Translate

domingo, 13 de fevereiro de 2022

O YOGA DO CONHECIMENTO


A Mente Universal não é indiferente e imóvel espectador para a sua criação, mas é um Espírito que sente, anela, luta, age, sofre, regozija-se, participando dos sentimentos das Suas manifestações, e não se contentando com observá-los cuidadosamente, Ele vive em nós, conosco, através de nós. Detrás de todo sofrimento no mundo pode encontrar-se um grande amor que sente e sofre. E neste pensamento está o conforto para a alma que duvida, paz para a alma aflita.

Tudo é bom e tudo está sob a Lei; nada acontece por acaso.

Nunca há uma cessação de atividade por parte da Mente Universal. Quando num universo ou sistema de mundos há Noite Criadora, há uma atividade intensa de Meio Dia em outros. Quando dizemos 'universo', pensamos no universo dos sistemas solares, milhões destes sistemas, que compõem o universo particular de que temos alguns conhecimentos. Nosso universo é apenas um dos sistemas de universos, cujo número vai a milhões, e que estes sistemas formam apenas uma parte de um sistema maior, e este pertence a outro ainda mais elevado, e assim por diante, até o infinito.

Na presente época, no grau evolutivo em que atualmente estamos neste planeta, há um grande combate entre as forças da materialidade e da espiritualidade, e todos tomam parte neste combate. Alguns estão de um lado, outros de outro, e até famílias inteiras estão divididas por causa da grande questão da espiritualidade contra a carnalidade. Não há, porém, dúvida quanto ao êxito. O superior há de triunfar sempre sobre o inferior.

Cada alma tem, em si, certos elementos de desejo e atração, e atrai a si certas condições e experiências, sendo por sua vez atraída para estas coisas. Esta é a lei da vida, no corpo ou fora dele. E não há injustiça nesta lei; porque dá a cada um aquilo que pede, para satisfazer os desejos que guarda ou, antes, as condições e experiências designadas para queimar os desejos que o retêm e cuja destruição dará possibilidade de um adiantamento futuro. Por exemplo, se alguém tem o desejo de bens materiais, o Carma o atrairá a uma reencarnação em condições de luxo e riqueza, até que estes se lhe tornem repugnantes, e seu coração se encherá do desejo de fugir destas condições e encontrar coisas mais elevadas e satisfatórias.

As coisas que agora não vos atraem, não vos tentam, foram por vós experimentadas e vencidas já em alguma vida anterior. Das experiências amargas nos veio o saber e sabedoria que não desejamos perder. Tais experiências, embora não sejam lembradas, não estão perdidas; elas vieram a ser uma parte do material de que é composta nossa mente. Elas existem na forma de sentimentos, caráter, inclinações, simpatias e antipatias, afinidades, atrações, repulsões etc.

A lei do Karma vos atrai aquilo que é conforme vosso modo de pensar e também é a causa de atração entre vós e outras pessoas. Muitas vezes se encontram e associam pessoas que estiveram em mútuas relações em vidas anteriores. Amores velhos e ódios antigos elaboram seus resultados em nossas vidas. Estamos vinculados aos que amamos, como igualmente àqueles a quem fizemos algum mal.

Vós sois o que sois hoje, devido ao que fostes em vossa vida passada. E em vossa vida futura, sereis o que preparais agora para serdes.

O Karma de uma nação é formado do Karma coletivo dos indivíduos que a compõem.

Nossos próximos não quererão fazer-nos mais mal do que nós queremos fazer a eles; se ninguém quisesse fazer mal a seu irmão, o Karma não teria causa contra ele.

Quando uma raça passou certo número de encarnações sobre um planeta, passa para outro, aprende ali novas lições e passa dali para outro, e assim sucessivamente, até que, por fim, aprende todas as lições possíveis neste universo, indo então para outro universo, e assim continua, passando cada vez mais a universos mais elevados e chegando a alturas de cuja grandeza nem podemos fazer uma ideia: tão grandioso é o destino que aguarda a alma humana.

Ramacháraka
http://yoga-ensinamentos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário