Translate

terça-feira, 21 de maio de 2019

A ARTE DE VIVER NÃO SE ENCONTRA
EM LIVROS E EM GURUS


"A arte de viver consiste 
em tirar o maior bem do maior mal".
(Machado do Assis) 
 
Uma mente tranquila é essencial para a percepção do todo; e a mente só está tranquila quando compreende cada pensamento e cada sentimento que surge. Isto é, a mente se torna tranquila quando cessa o processo de pensamento. Resistir, levantar uma muralha de isolamento e viver nesse isolamento, isso não é tranquilidade. A tranquilidade que é cultivada, disciplinada, forçada, a tranquilidade sob compulsão, é ilusória, e, em tais condições, a mente jamais perceberá o problema como um todo.
 
O viver é uma arte, e a arte não se aprende num dia. A arte de viver não se encontra em livros, e nenhum guru a pode lhes dar; mas, visto que compram livros e seguem gurus, a mente de vocês está cheia de ideias falsas, cheias de disciplinas, de regras e restrições. Porque a mente de vocês nunca está tranquila, nunca está serena, é incapaz de perceber qualquer problema como um todo. Para se ver qualquer coisa plenamente, integralmente, necessita-se liberdade, e a liberdade não vem por meio de compulsão, de um processo de disciplina, de repressões, mas só quando a mente se compreende a si mesma, o que é autoconhecimento.
 
Essa forma superior de inteligência que é o pensar negativo, só aparece quando cessou o processo do pensamento; e nessa vigilante tranquilidade, percebe-se o todo do problema. E só então há a "ação integrada", a ação plena, correta, completa.


Krishnamurti em, A Arte da Libertação 
http://pensarcompulsivo.blogspot.com 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário