Translate

domingo, 27 de fevereiro de 2022

REFLETINDO COM RAMANA

 
Perguntaram a Ramana: Qual é a diferença entre a mente e o Ser? 
 
Não há diferença. A mente voltada para dentro é o Ser; voltada para fora, torna-se o ego e o mundo.Veja com os olhos físicos e você verá o mundo. Veja com o olho da realização, e tudo aparecerá como o Ser.


Examine todos os tipos de estados de consciência e, ao fixar-se naquele estado no qual se percebe que apenas o Ser Supremo é a verdade, verá que sua vida e atividade no mundo serão encaradas como um jogo.

Neste caso você descobriu qual a realidade que se acha no interior de seu coração, acima de todas as aparências deste mundo.

Assim, sem perder de vista o supremo, divirta-se como quiser neste mundo. Dando a impressão que tem entusiasmos e gratificações, ansiedades e aversões (mas na realidade não tendo nenhum deles), dando a impressão de iniciar e perseguir objetivos (mas na realidade não tendo qualquer apego a esses esforços), encarregue-se dos afazeres do mundo sem qualquer prejuízo para você. 

Livrando-se de todos os apegos, mantendo a mesma equanimidade e exercendo suas atividades terrenas em consonância com o meio em que você se encontre, divirta-se no mundo como lhe apraz. 


É muito difícil para os ocidentais voltarem-se para dentro de si mesmos?  

Sim. Por serem Rajásicos, a energia deles vai para fora. Devemos estar quietos por dentro, não esquecendo do SER. Externamente então, podemos continuar com as nossas atividades. O homem que representa no palco e faz o papel feminino, esquece de que ele é homem? Igualmente, nós também devemos dar a voz ativa em nosso papel no palco da vida, porém, não devemos identificar-nos com esse papel. 

Você pode continuar com a sua administração pública, pode continuar no mundo, viver a vida de um homem casado como antes. Pode assumir o papel que transcenda todos os papéis; apenas não esqueça do UM. 

Mantenha sua mente Nele o tempo todo, não importa qual seja a coisa que na ocasião estiver fazendo.


O que é a auto realização?” 

- “Meramente uma frase”, respondeu. 

O ouvinte ficou ali, esperava ouvir mais .... Ramana deu mais: 

- “As pessoas esperam algum milagre acontecer, algo que vai lhe cair do céu num flash. Não é bem assim. Apenas a noção de que você é o corpo, de que você é isto ou aquilo irá embora, e você permanece como você é”.

 
Quanto à existência de sofrimento no mundo, o sábio explica, por sua experiência, que se alguém se retirar para dentro do Ser, todo o sofrimento termina.
 
O sofrimento é sentido enquanto um objeto for distinto de si mesmo. Mas quando se descobre que o Ser é um todo indiviso, quem ou o que está lá para sentir?

Sri Ramana Maharshi - citações
http://meditacaocristica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário