Translate

sábado, 1 de fevereiro de 2020

A SENHORA TRISTE



Era uma vez, na China antiga, um sábio amplamente considerado por sua sabedoria. Um dia ele estava passando por uma vila quando começou a chover. Ele foi à vila procurar abrigo e foi aí que ele viu a velha.

Ela parecia muito triste, caída em um canto, soluçando incontrolavelmente, mas outros moradores pareciam não prestar atenção. Isso parecia estranho para o sábio, então ele perguntou sobre ela. Disseram-lhe que ela era conhecida em toda a vila como a "Senhora Triste" porque estava sempre chorando.

Por compaixão, o sábio se aproximou dela e perguntou o que estava errado. Ela disse: “Mestre, estou triste por causa do meu filho mais velho. Ele tem uma loja que vende ventiladores. Eu me preocupo com ele porque quando chove ninguém visita sua loja, então seus negócios sofrem. Não consigo deixar de sentir tristeza quando penso nisso. "

"O mau tempo nunca dura", apontou o sábio. “Logo o sol voltará a aparecer. Tudo ficará bem."

Isso pareceu deixá-la ainda mais triste. Ela lamentou: “Não, mestre! Meu filho mais novo vende guarda-chuvas. Quando está ensolarado, ele não tem nenhum negócio. Não consigo deixar de me sentir ainda pior quando penso nisso. "

"Entendo", o sábio pensou sobre isso por um momento. “Eu gostaria de dar uma olhada em sua loja de guarda-chuva. Você pode me levar até lá?

Chovia muito quando chegaram à loja do filho mais novo. Muitos viajantes na estrada foram pegos despreparados, então eles entraram na loja para comprar um guarda-chuva antes de continuar seu caminho. Quanto mais chovia, mais pessoas entravam pela porta. A velha viu o filho muito ocupado, cuidando de um cliente após o outro. O negócio dele estava indo bem. Lentamente, um sorriso rompeu suas lágrimas.

Mais tarde, quando o sol apareceu, o sábio pediu que ela o levasse à loja do filho mais velho. Quando chegaram lá, havia muitos clientes por perto. Estava se transformando em um dia quente, então as pessoas queriam se abanar para se refrescar. O filho mais velho estava atendendo a mais clientes do que ele poderia suportar. A velha viu que o negócio dele também estava indo bem. Agora ela estava de ótimo humor.

O sábio disse a ela: “Quando estava chovendo hoje mais cedo, seu filho mais velho tinha muito pouco negócio, mas o negócio do seu filho mais novo prosperou. Agora, quando está ensolarado assim, as pessoas não estão interessadas em comprar guarda-chuvas, mas definitivamente querem ventiladores como você pode ver. Portanto, não importa o tempo, pense no filho que está indo bem e você não se sentirá mais tão triste. ”

A velha levou as instruções do sábio a sério e mudou de ideia. Logo, ela passou de alguém que muitas vezes chorava, para alguém que estava constantemente sorrindo. Por toda a vila, as pessoas começaram a chamá-la pelo seu novo apelido: "Senhora Feliz".
 
 

O Tao

Esta história é um lembrete para todos nós. Seu conceito subjacente é simples: a velha precisava direcionar sua atenção adequadamente. Da mesma forma, também precisamos escolher o foco em nossas vidas, para ver o positivo, não importa o que esteja acontecendo em um determinado momento.

Conhecer o Tao e caminhar no Tao não são necessariamente a mesma coisa. Embora todos possamos concordar que o problema dela não foi um grande desafio, ainda podemos não aplicar a lição. Às vezes, esquecemos a ideia por trás dessa história.

Não há como negar que alguns eventos são considerados negativos pela maioria das pessoas. A morte de um membro da família, o fim de um relacionamento e a perda de emprego são exemplos de tais eventos. Todos nós passamos por esses eventos de vez em quando, então sabemos que certamente existem aspectos negativos na vida.

Todos nós vimos como a negatividade pode incapacitar as pessoas. Como a velha chorando, as pessoas podem ficar tão deprimidas que não têm força de vontade para fazer nada. Eles não conseguem sair da depressão e certamente não podem voltar no tempo para desfazer o problema - por isso estão presos.

O que pode ser melhor do que o Tao para lidar com isso? Primeiro devemos prestar atenção às palavras do sábio, que o mau tempo nunca dura. Isso ecoa o capítulo 23 do Tao Te Ching, que nos diz ventos fortes e a chuva não pode durar indefinidamente. Não importa o quão ruim as coisas pareçam, há um fim. Essa visão nos ajuda a manter isso em mente.

Em seguida, devemos ter também em mente a natureza yin-yang da realidade. Tudo tem uma vantagem e uma desvantagem, portanto, em toda crise há uma oportunidade e em cada contratempo há uma maneira de avançar. Se estamos dispostos a abordar algo negativo com uma mente aberta podemos encontrar algo positivo em algum lugar. Só que às vezes estamos tão desanimados que nem percebemos essa verdade.

A morte de um membro da família, por exemplo, pode significar uma transição além do mundo material, no final de uma vida plena e gratificante. Da mesma forma, o fim de um relacionamento pode significar uma abertura para um parceiro mais adequado aparecer. A perda de emprego pode significar uma oportunidade de fazer uma pausa e reavaliar o lugar de alguém na vida. Toda moeda tem dois lados - e nada é absolutamente negativo!


Derek Lin
https://taoism.net

 
NOTA: O texto acima, originalmente em inglês, foi trazido para o português pelo Google Tradutor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário