Translate

domingo, 31 de julho de 2016

CONSEQUÊNCIAS DA 
CONTINÊNCIA SEXUAL


 
Se alcançamos o estágio em que nos sentimos bastante amadurecidos para levar uma vida abstêmia, e em seguida começamos nossa prática de yoga, podemos ficar satisfeitos se, inicialmente, surgir um admirável amor pela vida, bom humor, um brilho sugestivo nos olhos e crescente energia produtiva.

Aos que estão suficientemente maduros, a vida abstêmia pode gerar e acumular tanta energia vital que, se é bem aplicada e dirigida conscientemente, doenças crônicas de longa duração subitamente se curam e sintomas neurastênicos sérios desaparecem.

A postura se torna juvenil e elástica, a mente se torna brilhante e clara, até mesmo as depressões mais severas desaparecem. O poder de concentração da mente aumenta em medida inesperada, começa-se a adquirir o poder de sugestão e o corpo se enche de vitalidade renovada.

Com o decorrer do tempo, subitamente descobrem-se talentos jamais intimamente suspeitados. Já estavam presentes, porém em latência.

Se erigimos uma barreira ante a energia sexual, ela se acumula então, causando inicialmente tensões e inquietações. Se, apesar disso, se mantiver firmeza, a energia sexual procurará novos canais e a pessoa se torna apta a convertê-la gradualmente em poderes elevados. A energia sexual dirigida para cima estimula as glândulas de secreção primeiramente; depois, os centros nervosos superiores.

O homem comum pode tornar-se detentor de poderes mágico-sugestivos, apenas se progrediu tanto em experiência, desenvolvimento e maturidade, que se tornou apto a manter e suportar a irritação da energia sexual represada nos centros nervosos e cerebrais superiores, com os nervos calmos e sem irritabilidade patológica. O melhor apoio para alcançar isto pode ser obtido de exercícios de yoga adequados.

Se uma pessoa ainda está imatura para a transmutação da energia sexual, isto é, se suas válvulas superiores ainda não se abriram, virá a adoecer. Comumente, o esforço excessivo afeta primeiramente a tireóide, o que pode causar desordens cardíacas, estados ansiosos e distúrbios ainda mais sérios.

Em tais casos, a energia sexual despertada não encontra uma válvula para si. Nem acha o caminho para os centros nervosos superiores pelos quais poderia manifestar-se como energia espiritual superior, e causa excessiva irritação patológica, que implica grandes danos aos nervos, e ainda a esquizofrenia. Existe uma ligação profunda entre a esquizofrenia e a energia sexual involuntariamente represada.

Como abrir os chakras superiores? Pelo controle corporal com os exercícios de Hatha Yoga, pranayama (*), concentração mental e meditação, abstinência e trabalho! Se desejamos subir a escada da evolução, devemos ter uma coisa sem a qual não há progresso, e isto é a paciência! O espírito, o Ser, está acima do tempo. O espírito é eterno. Paciência é o estado da eternidade. Daí, se nossa meta é despertar espiritualmente e realizar a consciência espiritual, devemos ajustar nossa mente à eternidade. E se o diabo da impaciência tenta pegar-nos, devemos consolar-nos com o pensamento: na eternidade há tempo suficiente!

O fato de que não se nota o progresso é o maior teste para o yogue. Exatamente como uma criança não nota quando vai ficando adulta, assim o homem não nota quando a consciência se expande.
 
 
 

Elisabeth Haich




(*) Dentre os pranayamas conhecidos, o mais notável para abrir a válvula dos chakras superiores e para conservação da energia sexual é Kriya Yoga, ensinada pela Self-Realization Fellowship, instituição fundada por Paramahansa Yogananda. Quando algum discípulo reclamava sobre a dificuldade de abrir os chakras superiores e viver em castidade sem repressão, o mestre citava o adágio: “O santo é simplesmente um pecador que nunca desistiu”, indicando que não se deve interromper as práticas espirituais devido às dificuldades. 
 
Fonte: http://yoga-ensinamentos.blogspot.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário