Translate

sábado, 21 de setembro de 2019

SÓ O INDIVÍDUO PODE MUDAR


Apenas o indivíduo pode mudar, não a massa; você pode mudar; sendo assim, o indivíduo é de uma importância infinita. Eu sei que é moda falar sobre grupos, massa, raça, como se o indivíduo não tivesse importância alguma; mas em qualquer ação criativa o importante é o indivíduo. Qualquer ação verdadeira, qualquer decisão importante, a busca da liberdade, a pesquisa sobre a verdade, só pode partir do indivíduo que compreende... O indivíduo não pode derrubar a montanha, mas pode estabelecer uma nova corrente de pensamento que criará uma série de ações originais. Ele não pode fazer nada acerca das condições do mundo, pois os eventos históricos têm de seguir seu curso brutal, cruel e indiferente. Mas se meia dúzia de pessoas pensasse mesmo sobre o problema como um todo, elas colocariam em marcha tanto atitudes quanto ações diferentes; por isso o indivíduo é tão importante. Mas se ele quer reformar a enorme confusão, a montanha de desintegração, ele pode fazer bem pouco; na verdade, como vem sendo mostrado, ele não pode exercer influência alguma sobre essa questão. Mas se qualquer um de nós for verdadeiramente individual no sentido de estar tentando compreender todo o processo da mente, então ela será uma entidade criativa, uma pessoa livre, não condicionada, capaz de perseguir a verdade por si mesma, e não ficar buscando resultados.

Krishnamurti - Sobre a Verdade
http://nossaluzinterior.blogspot.com 


 

Uma revolução só é possível na alma de cada indivíduo. A revolução social é um falso fenômeno, porque a sociedade não possui alma própria.

A revolução é um fenômeno espiritual. Não pode haver revoluções políticas, sociais, nem econômicas. A única revolução é a do espírito, e ela é individual. E se milhões de indivíduos mudarem, então a sociedade irá mudar em consequência disso, mas não o contrário.

Você não pode mudar uma sociedade primeiro e esperar que os indivíduos mudem depois. É por isso que as revoluções têm falhado, porque temos pensado nelas a partir de um ponto de vista muito incorreto.

Temos pensado que, se você mudar a sociedade, mudar a estrutura econômica ou política, um dia os indivíduos, os elementos constituintes dessa sociedade, também mudarão.

Isso é estúpido. Quem vai fazer essa revolução?

Osho
https://www.facebook.com 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário