Translate

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

VENHA, A SABEDORIA TE ESPERA


Momentos com Paramahansa Yogananda


A energia que sentimos no corpo implica na existência de um poder superior àquele necessário para simplesmente movimentar o veículo físico individual. O poder da energia cósmica que sustenta os universos está também vibrando em nossos corpos. A Energia Cósmica é um dos aspectos de Deus. Portanto, somos feitos à Sua imagem, até mesmo do ponto de vista físico.

O que é esta energia que temos no corpo? Nosso corpo físico é constituído de moléculas; moléculas são feitas de átomos; átomos são feitos de força vital, ou “vitátrons”, isto é, incontáveis bilhões de minúsculas partículas de energia. Através do olho espiritual pode-se ver o corpo como uma cintilante massa de corpúsculos luminosos – a energia que emana das suas vinte e sete mil bilhões de células. É somente através da ilusão que vemos o corpo como um conjunto de carne e ossos. Na realidade ele não é matéria, mas energia.

É por pensar que somos feitos de carne e de sangue que às vezes nos sentimos frágeis. Mas se percebermos a consciência Divina em nosso corpo, compreenderemos que a carne nada mais é do que a manifestação física dos cinco elementos vibratórios: terra, água, fogo, ar e éter.

 

Um renascimento do amor a Deus e do amor ao próximo, enfatizado por Jesus Cristo, traria um espírito de unidade capaz de curar os males deste mundo.

É somente por meio da amizade com Deus que a harmonia e a fraternidade virão à Terra. Quando alguém percebe efetivamente a Presença Divina em sua própria alma, aviva-se nele o amor ao próximo – judeu e cristão, muçulmano e hindu – na consciência de que seu próprio Eu e o Eu de todos são igualmente almas-reflexos de Deus único, que é infinitamente adorável. Programas sociais políticos utópicos trarão poucos benefícios duradouros até que a humanidade aprenda a eterna ciência por meio da qual os seguidores de qualquer religião podem conhecer Deus na unidade da comunhão da alma com o Espírito.
 
Observar o “primeiro mandamento”, conforme mencionado por Jesus, é a obrigação central da vida humana, e a ela estão subordinadas todas as inúmeras e árduas responsabilidades de que o homem se cerca. Jesus apoiava o mandamento das escrituras “Honra a teu pai e a tua mãe” – mas amando a Deus supremamente. Pai, mãe, amigos, seres amados – todos são dádivas de Deus. Ame o Amor Único que Se oculta por trás de todos os Seus atraentes disfarces. Ame-O em primeiro lugar e acima de tudo; caso contrário, inúmeras vezes Ele visitará seu coração e escapulirá sem ser reconhecido ou recebido.

Estar com Deus agora é de suma importância. O amor de Deus é o único abrigo na vida e na morte. O tempo deve ser empregado da forma mais vantajosa possível; por que não utilizá-lo para recuperar a união com o Criador deste Universo, nosso Pai Infinito?


Está escrito na Bíblia: “Deus fez o homem à Sua imagem”. Ninguém jamais explicou completamente de que maneira o homem é feito à imagem de Deus. Deus é Espírito; e o homem, em sua natureza essencial, é também Espírito. Este é o significado fundamental da passagem Bíblica, mas existem também outras interpretações verdadeiras.

O corpo humano, com a sua consciência e movimentos, é uma representação microcósmica de Deus. Na consciência estão a onisciência e a onipresença. Num momento vocês podem pensar que estão na estrela Polar ou em Marte. Em pensamento não existe nenhuma distância entre vocês e qualquer outra coisa. Portanto, em virtude da consciência que existe no homem, pode-se dizer que ele foi feito à imagem de Deus.

A consciência está ciente de si mesma. Deus, através de sua Consciência Cósmica, está ciente de si mesmo em cada partícula da criação. “Não são dois pardais vendidos por um vintém? E nenhum deles cairá ao solo sem [ser percebido pelo] teu Pai.”

O homem possui também o poder inato da consciência cósmica, embora poucos a desenvolvam. O homem tem ainda à vontade, por meio da qual, como o Criador, ele também pode instantaneamente criar outros mundos; mas pouquíssimos desenvolvem esse poder latente dentro deles. Os animais não podem raciocinar, mas o homem pode. Todos os atributos que Deus tem – consciência, razão, vontade, sentimento, amor – o homem também tem. Em relação a essas qualidades, pode-se dizer que o homem foi feito à imagem de Deus.


A tranquilidade é o estado ideal com o qual deveríamos receber todas as experiências da vida. O nervosismo é o oposto da tranquilidade, e o seu predomínio hoje em dia faz dele algo muito próximo a uma epidemia mundial.

A melhor cura para o nervosismo é o cultivo da tranquilidade. A pessoa que é naturalmente tranquila não perde o senso de razão, de justiça ou de humor em nenhuma circunstância. (...)

O equilíbrio é uma bela qualidade. Devemos modelar nossa vida segundo um esquema triangular: a tranquilidade e a doçura são os dois lados; a base é a felicidade. (...) Não importa que a pessoa aja rapidamente ou com lentidão, na solidão ou nos ruidosos mercados apinhados de gente: seu centro deve ser sereno e equilibrado. Cristo é um exemplo desse ideal. Em todos os lugares ele demonstrou ter paz. Passou por todas as provas concebíveis sem perder o equilíbrio.
 
 
Devemos ter fé em nossa capacidade e esperança no triunfo das causas justas. Se não possuímos essas qualidades, devemos criá-las mentalmente, pela concentração. Isto pode ser conseguido com uma prática longa, contínua e determinada.

Felizmente, podemos começar a praticar a qualquer hora e em qualquer lugar, concentrando-nos em desenvolver as boas qualidades em que temos deficiência. Se nos falta força de vontade, concentremo-nos nisto e, pelo esforço consciente, criaremos uma grande força de vontade em nós. Se queremos livrar-nos do medo, devemos meditar sobre a coragem e, no devido tempo, estaremos livres da escravidão do medo. Por meio da concentração e da meditação ficaremos mais fortes.
 
Afirme sempre: “Nada pode me ferir. Nada pode me abalar.” Perceba que você é tão bom quanto a melhor pessoa, tão forte quanto o homem mais forte. Tenha mais fé em si mesmo.

Quem tem fé na divindade da própria alma, que é a sua verdadeira natureza, e ama a Deus, tendo fé na onipotência divina, logo encontra a liberdade do sofrimento. (…) A luz da fé leva a consciência do escuro âmbito da limitação mortal para o reino da imortalidade.

Fé significa saber e ter convicção de que somos feitos à imagem de Deus. Quando estamos em sintonia com a consciência divina em nós, podemos criar mundos. Lembre-se: na força de vontade está o onipotente poder de Deus.
 

 Quando tiver acabado de cumprir seus deveres, ao fim do dia, sente-se sozinho em silêncio. Pegue um bom livro e leia com atenção; em seguida medite longa e profundamente. Você encontrará maior paz e felicidade nisso do que nas atividades inquietas em que sua mente corre turbulenta por todas as direções. (...)

Se você cultivar o hábito de passar períodos solitários de meditação em casa, um grande poder e uma grande paz descerão sobre você e ficarão com você em suas atividades e na meditação. O isolamento é o preço da grandeza.

Busque os lugares quietos onde você possa estar a sós regularmente e ficar livre para pensar em Deus. Quando na companhia das pessoas, esteja com elas de todo o coração; dê-lhes seu amor e sua atenção. Mas também reserve tempo para ficar sozinho com Deus.

Todas as pessoas precisam de um retiro, uma bateria de silêncio a que possam ir para a exclusiva finalidade de serem recarregadas pelo Infinito.
 
https://www.chavesparaasabedoria.com.br 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário