento ou discernimento intelectual, mais especificamente da sabedoria vivenciada dentro de um ser. Seu propósito principal  é remover a mente e as emoções de uma percepção (errônea) de si mesmo e da vida, para que se possa vivenciar a Realidade do Ser ou Espírito".

 
NOTA: Swami Atulananda era holandês e foi o primeiro swami da Ordem Ramakrishna de origem ocidental. Conheceu pessoalmente Vivekananda, Brahmananda e outros discípulos diretos de Sri Ramakrishna 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário