Translate

terça-feira, 8 de junho de 2021

AS LEIS DO PENSAMENTO


Um santo que tenha paz, equilíbrio, harmonia e ondas espirituais difunde pelo mundo pensamentos de paz e harmonia. Esses pensamentos viajam e entram nas mentes das pessoas e nelas produzem sentimentos iguais de harmonia e paz. Por outro lado, a mente repleta de inveja e ódio prejudica o mundo com seus pensamentos, embora possa exteriormente estar prestando um serviço.

Você está cercado por um oceano de pensamentos. Está absorvendo alguns e rejeitando outros no mundo do pensamento.

Pensamentos de luxúria, ódio, inveja e egoísmo produzem, na mente, imagens distorcidas, pervertem o intelecto, causam perda de memória e confusão mental.

Não acumule no cérebro pensamentos inúteis. Esqueça tudo que não lhe for útil. Só então você poderá encher sua mente de pensamentos divinos.

Todo pensamento é transmitido às células do corpo, que são enormemente afetadas por eles. Se na mente existir confusão, depressão e outros pensamentos negativos, estes serão transmitidos através dos nervos a cada célula do corpo. Estas enfraquecem, tornam-se ineficientes. No entanto, o pensamento construtivo transforma, renova e edifica.

Todo pensamento possui peso, forma, tamanho, estrutura, cor, qualidade e poder. Um yogue, com seu olho espiritual, pode ver claramente todos estes pensamentos.

Amigo e inimigo, virtude e vício existem apenas na mente. Cada indivíduo cria um mundo de bem e de mal, de prazer e de dor unicamente com sua própria imaginação. Não existe nada de bom ou de agradável neste mundo. Sua imaginação é que os torna assim.

Um desejo estimula um pensamento; o pensamento incorpora-se numa ação. A ação constitui a trama do destino. Cobiçar as posses alheias, ainda que não se transforme em trapaças ativas no presente, nos fará um ladrão numa vida futura. O ódio e a vingança, ainda que alimentados em segredo, são as sementes das quais surgirá o assassino.

Não se entregue ao fatalismo. Este produzirá inércia e preguiça. Reconheça os poderes do pensamento. Opere. Pensando direito você poderá criar para si próprio um grande destino. Pelo poder do pensamento, você faz o seu destino.

Cada pensamento marca um sulco no rosto. Um pensamento divino ilumina o rosto. Maus pensamentos permanentes aumentam a profundidade das impressões sombrias.

Os pensamentos de preocupação e medo são forças terríveis. Envenenam a fonte da vida e destroem a harmonia, a vitalidade e o vigor. Enquanto que os pensamentos opostos de bom humor, alegria e coragem curam, acalmam, aumentam a eficiência. Esteja sempre de bom humor.

Ataques violentos de mau humor produzem sérios danos nas células do cérebro. Esgotam sua energia e vitalidade, provocam velhice prematura e encurtam a vida.

Pense em alguém como sendo um bom amigo e a coisa começa a se tornar realidade. Pense nele como um inimigo e a mente também apura o pensamento a ponto de o transformar em fato. Quem conhece o funcionamento da mente e a controla na prática, é realmente feliz.

A grande lei 'os semelhantes exercem mútua atração' também opera no mundo do pensamento. Pessoas que pensam de maneira semelhante procuram umas às outras. A mente possui poder de atração.

Você atrai, continuamente, para si, pensamentos, influências e condições que mais se aproximam de seus próprios pensamentos e direções. Esta lei opera o tempo todo, quer estejamos conscientes ou não.

Está inteiramente em suas mãos a possibilidade de determinar que espécie de pensamento quer alimentar e consequentemente o tipo de influência que vai atrair para si.

Um pensamento bom em você produz pensamentos bons naqueles com quem convive. Um pensamento de rancor gera vibrações semelhantes nos que estão à volta.

Mantenha um homem bom e honesto na companhia de um ladrão. Ele começará a roubar. O pensamento é muito contagioso.

Mantenha jovem seu coração. Não pense que está velho. Aos 60 pense 'tenho 16 anos'. Você se torna aquilo que pensa. Esta é uma lei psicológica.

Pense 'sou forte' e ficará forte. Pense 'sou fraco' e será fraco. O pensamento é a única coisa que amolda e estrutura um homem.

Se você pensar corretamente, falará e agirá corretamente. As palavras e os atos são uma continuação do pensamento.

Pense bem de todos. Faça sempre boas ações. Sirva, ame, dê. Faça os outros felizes. Viva para servir os outros. Então colherá felicidade. Se ferir os outros, colherá dor; circunstâncias e meios desfavoráveis aparecerão para você.

Um mau caráter pode se transformar em um bom através de bons pensamentos, circunstâncias desfavoráveis podem se transformar em favoráveis pelas boas ações.

Tenha cuidado com os pensamentos. Tudo que sua mente enviar, volta para você. Cada pensamento é um bumerangue. Se odeia alguém, o ódio lhe será devolvido. Se ama os outros, o amor lhe será restituído.

Um mau pensamento é triplamente maligno. Primeiro, prejudica o pensador fazendo mal à sua mente. Segundo, prejudica a pessoa visada. Terceiro, prejudica toda a humanidade por viciar a atmosfera mental.

A mente cheia de maus pensamentos age como um polo magnético que atrai pensamentos semelhantes de outros e assim intensifica o mal em si mesma.

Swami Sivananda
http://yoga-ensinamentos.blogspot.com
 
Pensamentos
 
A mente não existe como uma entidade – essa é a primeira coisa. Só existem pensamentos.

A segunda coisa: os pensamentos existem separados de você, eles não são um com sua natureza, eles vêm e vão – você permanece, você persiste. Você é como o céu: este nunca vem, nunca vai, está sempre aí. Nuvens vêm e vão, elas são um fenômeno momentâneo, elas não são eternas. Mesmo que você tenta apegar-se a um pensamento, você não pode retê-lo por muito tempo; ele precisa ir-se, ele tem seu próprio nascimento e morte. Pensamentos não são seus, eles não lhe pertencem. Eles chegam como visitantes, hóspedes, mas não são anfitriões.

Observe cuidadosamente, assim você se tornará o anfitrião e os pensamentos serão os hóspedes. E como hóspedes eles são bonitos, porém se você esquecer completamente de que é o anfitrião e eles se tornarem o anfitrião, dessa forma você fica numa confusão. Isso é o que o inferno é. Você é o mestre da casa, a casa lhe pertence, e os hóspedes tornaram-se os mestres. Receba-os, cuide deles, mas não fique identificado com eles; do contrário, eles se tornarão os mestres.

A mente se torna o problema porque você tomou os pensamentos tão profundamente dentro de você que você esqueceu completamente a distância; que eles são visitantes, eles vêm e vão. Lembre-se sempre daquele que permanece: essa é sua natureza, seu tao. Esteja sempre atento daquele que nunca vem e nunca vai, assim como o céu. Mude a gestalt: não fique focado nos visitantes, permaneça enraizado no anfitrião, os visitantes virão e irão.

Osho 
https://www.osho.com
 
 
A real natureza do pensamento

Tempo é pensamento, e pensamento é o processo da memória que cria o tempo como ontem, hoje e amanhã, como uma coisa que nós usamos como meio de aquisição, como modo de vida. O tempo para nós é extraordinariamente importante, vida após vida, uma vida levando a outra vida que é modificada, que continua. Certamente, o tempo é a real natureza do pensamento, pensamento é tempo. E enquanto o tempo existir como meio para alguma coisa, a mente não pode ir além dela mesma, a qualidade de ir além dela mesma pertence à nova mente, que está livre do tempo. O tempo é um fator no medo. Por tempo, não estou falando de tempo cronológico, do relógio, segundo, minuto, hora, dia, ano, mas tempo como um processo psicológico, interno. É esse fato que produz medo. Tempo é medo; como tempo é pensamento, ele gera medo; é o tempo que cria frustração, conflitos, porque a imediata percepção do fato, ver o fato independe de tempo. Assim, para compreender o medo, deve-se estar cônscio do tempo - tempo como distancia, espaço, "eu", que o pensamento cria como ontem, hoje e amanhã, usando a memória de ontem para se ajustar ao presente e condicionar o futuro. Assim, para a maioria de nós o medo é uma extraordinária realidade; e a mente que está enredada no medo, na complexidade do medo, nunca pode ser livre; ela nunca pode compreender a totalidade do medo sem compreender as complicações do tempo. Eles andam juntos. 
 
J. Krishnamurti, The Book of Life
http://legacy.jkrishnamurti.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário