Translate

terça-feira, 14 de agosto de 2018

NA SOLIDÃO MANIFESTA-SE 
A REALIZAÇÃO DA VERDADE


Pergunta: Ontem, falando de individualismo, dissestes que o homem pode encontrar a Verdade, que está dentro dele próprio, somente pelo seu próprio esforço. Se isto é a verdade, então, ninguém pode ajudar a outrem, no sentido real do termo, e todos os esforços tendentes ao bem da raça são inúteis. Os males do mundo, reais e terríveis, jamais podem, de acordo com o que dizeis, ser remediados pelos esforços coletivos no sentido da reforma. Será verdadeiro individualismo, quando estendemos a mão ao nosso próximo, o jamais nos preocupar com a sua alma? Não verterá isto um sopro gelado sobre todos os instrutores religiosos e todos os reformadores — incluindo vós próprio?

Krishnamurti: Se estais procurando aquilo de que não podeis fazer ideia, então precisais de ficar inteiramente sós. Somente por meio da alegria proveniente da solidão podeis chegar à flor do entendimento. A Verdade, que é a própria Vida, acha-se em todas as coisas. Ela está em vós próprios e somente podeis realiza-la, desembaraçando-vos das camadas da eu-consciência. Ninguém pode efetuar isto por vós, a não ser vós próprios. Só vós podeis saber se a vossa mente está alerta, se não é vagarosa. Assim, pois, somente por intermédio da chama da vossa própria eu-consciência é que podereis chegar à realização da Verdade. Isto não é individualismo. Estou falando de coisa muito maior do que o individualismo, porém, para chegar a perceber o valor supremo de tudo, tendes que ser individualidade consumada.

Ora, vosso pensamento é feito de reações coletivas e individuais. Vossa determinação nasce da reação e, para averiguar o que vós próprios pensais, tendes que conhecer a solidão, tendes que vos tornar a vossa própria luz. Seguramente isto não quer dizer que vos deveis tornar arrogantemente egoístas. Se entenderdes mal isto, é porque não tendes acompanhado o que vos tenho estado a dizer. Precisais descarregar vossa mente de toda a superstição, egoísmo, proveito, opiniões, e, então, conhecereis o isolamento. Nessa alegria da solidão manifesta-se a realização da Verdade.

Precisais trabalhar coletivamente, e pelo fato de o não haverdes feito até agora, existe o caos no mundo, há esse rude, esse esmagador egoísmo em virtude do qual o homem se insurge contra o homem. Precisais trabalhar coletivamente, porém não podeis pensar coletivamente, porque não podeis realizar esse êxtase da Vida de que falo, por intermédio de outrem. Por medo, haveis estabelecido salvadores, mestres, professores e, desse modo, fechado a porta ao pensamento individual, através do qual, somente, a Verdade se realiza. Havendo fechado a porta ao pensamento individual, vós vos tornais rudemente individuais neste mundo de ação. Espiritualmente, a mente se torna como um cordeiro; é, porém, no mundo das ações, um terrível animal.

Ora, o que estou dizendo é que deveis inverter esse processo. Deveis trabalhar juntos para o bem de todos, porém deveis permanecer integralmente sós para descobrir a Verdade. Então podereis, como diz o interrogante, destruir as religiões, destruir a minha autoridade, essa mesma que estais criando. Estou vos relatando qual é o processo da Vida, como deveis viver no êxtase da solidão e, no processo de sua realização, ajudareis a destruir os falsos valores criados pelo desejo.


Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário