Translate

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Momentos com Omraam Mikhaël Aïvanhov

Meu pôr-do-sol – BLOG ALEXANDRIA  

Trabalho construtivo do sábio

"Quantos danos são produzidos, todos os dias, pela deplorável tendência em sempre encontrar algo de negativo para falar sobre uns e outros! E os jornais, o rádio e a televisão só amplificam essa tendência. Que prazer se pode ter chamando tanto a atenção sobre o que é ridículo, tolo ou perverso? Que interesse tem em escarafunchar a vida íntima das pessoas para descobrir detalhes escabrosos e depois divulgá-los para a divertir a multidão? Não parece, mas esta tendência, que está sempre aumentando, acaba ameaçando toda uma sociedade, pois influencia o conjunto da população. Cada um ficará fixo em determinados detalhes que, depois, serão aumentados e deformados, escolhendo as palavras mais cruéis para divulgá-los. É possível descobrir em todo ser humano algo de deplorável ou ridículo –não há nada de original nisto –, mas porque insistir tanto neste aspecto? A sociedade não tirará nenhuma vantagem disto. O sábio procura ter outra atitude. Ele não é cego - pelo contrário, é muito lúcido – e também é capaz de criticar, de gozar, mas considera que as coisas mais importantes nos seres são as suas qualidades e as suas virtudes. E é sobre essas qualidades e virtudes que ele fixa a sua atenção, e com esta atitude reforça o bem nos outros e em si mesmo. Assim, ele faz um trabalho construtivo."

 

Efeitos dos nossos pensamentos, sentimentos e desejos

"Alguém considera esta ou aquela pessoa como inimiga e, muitas vezes, pensa como seria cômodo que ela desaparecesse... Finalmente, estaria tranquilo! Obviamente, não se incomodará a ponto de assassiná-la, pois não se decide assim tão facilmente cometer um homicídio. Ele, porém, pensa naquela morte, a deseja... Pois bem, deve-se saber que, permanecendo neste estado de ânimo, a pessoa talvez se torne responsável pela morte de uma outra, em algum outro lugar. Sim, pois estes pensamentos, sentimentos e desejos são entidades vivas, circulam e vão influenciar no mundo os seres que se encontram nos mesmos estados psíquicos e que gostariam, por sua vez, de se verem livres de algum inimigo. Se o seu desejo de vingança for mais forte, ou se a pessoa não souber resistir aos próprios instintos criminosos, um dia, sob a influência de algo que não compreende – um impulso, uma corrente que a impele – cometerá um homicídio. Nós ignoramos aquilo em que se tornam os nossos estados de consciência através do espaço, mas, um dia, quando retornarmos para o outro mundo, as consequências dos nossos pensamentos, sentimentos e desejos nos serão apresentadas. Então, pode ser que alguns, que se achavam irrepreensíveis, fiquem assustados ao ver que foram os causadores de grandes infelicidades." 


Coração preenchido por Deus

"Como em cada ser humano, existe algo em vocês – pode-se dizer 'um espaço' – que nada e nem ninguém conseguirá preencher, exceto o Criador. Neste espaço chamado 'coração', vocês podem fazer entrar todos os seres e todos os objetos que quiserem, mas ainda sobrará muito lugar e vocês sentirão uma falta, um vazio. Só Deus, que é incomensurável, infinito, pode preencher este vazio. Quando O tiverem feito entrar nos seus corações, cada ser, cada coisa, lhes trará alegria, graças à presença de Deus em vocês. Então, comecem abrindo o seu coração para Aquele que os criou, e depois haverá lugar para todas as outras criaturas. Elas serão bem-vindas e vocês nunca mais se sentirão sós ou abandonados."

 

Alegria e tristeza 

"Não esperem que sejam os outros a lhes trazer a vida, o amor e a alegria. Vocês é que devem ser os primeiros a abrir dentro de si as fontes da vida, do amor e da alegria. Para se receber é preciso começar a dar. E vocês possuem tantos tesouros escondidos! Por que não deixar nada disso transparecer no exterior? Deixem de lado todos os motivos que têm para serem tristes, e procurem os que têm para serem alegres. Com a alegria se dá, e com a tristeza se tira. Se, em alguns dias, vocês não conseguem rir, significa que se sentem distantes do caminho certo.

Vocês têm preocupações... Mas encontram um parente, um amigo ou um simples conhecido: esforcem-se para encontrar algo de interessante e agradável para contar a ele, mesmo que seja uma anedota divertida. Riam juntos! Fazendo o bem a ele, também o farão para vocês, pois o que ele sentir voltará para vocês como um eco e aliviará o seu fardo."

 

As verdadeiras mudanças acontecem através da educação

"O Criador fez de todos nós os depositários de dons, talentos e virtudes que devemos cultivar. Vocês dirão que isto requer muito trabalho e muitos esforços que os outros talvez não reconheçam. Mas porque dar tanta importância ao reconhecimento das suas capacidades? O seu Pai Celeste, que as deu, vê o que vocês constroem com elas, e não é razoável tornar o seu desenvolvimento psíquico e espiritual dependente da opinião alheia. 

Vejam o que ocorre com as pessoas célebres. Um dia, os olhares estão voltados para elas e, algum tempo depois, são esquecidas... Um dia, estão nas nuvens, e logo depois são assassinadas... Às vezes, as duas situações acontecem ao mesmo tempo: enquanto alguns as admiram e as elogiam, outros as destroem. Então, em que estado essas pessoas ficarão se elas não souberem se agarrar a algo estável e imutável dentro de si? Só a opinião do Criador deve contar para vocês, pois é a Ele que, um dia, deverão prestar contas sobre o uso que fizeram das riquezas que lhes foram dadas."

 

Quem canta os seus males espanta! 

"Todos deveriam se empenhar em cantar, mesmo os desafinados, pois este é modo de se trabalhar sobre si mesmo. Quando cantamos, fisiologicamente, algo de poderoso é acionado a partir da garganta até o diafragma: a voz jorra e, pouco a pouco, sentimos que estamos libertos das tensões e pesos interiores.

O que se sabe sobre os anjos? Eles são representados como criaturas aladas que cantam. Tal como os pássaros. O anjo e o pássaro são associados à ideia de leveza, de voo e também de canto. Será que isso não é um convite para que cantemos a fim de nos libertarmos de tudo aquilo que nos torna pesados? Quantas perturbações mentais os seres humanos poderiam curar através do canto! Sim, pois as vibrações da voz também têm o poder de desagregar as presenças obscuras que tentam se agarrar a nós. O canto é uma expressão da vida. A própria vida é um canto. E o que há de mais necessário e vivificador do que conseguir se libertar da atmosfera pesada que nos circunda, para nos lançarmos nas regiões onde tudo é harmonioso, luminoso e leve?"

 

Educação das crianças 

"Acredita-se que, para ajudar os seres amados, as pessoas são obrigadas a permanecerem o maior tempo possível ao lado deles. Mas, na realidade, não se pode ajudá-los se não houver um esforço para elevar, todos os dias, o próprio nível de consciência. Isto acontece, especialmente, na área da educação. O fato dos pais estarem continuamente ocupados pensando nos seus filhos e velando por eles, não significa que os educam. Eles só os educarão se conseguirem encontrar em si mesmos elementos de um mundo superior e transmiti-los com a sua atitude, com o seu exemplo para os seus filhos. São estes elementos que ficarão marcados profundamente na alma dos seus filhos e os influenciarão por toda a vida. 

Dizer a uma criança: «Coma... Durma... Vá para a escola... Seja prudente... Não se relacione com qualquer um... etc.» é certamente muito útil e até indispensável. Mas as ordens e as proibições não servem de alimentos para a sua alma e o seu espírito. E se os pais não alimentarem a alma e o espírito dos seus filhos, não devem se iludir: as crianças não estão sendo educadas e nem protegidas."

 

 Entidades trevosas

"As nossas fraquezas, assim como as nossas virtudes, são entidades vivas que se instalaram em nós. Conforme nos esforçamos para melhorarmos, as entidades trevosas são obrigadas a nos deixar, pois a nossa atmosfera interior torna-se irrespirável para elas. Elas não suportam essa pureza, essa luz com a qual procuramos nos impregnar, e fogem. Mas, quando estão fora de nós, elas vão em busca de novos domicílios introduzindo-se em outras pessoas, e é através dessas pessoas que tentam nos prejudicar.

Vocês dirão: «Mas, então, de que adianta expulsarmos essas entidades se, depois, continuam nos perseguindo?». Na realidade, os danos causados são menores do que quando elas nos habitavam. Além disso, ao vencermos esses inimigos internos, ficamos mais fortes para vencê-los fora de nós. Será que conseguiremos nos livrar deles definitivamente? Não. Enquanto estivermos na Terra, teremos que enfrentar dificuldades e adversários. Mas é para isto que existem os métodos."

 

Exercícios com as mãos para o nosso psiquismo

"Os movimentos que fazemos com a mão, ou somente com um dedo (especialmente com o polegar), influenciam o nosso psiquismo. Existem muitos exercícios para isto, mas já seria bom que vocês tivessem o hábito de praticar dois ou três deles.

Quando vocês se sentirem invadidos pelo cansaço, fechem a mão direita e, mantendo o polegar afastando, girem-na para a direita e para a esquerda, depois movam o polegar para cima e para baixo.

Para estimular em vocês a vontade de realizar um trabalho, comecem apertando o punho, de modo a dominar todas as forças que estão à sua disposição. Mantenham sempre o polegar de fora, dobrado sobre os dedos: nunca o mantenham no interior do punho. 

Um terceiro movimento os ajudará a dominar as energias em vocês e dar-lhes uma boa direção. Com o polegar e o indicador da mão esquerda toquem os dedos da mão direita, um depois do outro, pressionando levemente de baixo para cima. 

É preciso levar a sério estes exercícios aparentemente insignificantes, mas tão importantes para nossa vida psíquica, pois todo o universo está, de fato, presente nas nossas mãos. Elas possuem uma espécie de transformadores que podem nos colocar em comunicação com as forças da natureza, e também com as hierarquias angélicas."

 

Sangue, respiração e alimentação

"Mesmo que não conheçam bem a composição e as funções do sangue, todos os seres humanos sabem que ele é sinônimo de vida. O sangue circula no nosso corpo através de inúmeras artérias, veias e vasos capilares, e irriga todo o nosso organismo da cabeça aos pés. É o sangue que recebe os materiais nutritivos provenientes da digestão dos alimentos e leva embora os materiais inúteis. Ele é composto por glóbulos vermelhos – que transportam o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo e trazem o gás carbônico para os pulmões – e também por glóbulos brancos que destroem, absorvendo-os, os microrganismos nocivos à saúde. O sangue é, portanto, o líquido essencial para a vida. Mas há vida e vida: há uma vida saudável, poderosa, exuberante, e há também uma vida anêmica, doentia, envenenada por todo o tipo de substâncias tóxicas que o homem introduz no seu organismo por não saber como considerar estas duas atividades essenciais para ele: respirar e comer. Se vocês querem purificar o seu sangue para fazer dele um verdadeiro fator de regeneração, comecem revendo o modo como respiram e se alimentam."

Extratos dos ensinamentos do Mestre Aïvanhov

http://www.ippb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário