Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2019

QUANDO NÃO HÁ 
MAIS NADA A PERDER



A iluminação é simplesmente o processo de tornar-se perceptivo em relação às camadas inconscientes da personalidade e abandoná-las. Elas não são você: são faces falsas. E, por causa dessas faces falsas, você não pode descobrir sua face original e verdadeira.

A iluminação nada mais é do que a descoberta da face original - a realidade essencial que você trouxe consigo e a realidade essencial que levará com você quando morrer. Todas essas camadas acumuladas entre o nascimento e a morte ficarão para trás.

Quando você atinge a iluminação, não se torna uma nova pessoa. Na verdade, você não ganha nada, apenas perde algo: se desprende de suas correntes, de suas amarras, deixa para trás seu sofrimento e vai perdendo outras coisas. A iluminação é um processo de perda.

Quando não há nada a perder, esse estado é o nirvana. Esse estado completo de silêncio pode ser chamado de iluminação... Não lhe prometo nada. Não lhe prometo o reino de Deus, nem a iluminação: não faço promessas. Minha abordagem é viver um momento de cada vez, estando iluminado ou não. 
 
O que importa? Viva os momentos de forma alegre, em êxtase, totalmente, intensamente, apaixonadamente... Se alguém vive de forma apaixonada, o ego se dissolve. Se alguém se coloca por inteiro em seus atos, o ego tem que se dissolver. É como um dançarino que está dançando por um longo tempo: em algum momento apenas a dança permanece e o dançarino desaparece. Esse é o momento da iluminação.

Sempre que aquele-que-faz não estiver presente, sempre que o manipulador não estiver presente, sempre que não houver ninguém dentro de você, e houver apenas o vazio, o nada, isso será a iluminação. A partir desse belo espaço, tudo que nascer terá graça, glória.”

Osho de A a Z - Um Dicionário Espiritual do Aqui e Agora
http://ventosdepaz.blogspot.com


"Neste momento, enquanto estou sentado aqui, não estou temeroso. Não tenho medo no presente, nada está me acontecendo, ninguém está me ameaçando ou tirando coisa alguma de mim. Mas, para além do momento atual, há uma camada mais profunda na mente que, consciente ou inconscientemente, está pensando no que poderá acontecer no futuro, ou está preocupada com que algo do passado possa alcançar-me. Portanto, estou com medo do passado e do futuro. Dividi o tempo em passado e futuro. O pensamento chega e diz: “Cuide para que isso não ocorra de novo”, ou “Prepare-se para o futuro. O futuro pode ser perigoso para você. Você conseguiu alguma coisa agora, mas pode perdê-la. Você pode morrer amanhã, sua esposa pode fugir, você pode perder o emprego. Talvez você nunca fique famoso. Poderá ficar solitário. Você precisa ter certeza do amanhã". Jiddu Krishnamurti está justamente chamando a nossa atenção para o agora. Neste momento, enquanto a vida se desenrola, não há nada a perder, nada a temer, nada a buscar, tudo está aqui. "O momento presente é a coisa mais preciosa que existe. As pessoas não percebem que agora é tudo o que é, não existe passado ou futuro exceto como uma memória ou antecipação em nossas mentes".  Eckhart Tolle continua "Aonde você estiver, esteja totalmente presente". Vamos tentar esta experiência ou permanecer na inércia do passado ou na expectativa do futuro? Não há mais para onde ir; já tentamos tudo, exceto o agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário