Translate

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

CADA INDIVÍDUO 
É UMA CONSCIÊNCIA AUTÊNTICA


Cada indivíduo é uma consciência autêntica, mas no momento em que se torna parte da multidão, ele perde a sua consciência e é dominado pelo inconsciente coletivo.
 
Todo o esforço dos “sistemas de poder” tem sido o de converter cada indivíduo em uma peça de engrenagem, em uma parte morta de uma multidão morta. Quanto mais inconsciente ele é, e quanto mais o seu comportamento é dominado pela coletividade, menos perigoso ele se toma. Na verdade, ele se toma quase inofensivo. Ele não pode destruir nem mesmo sua própria escravidão. Ele começa a glorificar sua própria escravidão, sonhando estar livre.
 
Toda criança nasce como um indivíduo, mas raramente um homem morre como um indivíduo.
 
Um homem, vivendo de acordo com a multidão, parou de viver. Ele está simplesmente seguindo a multidão como um robô.
 
O homem perde tão facilmente sua pequena consciência no oceano coletivo da inconsciência. Essa é a causa de todas as guerras, de todos os motins, de todas as cruzadas, de todos os assassinatos. 
 
Daí minha ênfase na meditação para que as pessoas possam desfrutar a solidão, que possam respeitar a si mesmas sem pertencerem a qualquer multidão, que não se deixem levar por recompensas, honrarias, respeitabilidade e prestígio algum que a sociedade possa lhes dar. A sua honra, o seu prestígio e o seu poder estão dentro de seus próprios seres – na sua liberdade, no seu silêncio, no seu amor, na sua ação criativa – e não em sua reação. O que os outros fazem não pode determinar o que você faz.


Osho
https://oshoemportugues.wordpress.com

  

Individualidade

Ser indivíduo é ser único, interiormente distinto, tranquilo, só. A mente que está só encontra-se liberta de todo o seu condicionamento. E qual a sua relação com a mente que se acha condicionada? Qual a relação de uma mente que é livre, com outra que não o é? Pode haver relação entre elas? Se vocês veem e eu não vejo, que relação há entre nós? Podem me ajudar, me guiar, me dizer isto, aquilo ou aquilo outro; mas só pode haver entre nós um estado de relação, no exato sentido da palavra, quando ambos vemos, isto é, quando podemos comungar imediatamente, no mesmo nível e ao mesmo tempo. Só então, por certo, há possibilidade de comunhão — que é amor, vocês não acham?

Krishnamurti - Experimente um novo caminho
http://nossaluzinterior.blogspot.com


Seu dever é SER, e não ser isso ou ser aquilo. "Eu sou o que eu sou" resume toda a verdade. O método é "fique em silêncio". O que significa o silêncio? Significa destrua seu "eu", pois qualquer forma é causa de problemas. (Ramana Maharshi)


Existe um caminho aberto a todos, independentemente de seu estágio e estilo de vida. Todos estão conscientes de si mesmos. O aprofundamento e alargamento da autoconsciência é o caminho real. Quer você chame isso de plena consciência, testemunhar, ou apenas atenção - é para todos. Ninguém é imaturo para isso e ninguém falhará. (Nisargadatta Maharaj)


Ninguém está preso. Não há prisão. Ninguém é um buscador da liberação porque ninguém existe. Até mesmo a liberação não existe. Quem é você? Que é aquele que irá meditar? Apenas permaneça em silêncio, não pense, não faça esforço algum. Para estar aprisionado é necessário algum esforço, mas não para ser livre. (Papaji)


Não há nada que você deva fazer ou mudar para ser o que você é. No entanto, existe algo que você deve reconhecer para deixar de ser aquilo que você não é: investigue quem você é. (Mooji)

Nenhum comentário:

Postar um comentário