Translate

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A POESIA DA VIDA

 Poesia Sufi
 

ESTE É O MEU FIM E O TEU

Minha casa está em ruínas;
Os frutos do meu trabalho foram engolidos.
E meus filhos não encontram lugar em minha casa;
Outro dorme em minha cama.

Eu agora verto lágrimas de arrependimento,
E lamento por meus erros.
Que meu estado lhe sirva de advertência
Para trabalhar enquanto é tempo.

O pássaro da alma voará
E deixará o corpo desabitado
A relva crescerá sobre o túmulo,
E talvez desabroche uma flor.

 
O QUE É ESTE AMOR?

Quando Mansur foi aprisionado
Por proclamar a unidade com Deus,
Seu amigo Shibli perguntou-lhe:
"O que é este amor?"

"Venha amanhã
Para a resposta," disse ele.
Shibli obedeceu e encontrou Mansur
Olhando para a forca.

Mansur olhou-o
E disse, "Leia a resposta:
O amor começa ao absorver o'Eu'
E termina desta maneira":

"Sua corda aperta
Para espremer o ego
Então, vem o teste da Cruz.
Se tu compreendes o segredo, fica; senão, vá"

 
A CAABA*

Vigia atentamente o estado de tua própria mente.
O amor a Deus começa na inocência.
Saibas que o profeta construiu 
uma Caaba externa de barro e água,
e uma Caaba interna na vida e no coração.
A Caaba externa foi construída por Abraão, o Santo;
a interna é santificada pela glória de Deus mesmo.
No caminho de Deus dois locais de adoração marcam as etapas.
O templo material e o templo do coração.
Empenhe-se para adorar no templo do coração.
Oh! Mendicante, o paraíso é apenas uma tentação;
o objetivo real é a própria casa de Deus.

*Construção cúbica localizada próximo ao centro da grande mesquita de Meca (Arábia Saudita) [Santuário venerado pelos muçulmanos como o local mais sagrado da Terra, e que contém a 'pedra negra' que teria sido enviada por Deus a Adão para redimi-lo de seus pecados.].

 
ELAHI, ELAHI

Oh meu Deus, meu Deus!
Todas as tristezas do mundo,
quando eu penso em Ti,
tornam-se regozijo.

Oh meu Deus...
Todas as alegrias do mundo,
quando eu não penso em Ti,
são somente orgulho e vaidade.

Oh meu Deus...
Dá-me felicidade nesta terra
na esperança da Ressurreição.

Oh Senhor, intoxica-me com o vinho do amor,
ata-me para sempre com as cadeias do amor,
libera-me de toda auto estima, destrua-me,
traze-me de volta à vida em Teu amor.

Constantemente meu coração arde de amor por Ti,
minha alma, no mais recôndito de meu ser,
comove-se apenas por Ti.
Se mesmo uma planta crescesse em minha sepultura,
cada uma de suas folhas expressaria meu amor por Ti.

 
CONQUISTE O CORAÇÃO

Jejuar, apenas significa poupar pão,
A prece formal é a ocupação
De velhos e velhas,
A peregrinação é um prazer do mundo,
Conquiste o coração,
A sua sujeição é uma conquista de fato.

Se podes caminhar na água
Tu não és melhor do que uma palha.
Se podes voar no ar
Não és melhor do que uma mosca.
Conquista teu coração
Para que possas te tornar alguém.

Um homem passa setenta anos em aprendizagem
E fracassa em iluminar-se.
Outro, em toda a sua vida nada aprendeu
Mas ouve uma palavra
E é consumido por ela.

Nesse caminho o argumento não tem valor;
Busca, e poderás encontrar a verdade.


Abdullah Ansari (1005-1090)
http://poesiasufi.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário