Translate

domingo, 19 de novembro de 2017

A ALEGRIA DOS PEIXES


Chuang Tzu e Hui Tzu atravessavam o rio Hao,
pelo açude.

Disse Chuang: " Veja como os peixes pulam,
e nadam tão livremente;
Isto é a sua felicidade."

Respondeu Hui: " Desde que
você não é um peixe,
como sabe o que torna os peixes
felizes?"

Chuang respondeu:
"Desde que você não é eu,
como é possível que saiba
que eu não sei
o que torna os peixes felizes?

Hui argumentou:
" Se eu não sendo você,
não posso saber o que você sabe,
daí se conclui que
você também não sendo um peixe
não pode saber o que eles sabem."

Disse Chuang:
"Um momento. Vamos retomar a pergunta inicial.
O que você me perguntou foi:
""Como você sabe o que torna os peixes felizes?""
Dos termos dessa pergunta
você sabe evidentemente que eu sei
o que torna os peixes felizes.
Conheço as alegrias dos peixes no rio
através da minha própria alegria,
à medida que vou caminhando
à beira do mesmo rio".


Thomas Merton, em A Via de Chiang Tzu


Fonte:ventosdepaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário