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domingo, 17 de dezembro de 2017

A LIBERDADE DO INTELECTO
 
 
Última Parte
 
Se queremos nos aproximar de Cristo, devemos primeiro arrastar-nos forçosamente na direção do bem, mesmo que nosso coração não o deseje. "O reino dos céus é submetido à violência, e os violentos tomam- no pela força", disse o Senhor (Mat. 11:12). E Ele também disse: "Esforce-se para entrar pelo portão estreito". (Luc. 13:24)
 
Devemos, então, forçar-nos mesmo contra a nossa vontade na direção da virtude, do amor quando nos faltar amor, da gentileza quando estivermos precisando dela, na direção da simpatia do coração e da compaixão, da paciência diante do insulto e do desprezo e da firmeza diante da zombaria, se ainda não adquirimos o hábito dessas coisas e na direção da oração se ainda não atingimos a oração espiritual.
 
Se Deus nos vê lutando dessa maneira e nos arrastando à força para o bem mesmo quando nosso coração parece opor-se a isso. Ele nos concederá a verdadeira oração, nos dará compaixão, paciência, tolerância e, em geral, nos encherá de todos os frutos do Espírito.
 
De fato, se uma pessoa que não possui as outras virtudes se obriga a dizer, simplesmente, a oração, de modo que ele possua a graça da oração, mas ao mesmo tempo não é apático ou indiferente em relação à gentileza, à humildade, ao amor e a todas as demais virtudes que enobrecem nossa alma, incluindo a firmeza da fé e a confiança em Cristo, então, às vezes o Espírito Santo lhe dá, pelo menos em parte, a graça da oração pela qual ele tem pedido e o enche de alegria e repouso. 
 
Mas ele ainda está desprovido de todas as outras virtudes, porque ele não se forçou a adquiri-las, nem pediu a Cristo por elas. Além disso, devemos nos forçar, mesmo que involuntariamente, não só na direção das virtudes mencionadas, pedindo para recebê-las de Deus, mas também na direção do poder de julgar palavras inúteis e inteiramente sem valor, indignas de serem faladas; pois devemos meditar assiduamente sobre as palavras de Deus tanto quando falamos quanto em nosso coração.
 
E também devemos nos forçar a não ficar irritados ou a gritar: "Se desviem de toda amargura, raiva e grito", diz o apóstolo (Efé. 4:31); não difamar ou julgar ninguém, não se tornar pomposo.
 
Quando o Senhor nos vê colocando pressão em nós mesmos e nos arrastando à força, Ele certamente nos dá a força para fazer, de forma indolor e fácil, o que antes era impossível fazermos, e , mesmo à força, por causa do mal que habita dentro de nós. E então, toda a prática das virtudes torna-se como parte de nossa natureza, pois, dali por diante, o Senhor, como Ele prometeu, vem e habita em nós, da mesma forma que nós também habitamos Nele; e Nele cumprimos os mandamentos com grande facilidade.

Quando alguém se força apenas para a oração, enquanto ele não exerce ou se força em relação à humildade, ao amor, à gentileza e a todas as outras virtudes interdependentes, o resultado muito provável é como se segue.
 
Às vezes, em resposta a sua súplica, a graça divina o visita, porque Deus em Sua bondade e amor responde às petições daqueles que o invocam; mas porque ele não se habituou e se treinou na prática das outras virtudes, ou ele perde a graça que recebeu, caindo por causa da auto-presunção, ou então ele não se dedica a essa graça e não cresce nela. 
 
A morada e o lugar de descanso do Espírito Santo são a humildade, o amor, a gentileza e os outros mandamentos sagrados de Cristo. Se, portanto, uma pessoa deseja crescer e alcançar a perfeição ao adquirir todas essas virtudes, ela deve se forçar a adquirir e deve estabelecer-se primeiramente na oração, lutando e esforçando-se com seu coração para torná-lo receptivo e obediente a Deus.
 
Se ele primeiro se forçar dessa maneira, subjugando completamente a resistência de sua alma, através de um bom hábito tornando-a obediente, de modo que ela se junte a ele em sua oração e súplica, então a graça da oração que ele foi dada pelo Espírito cresce e floresce, repousando sobre ele junto com a humildade, o amor e a gentileza abençoada que ele também procurou adquirir.
 
Assim, então, o Espírito também lhe concede essas virtudes, ensinando-lhe a verdadeira humildade, o amor genuíno e a gentileza que ele se impeliu a pedir. Assim, ele cresce e é tornado perfeito no Senhor, e é considerado digno do reino dos céus. Pois o homem humilde nunca cai: de onde, de fato, ele pode cair se ele se considera abaixo de tudo? Enquanto a arrogância mental leva a uma grande humilhação, a humildade ao contrário é uma grande glória e é altamente exaltada.

Aqueles que verdadeiramente amam a Deus não o servem para obter o Reino, como se estivessem envolvidos no comércio, pensando em ganho, nem para evitar o castigo que está reservado aos pecadores. Eles o amam porque Ele é o seu único Deus e Criador, pois eles conhecem a hierarquia apropriada das coisas e sabem que é dever dos servos agradar seu Senhor e o Criador; e eles se submetem a Ele com grande compreensão diante de todas as aflições que lhes acometem. Muitos são os obstáculos que se encontram no caminho para agradar a Deus. Pois não apenas pobreza e obscuridade são provações para a alma, mas também riquezas e honras. 
 
Na verdade, em certa medida até mesmo o consolo e a facilidade que a graça confere à alma podem facilmente se tornar uma tentação e um obstáculo se a alma não estiver devidamente consciente desses efeitos de graça e não os desfrutar com grande circunspecção e compreensão: porque o espírito do mal tenta persuadir a alma a relaxar agora que ela possui a graça, e assim consegue implantar nele letargia e apatia. Assim, mesmo a participação na graça requer cautela e discrição da parte da alma, para que a alma demonstre o devido respeito pela graça e produza frutos dignos dela. 
 
Existe, portanto, o perigo de que não só a aflição, mas também o relaxamento possa provar ser uma tentação para a alma, já que, através de ambos ela é testada pelo Criador, de modo a deixar bem claro que ela O ama não por causa de algum ganho mas por Ele próprio, Ele que é verdadeiramente digno de amor e honra.
 
Para os desatentos, que são deficientes na fé e imaturos mentalmente, existem muitos obstáculos para a vida eterna - não só coisas angustiantes e dolorosas, como doença, pobreza e obscuridade, mas também os seus opostos, como riquezas, honra e louvores dos outros, bem como a guerra invisível do diabo.
 
Para aqueles com fé, compreensão e coragem, por outro lado, tais coisas ajudam e favorecem o progresso em direção ao reino de Deus: como diz São Paulo: "Todas as coisas trabalham juntas para o bem para os que amam a Deus" (Rom. 8:28). O homem devoto, portanto, atravessando, superando e transcendendo as coisas consideradas pelo mundo como obstáculos, abre caminho para o amor divino apenas. "As cordas dos pecadores me enredaram", escreve o salmista, "mas não esqueci a Tua lei" (Salmo 119: 61. LXX).
 
 
 
Philokalia - São Makario do Egito
http://ricardo-yoga.blogspot.com.br
 

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