CURA
Paramahansa Yogananda
Paramahansa Yogananda
Aplicação da vontade, do sentimento e da razão
A atitude mental deveria adaptar-se ao tipo de afirmação
A atitude mental deveria adaptar-se ao tipo de afirmação
que se
aplique: afirmações relacionadas com a vontade,
devem ser acompanhadas
de uma enérgica determinação; afirmações relacionadas com o sentimento
devem ser acompanhadas de devoção; afirmações relacionadas com
a razão,
devem ser acompanhadas de um claro entendimento. Quando se deseja curar
os outros, devemos selecionar um tipo de afirmação que esteja de acordo
com o temperamento do paciente, seja este ativo, imaginativo, emotivo ou
reflexivo. Condição fundamental na prática de toda afirmação é a
intensidade da atenção mas a continuidade e a repetição também são
fatores de considerável importância.
Repete atenta e reiteradamente tuas
afirmações,
saturando-as de devoção, vontade e fé.
E não te inquietes
pelos resultados: estes haverão de produzir-se naturalmente, como fruto
de teus esforços.
Durante o processo de cura física, a atenção deve concentrar-se nos infinitos poderes da mente e não na enfermidade em si,
Durante o processo de cura física, a atenção deve concentrar-se nos infinitos poderes da mente e não na enfermidade em si,
pois pode
debilitar a fé. Quando se trata de superar perturbações mentais, como o
medo, a ira, os maus hábitos, etc., a concentração deve fixar-se na
qualidade oposta a que
se deva vencer. Por exemplo, para superar o medo
deve ser cultivada a consciência da coragem; para superar a ira,
a
consciência da paz; para superar a fraqueza,
a consciência da força.
para superar a enfermidade,
a consciência da saúde e assim por diante.
Origem mental das enfermidades crônicas
Quando lutamos por recuperar a saúde perdida, frequentemente tendemos a prestar maior atenção ao poder avassalador da enfermidade em lugar de nos concentrarmos plenamente na possibilidade de curar; desta forma, permitimos que a enfermidade corporal se converta em um hábito tanto mental como físico. Este fenômeno se manifesta especialmente nas pessoas tensas e apreensivas. Todo pensamento depressivo, todo pensamento de felicidade, de irritabilidade ou de calma, gravam sulcos nas células cerebrais, fortalecendo nossas tendências, seja para a enfermidade ou seja para o bem-estar.
Nossas subconscientes "ideias-hábitos", sejam de saúde ou de enfermidade, exercem uma poderosa influência sobre nosso ser. As enfermidades rebeldes - tanto mentais como físicas - possuem sempre uma profunda raiz na mente subconsciente.
Origem mental das enfermidades crônicas
Quando lutamos por recuperar a saúde perdida, frequentemente tendemos a prestar maior atenção ao poder avassalador da enfermidade em lugar de nos concentrarmos plenamente na possibilidade de curar; desta forma, permitimos que a enfermidade corporal se converta em um hábito tanto mental como físico. Este fenômeno se manifesta especialmente nas pessoas tensas e apreensivas. Todo pensamento depressivo, todo pensamento de felicidade, de irritabilidade ou de calma, gravam sulcos nas células cerebrais, fortalecendo nossas tendências, seja para a enfermidade ou seja para o bem-estar.
Nossas subconscientes "ideias-hábitos", sejam de saúde ou de enfermidade, exercem uma poderosa influência sobre nosso ser. As enfermidades rebeldes - tanto mentais como físicas - possuem sempre uma profunda raiz na mente subconsciente.
Para eliminar a enfermidade é
necessário arrancar
estas raízes ocultas. É por isso que toda afirmação
consciente deve ser praticada com a força suficiente a fim de que seja
capaz de imprimir sua verdade na mente subconsciente;
então, esta
última, por sua vez, influirá de forma automática
sobre a consciência.
Assim, pois, as afirmações vigorosas
que se praticam em forma
consciente atuam tanto sobre a mente como sobre o corpo, através da
meditação da mente subconsciente. As afirmações efetuadas com uma força
ainda maior, alcançam não apenas a mente subconsciente
mas também a supra consciente,
provedora mágica de poderes milagrosos.
Toda afirmação de uma Verdade deve ser praticada aplicando-se nela a vontade, o sentimento, a inteligência
Toda afirmação de uma Verdade deve ser praticada aplicando-se nela a vontade, o sentimento, a inteligência
e a devoção. Não devemos permitir
que a atenção se distraia.
É preciso treinar a atenção como se tratasse
de uma criança travessa; cada vez que se desviar de seu objetivo,
deve
ser trazida de regresso e ensiná-la uma e outra vez,
de forma repetida e
paciente, a concentrar-se
na tarefa que lhe designamos.
Fé e atenção: dois fatores necessários
Se desejamos que uma afirmação alcance a supra consciência, esta afirmação deve estar livre de toda dúvida e incerteza.
Fé e atenção: dois fatores necessários
Se desejamos que uma afirmação alcance a supra consciência, esta afirmação deve estar livre de toda dúvida e incerteza.
A atenção e a fé
operam como faróis, capazes de conduzir até às mentes subconscientes e supra conscientes, inclusive aquelas afirmações que se praticam sem uma
plena
compreensão de seu significado.
A paciência e a repetição atenta e inteligente operam maravilhas. As afirmações praticadas para curar perturbações físicas ou mentais crônicas, deveriam ser repetidas com frequência, profundidade e continuidade, até que cheguem a formar parte integrante de nossas mais profundas convicções intuitivas. Jamais deveríamos prestar qualquer atenção ao fato de que o estado de nossa saúde permaneça estacionário ou mesmo se agrave. É preferível morrer - se a morte tiver que vir - com a convicção de possuir saúde perfeita, do que com a ideia de que se é vítima de um mal físico ou mental incurável.
Mesmo quando, de acordo com o conhecimento atual do homem, a morte constitua irrevogavelmente
A paciência e a repetição atenta e inteligente operam maravilhas. As afirmações praticadas para curar perturbações físicas ou mentais crônicas, deveriam ser repetidas com frequência, profundidade e continuidade, até que cheguem a formar parte integrante de nossas mais profundas convicções intuitivas. Jamais deveríamos prestar qualquer atenção ao fato de que o estado de nossa saúde permaneça estacionário ou mesmo se agrave. É preferível morrer - se a morte tiver que vir - com a convicção de possuir saúde perfeita, do que com a ideia de que se é vítima de um mal físico ou mental incurável.
Mesmo quando, de acordo com o conhecimento atual do homem, a morte constitua irrevogavelmente
o fim de nosso corpo, o poder da alma é capaz
de modificar a "hora assinalada".
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