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sexta-feira, 17 de abril de 2015

NÃO SE PODE TRANSFORMAR ESTUPIDEZ EM INTELIGÊNCIA

Nossos problemas são tão complexos, porque, 
segundo sinto, perdemos fundamentalmente — ou, 
quem sabe, jamais tivemos — a liberdade, 
a confiança em nós mesmos, e o vigor necessário para 
o descobrimento da felicidade e da verdade 
contida em qualquer problema. 

Não somos entes normalmente felizes, sadiamente felizes;
 temos muitas obrigações, muitas preocupações; 
nossa segurança tanto física como psicológica 
está sendo ameaçada a todas as horas; não há mais 
fé em coisa alguma, nem esperança; 
a fé que possuíamos, evaporou-se. 

Os líderes nos conduziram a piores confusões, 
piores sofrimentos, pior competição, piores conflitos; 
e, do meio dessa confusão, escolhemos nossos gurus
os nossos líderes políticos; naturalmente, 
quando escolhemos um guru ou um líder, 
no meio da confusão, do sofrimento, do conflito, 
aquele que escolhemos será invariavelmente confuso, 
estará também lutando e batalhando como nós. 

Assim, pois, quando seguimos alguém, 
seguimos invariavelmente aqueles que representam 
o nosso próprio estado psicológico e não outra coisa, 
diferente de todo; as personalidades que nos representam
serão talvez mais ilustradas: jamais são, porém, 
o contrário do que somos.

Acho muito importante, principalmente em presença 
de uma crise, que tenhamos, nós mesmos, 
muita clareza, porquanto não há mais quem possa representar-nos. Não vejo nisso nada de extraordinário, 
se se compreender que não há mais gurus 
nem líderes que sirvam, pois perdemos inteiramente a fé neles; não podemos recorrer a nenhuma panacéia política, 
como solução; vemo-nos, por essa razão, 
 forçados a pensar nos problemas por nós mesmos 
e para nós mesmos; a perceber por nós mesmos 
a verdade contida no problema que ora nos apresenta;
 a pensar cabalmente, por nós mesmos, 
se possível, individualmente e mais tarde, talvez, 
coletivamente, em cada problema que nos defronta.

A Verdade, ou Felicidade, ou como a chamar, 
não pode resultar de escolha;não é uma questão de escolha. Nossas mentes, porém, apenas são capazes de escolher, 
de diferenciar, não tendo, por conseguinte, 
um discernimento profundo do problema. 
São pequenas as nossas mentes — estreitas, 
intolerantes, superficiais. Não importa seja a mente 
 ilustrada ou experimentada: uma mente assim 
ainda é superficial, ainda é mesquinha. 

Se reconhecerem o problema que estou tentando mostra-lhes, não o rejeitem, não digam “isto não é para mim";
 excede as minhas forças” — mas investiguem, 
pensem nele completamente, por vocês mesmos.

Enquanto estiverem escolhendo entre “o bom” e “o mau”, 
entre o nobre e o ignóbil, entre este guru e aquele guru
 entre este líder político e aquele outro líder político, 
enquanto houver qualquer escolha 
não pode existir a Verdade. 
A escolha representa apenas a capacidade 
de diferenciar, da mente, e o processo de diferenciação 
é o resultado de uma mente confusa; e, 
por muito que escolham, analiticamente, subjetivamente, 
ou pela investigação de todas as circunstâncias, 
a escolha de vocês produzirá, não obstante, conflito. 

O que se faz necessário hoje em dia não é a escolha 
entre isto e aquilo, mas a compreensão completa 
de cada problema em si, sem comparar, sem julgar, 
mas investigando-o profundamente, sob todos os seus aspectos, e pondo-se à margem as próprias inclinações e preconceitos. Nossas mentes se tornaram intolerantes 
por causa da escolha, por causa da sua 
capacidade de diferenciar.
 Reflitam sobre isso; não o rejeitem.

Na atualidade, são tão estreitas, tão confusas e pervertidas 
as nossas mentes, que somos incapazes de perceber, diretamente, imediatamente, numa experiência, 
a coisa que é verdadeira. Queremos confirmação, 
e o homem que busca seriamente confirmação, 
nunca encontrará ou experimentará aquilo que é verdadeiro. 

É-nos dificílimo, porém, com nossas mentes superficiais 
e capazes de só pensar em termos relativos ao amanhã 
ou a resultados imediatos, promover 
uma revolução fundamental no nosso pensar. 
É essencial essa revolução fundamental, 
se temos interesse em criar um mundo diferente, 
não baseado em ideias comunistas, capitalistas, ou religiosas.

Há necessidade de uma transformação no nosso pensar;
 e ela só poderá efetuar-se se investigarmos realmente
 a questão da escolha — o que não significa que 
devamos nos tornar obstinados. A mente analítica, 
dotada da capacidade de ver o que convém e o que não convém, a mente que escolhe, edificará, forçosamente, 
uma sociedade baseada em resultados, 
 na memória de experiências passadas, 
ou na necessidade imediata. Essa mente, por conseguinte, 
será de todo em todo incapaz de criar um mundo 
 em que haja o senso de visão “integrada” 
do processo total da vida.

Nessas condições, permitam-me sugerir — se de fato 
estão muito interessados —  que deem toda a atenção 
ao que estou dizendo. São tão complexos os nossos problemas, 
que só podemos abeirar-nos deles de maneira muito simples 
e direta. Não podemos resolvê-los com o auxílio de um livro, 
de uma filosofia, de um sistema, de um líder; 
só os resolverão pela compreensão de vocês mesmos, 
pelo percebimento de vocês mesmos, nas suas relações, exatamente como são e não como “deveriam ser”, 
o “deveria ser” denota escolha e está sempre muito distante 
do que é. O que sou na realidade é o que importa, 
e não o que eu “deveria ser!” 

O “deveria ser” é de ordem teórica e ideológica 
e não tem nenhum valor; não é mais do que uma fuga  
ao que sou. O que importa é que eu descubra 
o que sou realmente, de momento a momento, 
no que não há escolha de espécie alguma. 
Quando a mente for incapaz de escolher o que “deveria ser”, dará atenção ao que é. O que é tem muita importância, 
não só no mundo da ação, mas também psicologicamente, interiormente. Só haverá ação direta se eu compreender 
 “o que é” e não “o que desejo ser”.

Enquanto introduzirmos a escolha na nossa ação, 
ela estará sempre baseada em nosso pensamento 
e por conseguinte não nos dará a libertação do temor; 
por essa razão, temos sempre luta e sempre dor; 
e se pudermos compreender “o que é”, 
que se modifica constantemente e nunca é estático, 
essa compreensão mesma será dinâmica e criadora; 
nela há libertação. Devemos observar realmente, 
nas nossas relações de cada dia, de cada momento, 
o nosso exato estado, o que somos de fato, 
não procurando transformá-lo numa coisa nobre. 

Não se pode transformar estupidez em inteligência; 
o que se pode fazer é somente compreender a estupidez; 
e a compreensão da estupidez é inteligência. 
Vejam bem a importância disso, e criarão um mundo novo. Enquanto estiverem lutando para serem diferente do que são, haverá destruição, sofrimento, confusão. 
Só quando compreendo a coisa que sou
 momento por momento, só então a compreensão 
me conduz às profundezas inconscientes do meu ser; 
a compreensão é que nos dará a libertação do temor; 
e a libertação do temor é o estado de felicidade.



Krishnamurti


É uma grande revolução, esta que estamos participando, é um grande fluxo de energia que está aqui para romper estruturas arcaicas, que não podem mais sustentar o que está vindo para transformar profundamente o 'velho homem' no 'novo homem'. Este novo movimento já começou, mas agora está se intensificando, por isso é complicado para nós que estávamos acostumados com padrões comportamentais 'estáveis'  nos adaptar a esta vibração intensa que rompe todas as amarras. Ficamos meio confusos com tanta Luz clareando pontos que antes permaneciam no escuro, fazendo-nos identificar a verdade. As máscaras estão caindo e a verdadeira face daqueles que se esgueiravam pela obscuridade da mentira estão sendo observados. Toda estupidez que se movimentava pelos bastidores está à vista de todos. Como diz Krishnamurti: "Não se pode transformar estupidez em inteligência; o que se pode fazer é somente compreender a estupidez; e a compreensão da estupidez é inteligência". Estamos ficando inteligentes, estamos finalmente enxergando!  KyraKally

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