Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

DE NADA VOS SERVE 
FALAR ACERCA DE TEORIAS


Pergunta: Deve ficar entendido que com a realização da vida no eterno, cessa toda ulterior evolução? Se não houver cessação, indicai, por favor, sob que linhas essa evolução interior tem lugar.

Krishnamurti: Não vos incomodeis acerca de tal. Mais uma vez vos interessais pela morte mais do que pela vida. Como de costume quereis saber o que está para além, antes de haverdes compreendido o que aqui se encontra. Isto é fantasia proveniente do deleite de si próprio e nada mais. Importa o que aqui sois, o como viveis, como reagis, o que pensais, o que criais e não o que está para além. Não vos esforceis para serdes super-humanos, mas sim, para serdes consumadamente humanos. Se não sabeis como viver com os vossos amigos, com os vossos companheiros, em perfeito equilíbrio, que importa o como haveis de viver lá fora? Uma vez mais isto é questão de conveniência, maneira de vos consolardes, de buscar qualquer outra coisa. Esta questão é sem valor do meu ponto de vista. Se souberdes como viver, como estar em perfeito equilíbrio, em harmonia convosco próprios aqui, então sabereis tudo mais.

Conhecer, sondar, enriquecer o eu até a sua plena capacidade, é onisciência, a qual é vida, e quando conhecerdes a suave, veloz, incessante corrente da vida, nada mais precisais saber, por ser ela todo o universo, manifesto e imanifesto. Sei que abanareis a cabeça e direis “Isto nos faz lembrar os Vedas”; mais tarde ireis fazer-nos citações em sânscrito. Isto é destituído de valor. De que servem as experiências de outras pessoas, os escritos de outrem, os profetas e instrutores, se não estiverdes vivendo, se tais coisas não fizerem parte de vós? O perigo inerente às pessoas altamente intelectuais é o de elas tratarem sempre de teorias em lugar de continuamente contenderem com a vida. É esta uma das vossas dificuldades. Encontrais deleite em vos sentardes embaixo de uma árvore e discutir questões referentes ao ser, sobre o que disseram os grandes instrutores e o que tem aparecido em livros. É essa uma atitude anti-salutar e não uma maneira equilibrada, harmoniosa de viver.

Condescendei com teorias tanto quanto vos aprouver, porém necessitais de viver. De nada vos serve falar acerca de alimento quando estiverdes famintos. Por isso é que um ato de entendimento, pouco importando quão pequeno, quão débil ele seja, vos colocará em um pináculo de entendimento. Experimentai isto, não porque eu vos estou dizendo, porém, pelo fato de vos achardes colhidos pela tristeza. Esforçai-vos por viver um momento em perfeita harmonia e equilíbrio e verificareis que todas as escrituras, todos os profetas, todos os instrutores, serão de pouquíssima importância dado o fato de estardes vivendo em harmonia com a vida; e só uma tal vida pode conduzir-vos a serdes um ser humano consumado.

Jiddu Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com


"Sempre que houver alternativas tenha cuidado, não opte pelo conveniente, pelo confortável,  pelo socialmente aceitável, pelo honroso; opte por aquilo que faz seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências". Osho sempre nos conduz para o outro lado, o lado do coração; não para atuarmos como irresponsáveis, pois aqueles que escolhem viver pelo coração já estão conscientes de suas atitudes e, naturalmente, não estão famintos por poder, por honra, por confortabilidade... cedamos às teorias por boa vontade não porque é socialmente aceitável... Como disse Krishnamurti: "Esforçai-vos por viver um momento em perfeita harmonia e equilíbrio e verificareis que só uma tal vida pode conduzir-vos a serdes um ser humano consumado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário