Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2020

LIÇÕES DOS MESTRES SOBRE A LIBERDADE

Resultado de imagem para LIBERDADE 

Sri Nisargadatta Maharaj 

Uma vez que você perceba que o mundo é sua própria projeção, você está livre dele.


Shinshu Roberts 

Nós temos um passado e um futuro mas não estamos limitados por um passado e um futuro fossilizados. Nós usamos nossas experiências passadas e desejos futuros como ferramentas para o despertar. Se vivermos o momento presente dessa maneira , seremos livres para responder a esse momento livremente, sem impulsos que poderiam impedir uma resposta hábil.

Na visão não-dual, passado, presente e futuro ocorrem nesse exato momento, e cada momento deve ter a liberdade de expressar seu próprio sabor.
 
 
Karen Maezen Miller
 
O budismo em geral, e o zen em particular, não se preocupam com o conteúdo de pensamentos ou sentimentos, exceto reconhecer que eles são a causa de confusão, paralisia emocional e dor. Por si mesmos, os pensamentos não são grande coisa, exceto quando fazemos deles uma grande coisa, criando uma separação dualista da realidade, que é uma maneira prolífica de dizer "um problema".

Até você se libertar, você não perceberá que não há um eu para se libertar. Você está preso por nada e ninguém além de seus próprios pensamentos, que se libertam no momento em que você para de pensar neles.
 
 
D. T. Suzuki 
 
Em essência, o Zen é a arte de ver a natureza do ser e aponta para um caminho da escravidão à liberdade. Ao nos fazer beber apenas da fonte da vida, ele nos liberta de todos os encargos sob os quais nós, as criaturas finitas, geralmente sofremos neste mundo. A vida comum apenas toca a borda da personalidade, não causa um choque nas partes mais profundas da alma, de modo que o Zen faz sem palavras o que o ego e o intelecto não podem.

Esse corpo que temos é como uma bateria elétrica na qual existe um poder misterioso. Quando esse poder não é operado adequadamente, ele se torna mofado ou desbota ou torce e se expressa de maneira anormal. Portanto, a função do Zen é nos salvar de enlouquecer ou paralisar. É isso que quero dizer quando falo de liberdade, deixando todos os impulsos criativos e benevolentes inerentes ao nosso coração brincarem livremente. Geralmente somos cegos a esse fato: possuímos todas as faculdades necessárias que nos farão felizes e nos amarmos. Todas as dificuldades que vemos ao nosso redor vêm dessa ignorância. Quando a nuvem da ignorância desaparece, vemos pela primeira vez a natureza do nosso próprio ser.
 
Do ponto de vista do mestre zen, o melhor que o intelecto pode fazer é apontar o que não é certo e, portanto, pode ser uma força de destruição; por esse motivo, não funciona como veículo para iluminação. É necessário recorrer a um aspecto muito diferente de nós, pois, de fato, o intelecto é precisamente o que não permite abraçar o infinito.
 
 
Jiddu Krishnamurti
 
Porque nosso cérebro está sempre ativo, reagindo à tudo. E essa resposta do velho cérebro deve inevitavelmente levar à confusão, à decisão, a operar e agir de acordo com o antigo padrão. Mas quando você vê o fato de que qualquer decisão nasce da confusão e, portanto, de problemas aumentados, sua preocupação não é a decisão, mas se a mente pode estar livre da confusão.
 
A mente está confusa porque responde o tempo todo de acordo com o antigo padrão. Esteja ciente, veja a verdade de que está agindo de acordo com o antigo padrão. Veja a verdade disso, não a sua visão intelectual, veja a realidade disso. A própria visão disso é o fator libertador. É como quando vejo o perigo, há ação instantânea, não há escolha. Do mesmo modo, quando vejo o perigo da decisão nascida da confusão, esse perigo libera a mente do antigo, e há assim uma ação integral que não se baseia em decisão.Levamos conosco a carga de tudo o que disseram milhares de pessoas, e das lembranças de todos os nossos infortúnios. Abandonar tudo isso, totalmente, é estar só, e a mente que estar só não é apenas inocente, mas também jovem – purificada, viva, qualquer que seja a idade. Só essa mente pode ver o que é a verdade, e aquilo que as palavras não podem medir.
 
A liberdade é um estado mental; não é estar livre de alguma coisa, porém um estado de liberdade – liberdade para duvidar e questionar todas as coisas e, portanto, uma liberdade tão intensa, ativa e vigorosa, que expulsa toda espécie de dependência, de escravidão, de ajustamento e aceitação. Essa liberdade implica o estar completamente só.
 
Você nunca está só porque está cheio de todas as memórias, todas as murmurações de ontem; sua mente nunca está livre desses trastes imprestáveis que acumulou. Para ficar só, você tem de morrer para o passado.A maioria de nós percorre avida desatentamente, reagindo sem pensar, de acordo com o ambiente em que fomos criados, e tais reações só acarretam mais servidão, mais condicionamento; mas no momento em que aplica toda a atenção ao seu condicionamento, você se verá inteiramente livre do passado; ele se desprenderá naturalmente de você. 
 
A escolha é onde existe confusão. Para a mente que vê claramente, não há necessidade de escolha, há ação. Penso que muitos problemas resultam de dizer que somos livres para escolher, a escolha significa liberdade. Pelo contrário, eu diria que a escolha significa uma mente confusa e, por conseguinte, não livre.
 
 
Yongey Mingyur Rinpoche 

Deixar estar nos possibilita ver que a nossa verdadeira natureza está livre de problemas, angústia e sofrimento – e que sempre esteve. Quando paramos de tentar acalmar a superfície – e aceitamos que a própria natureza do oceano é a mudança -, começamos a experienciar essa liberdade interior. Mas não se trata de estarmos livres do sofrimento e da ansiedade. Trata-se da liberdade que pode ser vivenciada com o estresse e a ansiedade. Somos liberados do sofrimento ao perceber corretamente a realidade; ao saber que nossa mente é muito mais vasta do que geralmente pensamos. Não somos do tamanho e da forma de nossas preocupações.

Quando nos conectamos com nossa consciência mais ampla, podemos aceitar o que surgir, as ondas de sofrimento, as dores. As ondas vão mudando suas formas. Todas acabam por cair e se desfazer. Deixe que surjam. Deixe que passem. Seja maior que seus pensamentos, seja maior que suas emoções. Tudo está sempre em fluxo, e quando deixamos que as coisas sigam por si, permitimos um movimento que é natural. A consciência plena aceita a impermanência. E nossa libertação vem desse reconhecimento.
 
 
Adyashanti 
 
Cada momento é o momento que precisa acontecer. Cada experiência que temos é o convite divino. Pode ser um convite lindamente entalhado ou pode ser um convite muito cruel, mas cada momento é o convite. Possivelmente eu não poderia enfatizar isso o bastante: a textura e o fluxo da vida, a cada momento, é o que propriamente revela a liberdade. A vida em si nos mostra o que precisamos ver claramente para ser livres.

Após o despertar, não há resistência em seu ser, em sua experiência. Tudo flui. A vida é um fluxo; tudo simplesmente parece acontecer por vontade própria. É o conhecimento vivencial de que na verdade tudo está sendo feito, de que você, como uma entidade separada, não está fazendo nada. Dentro dessa não resistência, a vida flui maravilhosa e lindamente, quase de forma mágica. As coisas surgem quando precisam surgir. Decisões são tomadas sem, de fato, serem tomadas; tudo tem um sentido de obviedade. É a experiência do Espírito completamente desobstruída, não corrompida pela ilusão, pelo condicionamento ou pela contradição.

Há um segredo muito simples para ser feliz. Apenas deixe ir a sua exigência sobre este momento.Toda vez que você exige que o momento lhe dê algo ou retire alguma coisa, há sofrimento. A sua exigência mantêm você acorrentado ao estado de sonho da mente condicionada. 
 
 
Anônimo 
 
O maior e mais complexo obstáculo que vou ter que superar é a minha própria mente. Se eu posso superar isso, eu posso superar qualquer coisa.
 
Eu não posso controlar tudo o que acontece na minha vida, mas eu posso controlar como eu respondo a tudo. Na minha resposta está o meu maior poder.
 
Eu tenho que aceitar o que quer venha até mim e a única coisa importante é que eu a receba com o melhor que eu tenho para dar.
 
Eu vou parar de dizer como minha vida é estressante e dizer como sou abençoado por tudo que tenho. Reclamar nunca vai mudar a minha realidade, mas ter uma atitude positiva sempre vai.
 
Ser positivo não significa ignorar o negativo. Ser positivo significa superar o negativo. Há uma grande diferença entre os dois.
 
Eu não vou ficar preso no que poderia ter sido ou deveria ter sido. Vou olhar para o poder e a possibilidade do que é agora.
 
Eu não sou um produto das minhas circunstâncias. Eu sou um produto de minhas decisões. Não vou deixar meu medo decidir meu futuro.
 
Eu vou dar a voltar por cima. De novo e de novo. Quanto mais rápido eu me recuperar das dificuldades, mais rápido eu vou chegar onde eu quero.
 
Meu próximo passo na direção certa não tem que ser um grande passo. Pequenos passos também me levam ao caminho certo.
 
A paciência é uma expressão genuína de confiança, aceitação, serenidade e fé em minha própria capacidade. É um sinal de força. Vou praticar a paciência sempre.
 
Quando eu descobrir que eu não tenho tempo para o que importa, vou parar de fazer aquilo que não importa.
 
Eu posso sempre sentir o poder verdadeiro e positivo que flui da minha decisão de superar o drama e as pequenas distrações que não importam mesmo de qualquer forma.
 
Em vez de ficar com raiva, vou encontrar a lição do momento. No lugar de inveja, sentirei admiração. No lugar da preocupação, eu tomarei a ação positiva. No lugar da dúvida, terei fé.
 
Quanto mais eu permaneço calmo, mais forte eu me torno. A paz interior conduz ao progresso real no exterior.
 
Não há nada de egoísta em se cuidar e no amor próprio. Eu não posso dar o que eu não tenho. Quando eu enriquecer a minha própria vida, eu também darei vida aos outros.
 
Se a grama parece ser mais verde do outro lado, é apenas a maneira que a vida tem em me lembrar que preciso regar a grama onde estou neste momento.
 
A partir de agora estarei muito ocupado regando a minha própria grama para perceber que a sua é mais verde.
 
Eu vou me concentrar em me fazer melhor, não em pensar que estou melhor.
 
Vou praticar a gratidão, mesmo em meio à frustração e ao desespero, para que eu possa ver melhor as possibilidades positivas ao meu redor. A felicidade não começa quando isto ou aquilo é resolvido. A felicidade está no que acontece agora, quando eu faço o melhor que posso, quando eu dou o melhor de mim.
 
 
Linji
 
Não existe nada que não seja profundo e maravilhoso, nada que não seja uma porta de libertação. 
 
 
Bankei 
 
Todas as ilusões, sem exceção, são criadas pela mente autocentrada. Quando você se liberta da mente autocentrada as delusões deixam de ser criadas.
 
 
Ajahn Brahm
 
Você construiu uma prisão em meio à liberdade. Então você não precisa ir da prisão para a liberdade. Você precisa enxergar: “eu sou livre! Mas estou construindo a prisão todos os dias!”  
 
 
 https://obudaemmim.blogspot.com 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário