Translate

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

V  E  G  E  T  A  R  I  A  N  I  S  M  O


Osho, por que os seus discípulos são vegetarianos?
 
Meus discípulos são vegetarianos não como um culto, mas como uma crença, suas meditações os tornam mais humanos, mais do coração e eles podem perceber toda a estupidez que é matar seres sensíveis para comer. É a sensibilidade deles, a consciência estética que os tornam vegetarianos.
 
Passo a passo, a meditação restaura a sensibilidade, e essa sensibilidade torna as pessoas vegetarianas. Essa é uma conquista, e não uma perda. Ela o tornará simultaneamente mais amoroso, mais compassivo, mais afetivo, mais sensível à beleza.
 
O vegetarianismo funciona como uma purificação. Quando você come animais, fica pesado, é puxado mais em direção à terra. Quando você é vegetariano, fica leve, está mais sob a lei da graça, sob a lei do poder e começa a ser puxado em direção ao céu. Sua comida não é apenas comida, ela é você. O que você come, você se torna. Se você come algo que esteja fundamentalmente baseado em assassinato, em violência, não pode se elevar acima da lei da necessidade.
 
A meditação é a única religião essencial, e tudo o que segue é virtude, pois vem espontaneamente. Se você meditar, brotará em você uma nova percepção e sensibilidade e você não poderá contribuir com a morte de animais.  Deveríamos criar uma regra que nenhuma comida não-vegetariana deveria fazer parte do cardápio das universidades, pois matar e praticar a violência em nome da alimentação é tão feio e desumano que não se pode esperar que essas pessoas se comportem de uma maneira amorosa, sensível, humana.
 
A alimentação não-vegetariana é uma das causas básicas de toda a sociedade estar em uma luta praticamente contínua. Ela o torna insensível, duro como uma rocha, e cria raiva e violência em você, o que pode ser facilmente evitado.
 
Buda disse a seus discípulos para não comerem carne, pois não se trata apenas de uma questão de reverência à vida. Também é uma questão de que, se você não estiver repleto de reverência à vida, seu coração se tornará enrijecido, seu amor se tornará falso, sua compaixão será apenas uma palavra.

A preocupação de Mahavira e de Gautama Buda era a de que o ser humano não deveria comer apenas para viver; ele deveria comer para crescer em uma consciência mais pura. Um comedor de carne permanece inconsciente, acorrentado à terra; ele não pode voar pelo céu da consciência. As duas coisas não podem coexistir: você estar mais e mais consciente e não estar nem mesmo consciente do que está fazendo, e apenas para satisfazer o paladar, o que é impossível sem matar. Você pode se alimentar de comidas vegetarianas deliciosas; então, comer carne é absolutamente desnecessário, um hábito apodrecido do passado.

 
Osho
https://oshoemportugues.wordpress.com 
 

"Não ensino o vegetarianismo, pois ele é um sub-ptoduto da meditação.   Sempre que as meditações aconteceram as pessoas se tornaram mais vegetarianas, sempre, por milhares de anos". (Osho) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário