Translate

sábado, 16 de julho de 2016

CITAÇÕES DE OSHO SOBRE MEDO
Primeira Parte


Não Aja Por Causa Do Medo

Não se mova da maneira que o medo faz você se mover. Mova-se como a alegria faz você se mover – não por medo, porque todas as assim chamadas religiões estão baseadas no medo. O Deus delas não é nada, exceto medo, e o seu céu e inferno nada mais são que projeções de medo e cobiça. A declaração de Rumi é muito revolucionária: ‘Não aja por causa do medo’. Todas as religiões dizem para as pessoas ‘Temam Deus!’...

Todos vocês tem vivido no medo. Seus relacionamentos são por medo O medo é tão imenso – como uma nuvem negra cobrindo sua vida – que você diz coisas que você não quer dizer, mas o medo faz com que você as diga. Você faz coisas que você não quer fazer, mas o medo faz você fazê-las. Um pouco de inteligência é suficiente para ver.


O Medo É A Antítese Da Liberdade

Todas as pessoas com quem você entra em contato tem lhe imposto medo, porque o medo é o oposto da liberdade. Quanto mais medo você tem, menor é a possibilidade de liberdade. Quanto mais medo existe, menor é a possibilidade de rebelião.

A sociedade, a igreja, o estado, todos querem que você esteja em estado de medo constante: medo do conhecido, medo do desconhecido, medo da morte, medo do inferno, medo de perder o céu, medo de não perpetuar seu nome no mundo, medo de não ser ninguém. Todos ao seu redor desde o seu nascimento estão criando medo. Nenhuma criança nasce com medo. Toda criança nasce com liberdade, dúvida, rebelião, individualidade, inocência – todas as grandes qualidades. Mas ela é impotente, dependente.

Mas quando você está crescido, você pode ver – você pode tentar descascar a cebola camada por camada – como os medos foram criados em você, como você tem sido crédulo, como as pessoas tem explorado sua inocência. O padre não tinha conhecimento de Deus, mas ele lhe enganou fingindo que ele conhece Deus. Ele não tinha idéia de céu e inferno, mas forçou você a ter medo do inferno, a ambicionar pelo céu. Ele criou a cobiça, ele criou o medo. Ele próprio foi vítima de outras pessoas. Agora você pode olhar para trás: seu pai não estava consciente do que ele estava ensinando, do que ele estava lhe dizendo.


Sempre Que Você Perceber Algum Medo, Faça Exatamente O Contrário

Não siga seu instinto de medo, porque ele vai fazer de você um covarde. Ele rebaixa sua humanidade. É uma humilhação imposta por você mesmo. Sempre que você vê algum medo, vá contra ele! Um critério simples: sempre que você vir que há medo, vá contra ele e você estará sempre movendo, crescendo, expandindo, aproximando-se do momento em que o ego simplesmente desaparece – porque todo seu funcionamento é através do medo. E ausência de ego é iluminação, não é algo mais.

Apenas um princípio simples: lembre-se, qualquer coisa que o deixe com medo, temeroso, é uma clara indicação do que você deve fazer. Você deve fazer exatamente o contrário. Você não deve se tornar um seguidor do medo, você tem que lutar contra seu medo. No momento que você decide lutar contra seu medo, você está no caminho para a iluminação.


O Medo É Uma Forma Passiva De Raiva

A vida deve ser cercada de amor, não de medo. É o medo que cria raiva. É o medo que acaba por criar violência. Você já observou? O medo é somente uma forma feminina de raiva e a raiva é uma forma masculina de medo. O medo é uma forma passiva de raiva e raiva é uma forma ativa de medo. Então você pode mudar o medo em raiva facilmente, e raiva em medo – muito facilmente.

Eu digo ‘Simplesmente experimente!’ E torna-se uma revelação até mesmo para eles. Se eles podem bater o travesseiro de verdade, com muita raiva, imediatamente o medo desaparece, porque a mesma energia se transforma e se torna ativa. Ela era inativa, então era o medo. O medo é a causa raiz de ódio, raiva, violência.


Medo É Inteligência Mas Pode Se Tornar Anormal

O medo é natural, a culpa é uma criação dos padres. A culpa é feita pelo homem. O medo é embutido, e é muito essencial. Sem medo você não será capaz de sobreviver de forma alguma. O medo é normal. É por causa do medo que você não coloca sua mão no fogo. É por causa do medo que você caminha pela direita ou pela esquerda, qualquer que seja a lei do país. É por causa do medo que você evita o veneno. É por causa do medo que quando o motorista do caminhão aciona a buzina, você sai correndo do caminho.

Se a criança não tiver medo não há possibilidade nem que ela consiga sobreviver. Seu medo é uma medida de proteção da vida. Mas por causa desta tendência natural de proteger a si mesmo... e nada há de errado nisto – você tem o direito de proteger a você mesmo. Você tem uma vida tão preciosa para proteger, e o medo simplesmente lhe ajuda. Medo é inteligência. Somente idiotas não tem medo, imbecis não tem medo, por isso você tem que proteger os idiotas, senão eles queimarão a si mesmos ou vão se atirar de um edifício, ou eles entrarão no mar sem saber nadar, ou eles podem comer uma cobra... ou qualquer coisa que eles conseguem fazer!.

Medo é inteligência – então quando você vê uma cobra cruzando o caminho, você salta fora do caminho. Isto não é uma covardia, é simplesmente inteligência. Mas existem duas possibilidades...

O medo pode se tornar anormal, ele pode tornar-se patológico. Então você tem medo de coisas que não há necessidade de ter medo – embora você possa encontrar argumentos até para seu medo anormal. Por exemplo, alguém tem medo de entrar em uma casa. Logicamente você não pode provar que ele está errado. Ele diz: ‘Qual é a garantia que a casa não vai cair?’

Agora, sabemos que casas caem, então essa casa também pode cair. Pessoas foram esmagadas por casas que caíram. Ninguém pode lhe dar uma garantia absoluta que esta casa não irá cair – um tremor de terra pode acontecer... qualquer coisa é possível! Outro homem tem medo – ele não pode viajar porque há acidentes ferroviários. Outro tem medo – ele não pode andar de carro, há acidentes automobilísticos. Outra pessoa tem medo de avião...

O medo pode se tornar anormal, então é patológico. E por causa dessa possibilidade, os padres usaram isto, os políticos tem usado isto. Todos os tipos de opressores tem usado isto. Eles tornaram isto patológico, assim torna-se muito simples explorar você. O padre faz você sentir medo do inferno. Apenas olhe as escrituras – com que alegria eles descrevem todas as torturas, realmente com grande prazer.


Quando O Medo Está Lá, Você É O Medo

Não diga: ‘Eu estou sentindo medo’. Essa é uma maneira errada de dizê-lo. Não diga: ‘Eu estou com medo’. Essa também é uma maneira errada de dizê-lo. Simplesmente diga: ‘Eu sou o medo. Neste momento eu sou o medo’. Não crie nenhuma divisão.

Quando você diz: ‘Eu estou sentindo medo’ você está mantendo-se separado do sentimento. Você está em algum lugar distante, e o sentimento está ao seu redor. Esta é a separação básica. Diga: ‘Eu sou o medo’. E observe – essa é realmente a questão! Quando o medo está lá, você é o medo.


Escolha Coragem

Eu sei que o medo é natural! Mas não seja pego por ele. Deixe-o de lado. Mova-se a despeito dele. Lembre-se sempre: a diferença entre o homem corajoso e o covarde, não é que o homem corajoso não tem medo e o covarde tem medo – não. Essa não é a diferença. Ambos tem medo! Na mesma proporção. Então onde está a diferença? A diferença é que o homem corajoso vai apesar do medo, e o covarde para por causa do medo. Ambos tem medo.!

Se você puder encontrar um homem corajoso que não tem medo, então como você vai lhe chamar corajoso? Ele será uma máquina, não um homem. Somente máquinas não tem medo. Mas você não chama as máquinas de corajosas. Como você pode chamar uma máquina de corajosa? Coragem simplesmente significa que algo está acontecendo apesar do medo. O medo está lá, o tremor está lá, mas ele não para você, você não está sendo bloqueado por ele. Você o usa como um trampolim. Estremecido, tremendo, mas mesmo assim você vai para o desconhecido.

As duas possibilidades existem em todo ser humano! Medo e coragem. Tudo depende de qual você escolhe entre as duas. Nunca escolha o medo. Ele mutila. Paralisa. Ele destrói você sem lhe dar a chance de ressurreição. A coragem também destruirá você, mas essa destruição é muito criativa – ela vai lhe dar renascimento.

Medo e coragem, ambos arruínam – mas o medo simplesmente destrói. A semente simplesmente apodrece. Quando você joga a semente da coragem no solo, ela também morre – mas não apodrece. Ela morre... e morre para um novo fenômeno. Um broto vem à tona.

A coragem lhe matará assim como o medo, mas o medo simplesmente lhe matará sem lhe dar uma nova vida. A coragem lhe dará uma nova vida. Escolha a coragem – sempre escolha a coragem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário