Translate

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

ONDE ESTÁ O TAO ?


"Sorri sempre: os amigos merecem, 
os inimigos precisam"
(https://risote.com) 


Um dia, um estudioso chamado Donguozi perguntou a Chuang Tzu: "Aquilo que chamamos de Tao - onde fica?"

Os dois estavam do lado de fora, e Chuang Tzu disse: “Em todos os lugares. Não há lugar onde o Tao não esteja. "

Donguozi não entendeu muito bem, então perguntou: "Você pode ser mais específico e apontar para mim?"

Chuang Tzu olhou em volta e viu formigas rastejando sob seus pés, então apontou para elas: "O Tao está entre essas formigas".

Isso surpreendeu Donguozi. Ele perguntou: "Por que um lugar tão humilde?"

Chuang Tzu apontou para uma folha de grama: "O Tao está no mato."

Isso intrigou Donguozi. As formigas pelo menos podiam se mover. Você não poderia dizer isso sobre a grama! Ele perguntou: "As ervas daninhas não são ainda mais humildes que as formigas?"

Chuang Tzu apontou para algum material de construção descartado: “Vê aquela telha de barro? O Tao está nele.

Isso intrigou Donguozi ainda mais. Ele perguntou: “Por que você continua indo cada vez mais baixo? Pelo menos as formigas e as ervas daninhas estão vivas. A telha de barro é uma coisa morta!

Chuang Tzu apontou para uma pilha de esterco: "O Tao está na urina e na defecação".

A perplexidade de Donguozi se transformou em frustração. Ele fechou a boca e não disse mais nada.


 
O Tao

Esta história inspira um pensamento mais profundo. Na superfície, parece que o Tao não é nada de especial, pois está em toda parte, mesmo em lugares que parecem inúteis ou insignificantes. Abaixo da superfície, o que Chuang Tzu está realmente dizendo é que o Tao é ainda mais incrível precisamente porque está em toda parte. O Tao não se limita onde pode estar. Podemos encontrá-lo não apenas nos lugares mais sagrados, mas também nos mais modestos - e em todos os lugares.

A maioria das pessoas divide o mundo em categorias e as classifica umas contra as outras. Para eles, faz sentido que alguns lugares e coisas sejam reservados para tratamento especial, enquanto outros devem ser deixados de lado para serem ignorados ou ridicularizados. Portanto, o Tao deve ser reservado para templos e locais de significado religioso, e se o Tao deve ser representado em uma estátua ou escultura, deve ser feito do material mais precioso disponível.

O pensamento do sábio é o oposto completo. Para um sábio o mundo inteiro é uma criação sagrada, e tudo nele vem da mesma fonte sagrada. Lugares e coisas podem parecer diferentes na percepção humana, mas todos participam da unidade essencial da totalidade. Tudo está conectado com tudo o mais - o nascimento está conectado à morte, a sobrevivência está relacionada à eliminação, os organismos vivos estão conectados a objetos inorgânicos e assim por diante. Uma flor não pode viver sozinha, separada de suas raízes que cavam profundamente na lama. Assim, quando os cultivadores de Tao apreciam a beleza da flor, reconhecem também a bondade inerente a todas as outras partes da planta e o solo que lhe dá vida. Tudo na flor, não apenas suas pétalas, tem sua própria beleza especial.

Hoje a maneira com a qual o sábio de percebe o mundo ainda não é amplamente compreendida. Podemos ser muito mais avançados tecnicamente do que as pessoas da China antiga, mas ainda não avançamos muito em termos de nossa natureza essencial. Assim, é muito comum que quando observamos as pessoas se referirem ao divino elas olham para cima ou apontam para o céu, ou falam sobre "o homem lá em cima".

Os cultivadores de Tao conhecem a verdade que transcende a mente mundana. O divino não está apenas no céu; também está ao nosso redor e abaixo de nós. Está dentro e fora de nós; estende-se em todas as direções. Deus não é um homem e vive não apenas no andar de cima, mas também no andar de baixo e em todos os cômodos simultaneamente. O divino se manifesta não apenas em todos os cantos da casa, mas também em todos os lugares fora da casa. Olhar apenas para o céu é limitar o que não pode ser limitado em primeiro lugar.

O final da história retratou a diferença dramática que o Tao pode fazer na vida de alguém. As pessoas que não entendem o Tao não veem nada de especial nas coisas cotidianas, a menos que sejam altamente valorizadas em termos de riqueza material. O foco e a busca de tais valores nunca levam à felicidade, e é por isso que eles são frequentemente assediados por aborrecimento e frustração.

Você não precisa pensar como eles. Quando você entende o Tao,  torna-se mais como Chuang Tzu. Você o vê o em toda parte, pois dessa forma  pode experimentar a essência requintada da existência. Você não precisa procurar o Tao em nenhum lugar, pois ele está bem na sua frente, não importa para onde você virar. Você vive cada dia cercado pelo mistério e milagre da própria vida. É por isso que você está sempre sorrindo - seu sorriso vem da alegria interior e da sua apreciação pela incrível beleza de tudo isso.
 
Derek Lin
https://taoism.net 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário