Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2019

A VIDA SÓ É REAL 
QUANDO 'EU SOU'



Citações de Gudijieff

O homem, tal como o conhecemos, é somente um máquina.

Sem autoconhecimento, sem entender o trabalho e as funções da sua máquina (física, mental ou emocional), o homem não pode ser livre e não pode governar a si próprio, assim, ele sempre será um escravo.

Um homem nunca é o mesmo por muito tempo. Ele está continuamente mudando. Ele raramente permanece o mesmo, nem que seja por meia hora.

Um homem só pode alcançar o conhecimento com a ajuda daqueles que o possuem. Isto deve ser compreendido desde o início. Deve-se aprender com aqueles que sabem ("Um camelo só sabe que é pequeno quando vê pela 1ª vez uma montanha.") 

O riso alivia-nos da energia supérflua, que se permanecesse não usada, poderia tornar-se negativa, isto é, venenosa. O riso é o antídoto.

Se quer perder a sua fé, faça amizade com um padre.
 
Um homem renunciará a qualquer prazer, mas ele não desistirá do seu sofrimento.

Um "pecado" é algo que não é absolutamente necessário.

Cada cerimônia ou ritual tem muito valor se é executada sem alterações. Uma cerimônia é um livro em que um grande assunto é escrito. Qualquer um que o entenda pode lê-lo. Um ritual muitas vezes contém mais do que cem livros.

Em grupos corretamente organizados nenhuma fé é exigida; o que é exigido é simplesmente um pouco de confiança, e mesmo esta, só é necessária por pouco tempo. Um homem começa logo a verificar tudo o que ele ouve e o que é melhor para ele.
 
É impossível reconhecer um caminho errado sem conhecer o caminho certo. Isto significa que não adianta incomodar-se em como reconhecer um caminho errado. Deve-se pensar em como encontrar o caminho certo.

Sem esforço, não existe nenhum progresso nem nenhum resultado. Cada quebra de hábito produz uma mudança na máquina (que o homem atual é).

Ao falarmos de evolução é necessário compreender desde o início que nenhuma evolução mecânica (humana) é possível. A evolução do homem é a evolução de sua consciência.

Um dos erros importantes do homem, que deve ser constantemente lembrado, é a sua crença na ilusão em relação ao seu "eu".

O homem não tem um permanente e inalterável "eu". Cada pensamento, cada humor, cada desejo, cada sensação, diz "eu".

O homem não tem nenhum "eu" individual. Mas há, em vez disso, centenas ou milhares de pequenos "eu" separados, muitas vezes totalmente desconhecidos um dos outros, nunca entrando em contato uns com os outros, ou pelo contrário tornam-se hostis entre si, e completamente incompatíveis. Em cada minuto, em cada momento, o homem está dizendo ou pensando, "eu". E em cada vez o seu "eu" é diferente. Num momento é um pensamento, noutro é um desejo, depois é uma sensação ou outro pensamento, e assim por diante, infinitamente. O homem é uma pluralidade. O nome do homem é legião.

No verdadeiro conhecimento, o estudo do homem deve prosseguir em linhas paralelas com o estudo do mundo, e o estudo do mundo deve prosseguir paralelamente com o estudo do homem.

Um homem pode nascer, mas para nascer ele deve morrer primeiro, e para morrer ele deve primeiro acordar.
Você deve compreender que os esforços comuns não contam; só os super esforços contam.

As possibilidades do homem são imensas, você não pode conceber nem uma sombra do que o homem é capaz de atingir. Mas nada pode ser obtido num estado de sono (inconsciência). Na escassa consciência de um homem adormecido, as suas ilusões, os seus sonhos estão totalmente misturados com a Realidade. Ele vive num mundo subjetivo, e neste estado de sono nunca conseguirá escapar dele.
 
 
George Ivanovich Gurdjieff 
https://misticismonaturalmn.blogspot.com  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário