O LIVRO DA VIDA
Última Parte
O
livro está pedindo a você para descobrir qual é a relação entre tempo e
pensamento. Pensamento é um movimento do conhecido para o conhecido. É
um movimento: as lembranças do passado encontrando o presente,
modificando-se e seguindo adiante. Esse movimento do ontem para o hoje e
para o amanhã é o movimento do tempo, através do nascer ao pôr-do-sol.
Existe também o tempo psicológico. Conheci a dor, espero que ela não se
repita, mas ela pode acontecer de novo – esse é o movimento do passado
através do presente, modificando-se e deslocando-se em direção ao
futuro. Existe o tempo medido pelo relógio. Existe o tempo interior:
você espera ser; não é, mas espera ser; você é violento, mas espera ser
não-violento. Você é ganancioso, invejoso, mas, através do tempo,
através da evolução, espera que gradualmente se livrará disso. Consequentemente, tempo é um movimento a partir do passado e do presente
em direção ao futuro. Pensamento também vem do passado – conhecimento,
memória, movimento. Portanto, tempo é pensamento.
A
próxima pergunta é muito mais difícil de responder. Você tem que ter
paciência para ir mais longe. Estou usando a palavra “paciência” num
sentido especifico: ausência de tempo. Geralmente paciência significa:
vá devagar, seja paciente, espere um pouco, não reaja apressadamente,
aquiete-se, tenha calma, dê ao outro a oportunidade de se expressar, e
assim por diante. Não estamos usando a palavra “paciência” nesse
sentido. Estamos dizendo que paciência significa esquecer o tempo de
modo que você possa olhar, possa observar; mas se observar através do
tempo, será impaciente. Pode ser que você precise ter paciência para ler
o próximo capítulo. Tempo é o fator do medo. Pensamento é tempo.
Enquanto o pensamento estiver funcionando, você está condenado a ter
medo.
O
capítulo seguinte indaga: existirá uma interrupção do tempo, o fim do
tempo? O tempo é o fator maior em nossa vida – não sou, mas serei; não
sei, mas saberei; não sei essa língua particular, mas aprenderei, dê-me
tempo. O tempo curará nossas feridas. O tempo embota a sensibilidade. O
tempo destrói o relacionamento. O tempo destrói a compreensão porque a
compreensão é imediata: não “aprenderei a compreender”. Por isso o livro
está dizendo que o tempo desempenha um papel extraordinariamente
importante em nossa vida. Nossos cérebros evoluíram através do tempo.
Não é seu cérebro, ou meu cérebro, mas o cérebro humano, a mente humana,
que é você. Você identificou esse cérebro como seu cérebro, como sua
mente; mas não é sua mente ou seu cérebro, mas o cérebro humano, que
evoluiu através de milhões de anos. Você vê que o cérebro, que é
condicionado pelo tempo, pode unicamente operar no tempo. Estamos
pedindo ao cérebro para fazer algo totalmente diferente. O livro afirma
que seu cérebro, sua mente, funcionam no tempo. O tempo desempenhou um
papel importante em sua vida. Não é solução de problema algum, exceto
problema tecnológicos. Não o use para solucionar um problema – entre
você e a sua esposa, entre você e seu emprego, assim por diante. É muito
difícil compreender isso. Por favor, consagre sua mente a isso, a ler o
livro apropriadamente.
Assim
o livro pergunta: pode o tempo acabar? Se você não puser um fim a ele, o
medo prosseguirá, com todas as suas consequências. E o livro diz: não
pergunte como dar-lhe fim. Você não pode perguntar a alguém como acabar
com o medo; ele não leu o livro, ele lhe dará apenas uma teoria.
Pergunto-me se você compreende isso. Essa é a verdadeira meditação.
Meditar é inquirir se o tempo pode parar. O orador diz que pode e que
isso acontece; o orador diz isso, não o seu livro. O orador afirma que o
tempo termina. Mas se acreditar nisso, você não está lendo o seu livro,
estará vivendo apenas de palavras, e viver de palavras não dissolve o
medo. Por isso você tem de ler o livro do tempo – entrar nele e explorar
a natureza do tempo, ver como você reage ao tempo, como seu
relacionamento é baseado no tempo. Mergulhe nisso. Isso significa que
conhecimento é tempo. Se você está usando o conhecimento como um meio de
avanço, está aprisionado ao tempo e, portanto, o medo, a ansiedade e o
processo inteiro seguem em frente. Para inquirir sobre a natureza do fim
do tempo, requer-se uma mente silenciosa, uma mente livre para
observar, não amedrontada, livre para observar o movimento do tempo em
você mesmo, como você depende dele. Se alguém lhe dissesse que não
existe tal coisa como a esperança, você ficaria horrorizado, não
ficaria? Compreende o que estou dizendo? Esperança é tempo.
Assim,
você tem de investigar a natureza do tempo e compreender que seu
cérebro, sua mente e seu coração, que são um, estão funcionando no
tempo. Eles estão condicionados ao tempo e, portanto, você está pedindo
algo totalmente novo. Você está pedindo ao cérebro, e à mente, para
funcionar de outra forma e isso requer grande atenção.
Krishnamurti – Do livro: O Livro da Vida
http://nossaluzinterior.blogspot.com
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