Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2020


 A ARTE DE CALAR

Escutatória: A Arte de Ouvir"Para a arte de viver é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência sempre"(Hermann Hesse)

 "O silêncio é um momento vivificante de graça, em que a criatura se cala, mas o espírito fala"

Calar sobre sua própria pessoa, é humildade.
Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade.
Calar quando a gente está sofrendo, é heroísmo.
Calar diante do sofrimento alheio, é covardia.
Calar diante da injustiça, é fraqueza.
Calar quando o outro está falando, é delicadeza.
Calar quando o outro espera um palavra, é omissão.
Calar e não falar palavras inúteis, é penitência.
Calar quando não há necessidade de falar, é prudência.
Calar quando DEUS nos fala no coração, é silêncio.
Calar, diante do mistério que não entendemos, é sabedoria.

Arrependo-me muitas vezes de ter falado, nunca de me ter calado. Seja dono de sua boca para não ser escravo de suas palavras. Cuide da palavra. É da essência da palavra, tornar-se realidade. Palavras como: "péssimo", "infeliz", "desgraçado"..., podem voltar-se contra você e infelicitar a sua vida.

Repetidas, mais fortes ainda tornam-se os seus efeitos. Tenha cuidado. Fale somente o que é bom. Quando não puder falar o que é bom, cale-se. Ter a fala disciplinada é conquistar segurança e grandeza de espírito.
 
Aprenda a falar com Jesus em seu coração, e em sua mente ele se manifestará.

Sabedoria dos Mestres - Autor desconhecido
https://sendadailuminacao.wixsite.com 
 
 
(1) ... Sua mente é constantemente bombardeada de todos os lados por todo tipo de pensamentos. Para proteger a si mesma, cada mente criou uma barreira sutil de amortecedores, dessa forma esses pensamentos são repelidos, eles não penetram na sua mente. Isso é basicamente bom, mas então lentamente esses amortecedores cresceram tanto que agora eles não permitem que coisa alguma penetre. Mesmo que você queira, eles não estão mais sob seu controle. E a única maneira de interrompê-los é do mesmo modo interromper seus próprios pensamentos.

Apenas torne-se uma testemunha de seus pensamentos. E quando seus pensamentos começarem a desaparecer, a necessidade de amortecedores para proteger esses pensamentos não estará mais lá: esses amortecedores começarão a cair. Esses são todos fenômenos abstratos, assim você não pode vê-los, porém os efeitos deles estão lá.

Somente a pessoa que sabe como meditar sabe como escutar, ou vice-versa. A pessoa que sabe como escutar sabe como meditar, porque é a mesma coisa.

Sente-se ao lado de uma árvore, na sua cama, em qualquer lugar – apenas tente escutar o ruído do tráfego, mas intensa e totalmente, sem nenhum julgamento de que isso é bom ou ruim.

Seus pensamentos irão diminuir, e com isso seus amortecedores irão cessar, e subitamente um intervalo se abre o qual lhe conduz para o silêncio e paz.

Por séculos essa tem sido a única maneira para qualquer pessoa se aproximar da realidade de seu próprio ser e do mistério da existência. E quando você chega mais perto, você começa a se sentir mais calmo, mais feliz; você começa a se sentir realizado, contente, satisfeito. Chega ao ponto onde você fica tão cheio de alegria que você pode compartilhar com o mundo inteiro; ainda assim sua felicidade irá permanecer a mesma. Você pode continuar dando, mas não há nenhuma maneira de exauri-la.

Aqui você só pode aprender o método; depois você tem que utilizar esse método sempre quando puder, onde lhe for possível. E você tem tanto tempo – andando de ônibus, viajando de trem, deitado na cama... 
 
(2) ... A arte da escuta é algo divino. Se você puder escutar corretamente, aprenderá o segredo mais profundo da meditação. Ouvir é uma coisa, escutar é totalmente diferente; são mundos separados.
 
Ouvir é um fenômeno físico; você ouve porque tem ouvidos.
Escutar é um fenômeno espiritual; você escuta quando tem atenção, quando seu interior se une a seus ouvidos.
 
Escute os sons da natureza e da mesma forma escute as pessoas. Escute sem impor coisa alguma ao que você está escutando – não julgue, pois no momento em que você julga, a escuta cessa.
 
Uma pessoa realmente atenta permanece sem tirar conclusões, nunca conclui sobre coisa alguma, porque a vida é um processo, não se esgota no seu julgamento. Somente os tolos podem concluir; o sábio hesitará ante as conclusões.
 
Escute, portanto, de uma forma aberta, atenciosa, alerta e receptiva. Simplesmente esteja presente, totalmente com o som que o circunda. Você ficará surpreso, pois perceberá que está realmente escutando e, ainda assim, haverá silêncio.
  
Osho
https://www.osho.com (1)
http://wwwrespingosadelia.blogspot.com (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário