Translate

terça-feira, 6 de agosto de 2024

 EM SEU FLUIR, A VIDA UNIVERSAL 
PROSSEGUE E NUNCA DESCANSA

Uma energia positiva potente está hoje na superfície da Terra mais atuante que no passado, embora muitas vezes não seja notada. Revela sua face aos que não ambicionam vê-la. Quando presente, os ares se movem e no interior dos indivíduos se acende uma chama, poderoso convite para prosseguirem no Caminho. Apesar de a grande maioria desta humanidade continuar adormecida, prisioneira de interesses pessoais, pensando apenas em usufruir os bens que a existência material ainda lhes possa oferecer, a vida sobre a Terra continua. Isso, por si só, é uma prova inquestionável da atuação dessa energia.

Podem-se seguir diferentes sendas rumo ao portal de ingresso na vida espiritual; entretanto, um único impulso conduz a ele: o chamado para a integração cósmica. Sob esse impulso, qualquer movimento em direção à personalidade equivale a interromper um processo em expansão; deixar-se perder em questões humanas é fragmentar um campo de excelsa energia que gradualmente amplia as fronteiras do mundo interior.

O estado de abertura interna pode parecer distante e inatingível para a mente do homem que necessita ver as margens da estrada por onde caminha. Em silêncio, no entanto, esse estado se instala e, por obra da compaixão e da supremacia da vida espiritual, inesperadamente se descortina à consciência uma realidade maior, que transcende seus limites humanos e se traduz como totalidade.

De certo ponto de vista, o planeta estaria em condições de manifestar harmonia e perfeição desde sua origem. Tal possibilidade, presente na própria concepção humana do “paraíso”, foi guardada no seio da Terra e esteve pulsando sempre, sem jamais deixar de existir. Assim foi cultivada em muitos a certeza de compartilhar desse sublime estado.

A vida interior, caminho de libertação, é fruto do trabalho que a perfeição realiza sobre a consciência, polindo-lhe arestas e dando-lhe sua própria imagem. A perfeição conduz a consciência a sucessivas metamorfoses, transforma barro em ouro, ou seja, faz com que o ser deixe o estado de identificação com a forma e se reconheça como ente divino.

Existem Leis específicas para cada plano de consciência. As leis são os trilhos por onde o viajante avança; mas quando ele chega ao destino, os trilhos não são mais necessários.

Poucos aplicaram em suas vidas o que compreenderam; dos que fizeram, a maioria esperou recompensas. Grandes dádivas lhes foram oferecidas, muitas vezes recusadas. Mas, se elevarem ao alto um clamor por liberação, a Luz neles aprisionada romperá a densa camada que se depositou sobre ela e por todos os rincões da Terra, e, mais além, se espargirá.

Quando o indivíduo se polariza no nível humano, une-se com as forças materiais e, assim, torna-se instrumento delas e enfraquece sua ligação com o mundo interior. Mas, quando vive em conformidade com a Lei divina, une-se com Ela e nada de externo o pode tirar desse estado.

A coisa alguma se deve temer. O medo apenas existe onde as sementes das trevas podem brotar. Um reto viver, uma conduta pautada pelo que é internamente indicado, não deixa espaço para predominarem as forças opressoras do medo.

O medo nasce do envolvimento com as forças da matéria e suas ilusões. A consciência nos planos interiores é Luz e Clareza; nesses planos, o Amor é a energia plasmadora. Portanto, não há o que temer quando se está conectado com a própria essência.

José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário