Translate

sábado, 23 de julho de 2016

O ESFORÇO


"Me esforço para ser melhor a cada dia; 
pois bondade também se aprende". (Cora Corarina) 



Tudo melhorará no futuro se você estiver fazendo um esforço espiritual agora. Praticar yoga é meio caminho andado. Mesmo que você não se sinta entusiasmado no início, se persistir na prática virá a sentir aquele enorme desejo por Deus, que é necessário se você quiser encontrá-lo.
 
Por que não fazer o esforço? De onde vêm as coisas belas da criação que nunca cessam de se manifestar ? De onde vem a inteligência das grandes almas, senão do reservatório do espírito Infinito? E se todos esses milagres que você vê à sua volta não bastarem para induzi-lo a procurá-lo, por que haveria Ele de revelar-se a você? Deus lhe deu a capacidade de amar para que você anseie por Ele, acima de tudo. Não faça mal uso do seu amor e do seu raciocínio. Não desperdice a sua concentração e inteligência em falsos objetivos.

Muitas vezes ficamos sofrendo sem fazer uma tentativa para mudar as coisas; é por isso que não achamos paz e contentamento permanentes. Se perseverarmos no esforço, certamente seremos capazes de vencer todas as dificuldades. Precisamos fazer o esforço para sairmos da miséria para a felicidade e do desânimo para a coragem.

Para persuadir Deus a dar-Se é necessário zelo firme, incessante. Ninguém pode ensinar este zelo a você. Você tem que desenvolvê-lo por si próprio. "Você pode levar um cavalo para a água, mas não pode fazê-lo beber." Porém, quando o cavalo está com sede, ele procura a água com zelo. Então, quando tiver uma imensa sede pelo Divino, quando não der importância a nada mais - nem ao teste do mundo, nem ao teste do corpo - então Ele virá.

Aqueles que não reservam tempo à sua religião não podem esperar saber tudo de uma só vez sobre Deus e sobre o futuro. Normalmente as pessoas não fazem o esforço, ou se fazem, o esforço não é profundo e sincero o suficiente. A noite deveria ser passada com Deus. Você dorme mais que o necessário, e assim desperdiça muitas horas valiosas. A noite foi feita para esconder todas as atrações do mundo e você deve, o mais atenciosamente possível, explorar o Reino de Deus.

Todas as almas são iguais. A única diferença entre eu e vocês é que eu fiz o esforço. Eu mostrei para Deus que eu O amo, e Ele veio a mim. O amor é o ímã do qual Deus não pode escapar.

Eu sempre acreditei que se eu tentasse com um pouco mais de esforço, poderia causar as circunstâncias que parecem estar acima do meu alcance. Saiba que ninguém, nem mesmo um mestre, pode fazer tudo por você . Você tem que fazer mais por si mesmo.

Lembre-se: se você não encontra Deus é porque não está fazendo bastante esforço na sua meditação. Se, com um ou dois mergulhos, você não encontra a pérola, não culpe o oceano por isso. Culpe os seus mergulhos, pois você não está mergulhando bastante fundo. Se mergulhar bem fundo, encontrará a pérola da presença de Deus.

Você deve aumentar a força do seu corpo e, em seguida, aumentar a força de sua mente. A melhor maneira para aumentar o poder mental é tentar realizar, cada dia, algo que valha à pena. Escolha alguma tarefa digna ou um projeto que lhe disseram ser impossível você fazer, e tente fazê-lo. Esforce-se, todos os dias, para realizar algo que você sempre pensou que não poderia realizar.

Você deve fazer um grande esforço. Esqueça o passado e confie mais em Deus. Nosso destino não é predestinado por Ele; nem o carma é o único fator, apesar de nossas vidas serem afetadas pelos nossos pensamentos do passado e pelas nossas atividades do passado. Se você não está feliz com a maneira que a vida está se tornando, mude o padrão. Eu não gosto de ouvir pessoas atribuindo o fracasso do presente a erros do passado; fazer isto é preguiça espiritual. Ocupe-se e capine o jardim da sua vida.

Todas as experiências sobre as quais eu lhes falei são cientificamente atingíveis. Se você seguir as leis espirituais, o resultado é certo. Se o resultado não vier, procure as falha do seu esforço. A intensidade em todas as suas práticas religiosas é o único caminho. Aqueles que não meditam regular e profundamente são impacientes quando meditam, e desistem depois de um curto esforço. Mas se você fizer um esforço maior dia após dia, a habilidade de aprofundar-se chegará. Eu não tenho que fazer nenhum esforço agora; o mundo inteiro some instantaneamente quando eu fecho meus olhos e olho fixamente no Centro Crístico (o olho espiritual, na testa, entre as sobrancelhas). 
 
 
 
Paramahansa Yogananda
 
 
 
"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço".
(Immanuel Kant)

Nenhum comentário:

Postar um comentário