Translate

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

MUDAR OU NÃO MUDAR


Fui neurótico durante anos
Cheio de ansiedades, depressões e egoísmos.
Todos me diziam que mudasse,

Eu ficava ressentido e ao mesmo tempo concordava,
e queria mudar, mas não conseguia,
por mais que tentasse.

O que mais me feria era o meu melhor amigo,
que, tal como os outros, insistia que eu mudasse.

Mas, um dia, ele disse-me:
“Não mudes! Gosto de ti como tu és!”

Estas palavras foram música para os meus ouvidos,
esta frase do amigo: “Não mudes! Não mudes!
Não mudes… Gosto de ti como tu és!”

Então relaxei; voltei a viver. E então mudei!

Agora sei que não teria conseguido mudar até encontrar alguém que me amasse, com ou sem mudança.

É assim que vós me amais, ó Deus?
 
Anthony de Mello, em O Canto do Pássaro
https://centroloyola.org.br


MUDANÇA

A miséria aparece porque nós não permitimos que aconteça a mudança. Nós nos apegamos, queremos que as coisas sejam estáticas. Se você ama uma mulher, você quer que ela seja sua também amanhã, da mesma forma que ela é sua hoje. É assim que surge a miséria. Ninguém pode ter certeza sobre o momento seguinte, o que dizer sobre o amanhã?

Um homem de consciência sabe que a vida está em constante mutação. A vida é a mudança. Há apenas uma coisa permanente, que é a mudança. Exceto a mudança, tudo muda. Aceitar essa forma de vida, aceitar essa vida mudando com todas as suas implicações e humores, este fluxo constante que nunca para por um momento, é ser feliz e bem-aventurado. Então ninguém pode perturbar a sua felicidade. É o seu desejo ardente de permanência que cria problemas para você. Se você quer viver uma vida sem mudança, você está pedindo o impossível.

Um homem de consciência é corajoso o suficiente para aceitar os fenômenos da mudança. Aceitar isto é a própria bem-aventurança. Então tudo é bom. Então você nunca se sentirá frustrado.

Osho
https://www.osho.com 



Para viver humanamente, sensatamente, a pessoa tem que mudar.

Precisamos de tremenda energia para provocar uma mudança psicológica em nós mesmos como seres humanos, porque temos vivido por muito tempo num mundo de faz-de-conta, num mundo de brutalidade, violência, desespero, angústia. Para viver humanamente, sensatamente, a pessoa tem que mudar. Para provocar uma mudança em si mesmo e, consequentemente, na sociedade, a pessoa precisa desta energia radical, porque o indivíduo não é diferente da sociedade – a sociedade é o indivíduo e o indivíduo é a sociedade. E para produzir uma mudança necessária, radical na estrutura da sociedade – que é corrupta, imoral – tem que haver mudança na mente e no coração humano. Para produzir essa mudança você precisa de grande energia e essa energia é negada ou pervertida, ou distorcida, quando você age de acordo com um conceito; que é o que fazemos em nossa vida diária. O conceito se baseia na história passada, ou em alguma conclusão, então não é absolutamente ação, é aproximar-se de uma fórmula. Então perguntamos se existe uma ação que não se baseia numa ideia, numa conclusão formada por coisas mortas que passaram.
 
Ensinamentos de Krishnamurti  
http://legacy.jkrishnamurti.org
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário