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segunda-feira, 13 de maio de 2019

EQUILÍBRIO É IMPESSOALIDADE 
DE PENSAMENTO E EMOÇÃO


... O que vou dizer é aplicável a todos, quer vivais no Oriente quer no Ocidente — pois Oriente e Ocidente, leste e Oeste mais não são do que divisões da mente para atender as conveniências — a limites geográficos inventados pelo homem no sentido de estabelecer distinções. O pensamento transcende essas fronteiras, viaja através delas. Se cuidadosamente examinardes os fatos, haveis de verificar que, quer se viva no Oriente quer no Ocidente, o que importa é a maneira de nos conduzirmos, o modo como nos comportamos, a nossa integridade. Portanto, não encareis o que eu digo como proveniente do oriente — como sendo somente aplicável ao oriente e não ao Ocidente.

A partir do meu ponto de vista, a vida, seja no Oriente seja aqui no Ocidente, por entre o tumultuar do maquinário, o burburinho e as diversões, é fundamentalmente a mesma; os mesmos desejos enchem os corações e as mentes do povo, tanto no Oriente como no Ocidente. Quando compreenderdes esses desejos e os transcenderdes, quando encontrardes unidade em todo o desejo, entendereis as expressões humanas dos desejos, sejam elas quais forem.

Todos, no presente momento, se esforçam para solver os problemas da vida pela ação. Por exemplo, estão se esforçando por compreender a vida através da arte. Viver é a maior das artes e cada qual está se esforçando por encontrar o modo de viver com o mais perfeito equilíbrio — o equilíbrio da naturalidade, da razão que é a essência da experiência, do amor que é impessoal. Sempre que o entendimento vos morar no coração, podeis atuar em ritmo com a vida. Portanto, a compreensão é o escopo principal desta vida confusa — a compreensão produzida pelo contínuo discernimento das ações de todos os dias; pois nessas ações poderemos, ou tornar-nos prisioneiros, ou nos libertar a nós mesmos por intermédio delas. Portanto, temos que verificar porque maneira, qual o padrão segundo o qual havemos de julgar as nossas ações, de modo que na vida diária, o ritmo, o entendimento, o perfeito equilíbrio da mente e do coração possam vir a produzir-se.

Quando não existir esse equilíbrio, o qual é guia continuo, dar-se-á a atração por divertimentos, a atração pelo tumulto, a atração pela opinião pública, por aquilo que é dito da parte de outrem; ao passo que, por meio do nosso próprio julgamento, decorrente do contínuo discernimento do pensamento e do sentimento; pelo exame contínuo e pela contínua análise deles, de modo a torna-los cada vez mais impessoais, pode-se chegar a estabelecer a perfeição. Uma vez que esta perfeição haja sido estabelecida, a continuidade do julgamento equilibrado existirá também. A imortalidade é impessoal; ela nada tem que ver com os nossos desejos pessoais, com os nossos gostos e desgostos; porém, mediante o passar por essas reações de gostos e desgostos, de inveja, de ciúme, etc., chega-se a esse estado em que o pensamento e o afeto são absolutamente impessoais e, por isso, imortais. Esta é a verdadeira imortalidade e nela reside a eternidade. A finalidade da luta individual é a de levar a esse perfeito equilíbrio, a esse ritmo perfeito e ao viver nesse equilíbrio, nesse ritmo a todo o instante do dia. Isto é felicidade verdadeira, pois que nesta não existe a reação do gosto e desgosto.

Quando continuamente vos estiverdes ajustando a vós mesmos, tendo em vista essa perfeição do ser, então as trivialidades, os aborrecimentos, as complexidades da vida diária, em pouco tempo se dissiparão pelo fato de as haverdes transcendido. Podem elas existir ao redor de vós, existem efetivamente, porém o homem que houver obtido esse perfeito equilíbrio dentro de si próprio, encontrou a essa realidade que é eterna, que está para além do tempo e do espaço; e por isso torna-se ele imortal. A felicidade que não pertence a pessoa alguma é a felicidade verdadeira; ela é a origem de todas as coisas, de todo o pensamento e emoção. Quando isto houverdes percebido, alcançareis uma espontaneidade de ação que a si própria se traduz em conduta, e é somente por meio da conduta que eventualmente podeis chegar à realização pura, da imperturbada felicidade.

Por entre o turbilhão e o tumulto deste mundo mecanizado da civilização moderna, podeis, ou tornar-vos um dente da engrenagem dessa máquina e acrescentar o assombroso peso da existência, ou mediante o vosso próprio esforço individual romper com a humanidade padronizada e estabelecer por vós mesmos um padrão diferente de pensamento, um padrão diverso de afeto. As civilizações desenvolvem-se e decaem; mas o homem que possui a capacidade para semear a semente por entre este crescimento e esta decadência, cria um mundo novo de pensamento, um mundo novo de ação, um novo mundo de conduta. Porém, o semear da semente de uma nova ordem de coisas depende do indivíduo que possui a compreensão dentro de seu coração e que vive conforme esse entendimento em atos, obedecendo o ritmo desse entendimento perfeito a todo o instante do dia. Um tal homem torna-se, então, um padrão de pensamento, um padrão de emoção; e, pelo contínuo esforço, o mundo que o cerca transformar-se, ajusta-se e é levado a essa ordem perfeita na qual não existe exploração, em que o homem será humano e não mais sub-humano; onde não mais experimenta cobiça pelas posses, onde não é mais invejoso, cruel e brutal. Esta ordem, harmonia e equilíbrio, dependem do homem que possui em seu coração o entendimento da finalidade da existência, do propósito da luta e do contínuo ajustamento. Este equilíbrio é produzido pelo fato de ser tornarem impessoais o pensamento e a emoção. A emoção deve ser desapegada, porém não indiferente; o pensamento necessita ser impessoal, porém não descuidado. Quando existir este equilíbrio perfeito, então as reações de outrem não mais afetarão a mente ou o coração, pelo fato de estardes a todo o momento, em vós mesmos, vivendo nessa pureza de pensamento e de emoção de que tenho falado. Um tal homem será verdadeiramente feliz; um tal homem pode dar, de seu coração e de sua mente, aos outros dessa eternidade na qual ele próprio mora.


Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com

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