Translate

terça-feira, 19 de novembro de 2019

LIÇÕES PARA A VIDA



Torne-se uma pessoa sem definições. Torne-se a alma nobre e viva dessa maneira desperta, sem imitar ninguém. Quaisquer que sejam as circunstâncias que sua vida lhe pedir, responda a elas da sua própria maneira Zen. Não perca tempo tentando ser outra pessoa ... Não estamos aqui para ter a experiência de outra pessoa. Estamos aqui para ter nossa própria experiência vívida. Portanto, não se apegue ao passado, ao que aconteceu, ao que não aconteceu. E não julgue o hoje pelo ontem. Vamos viver plenamente o hoje! Momento a momento, cada meditação é a única meditação. (Maurine Stuart Roshi)


Sempre tenha Ítaca em sua mente.
Chegar lá é o seu destino.
Mas não apresse a viagem.
É melhor que ela dure muitos anos.
E quando você chegar à ilha você estará velho,
rico com tudo que ganhou no caminho,
sem esperar que Ítaca lhe ofereça riquezas.
Ítaca lhe deu uma linda viagem.
Sem ela você jamais teria saído a caminho.
Nada mais ela tem a lhe dar.
E, se você estiver pobre quando a encontrar, 

Ítaca não o terá decepcionado.
O sábio que você se tornou, depois de tantas experiências,
terá compreendido o que Ítaca significa. (C. P. Cavafy)


Quando penso no que estou dizendo, digo menos, porque é mais significativo. Quando não penso no que estou dizendo, eu digo mais coisas, porque elas perderam o sabor. E quando não tenho sabor nas coisas que eu vivo e faço, eu multiplico as coisas que vivo e faço. E falo mais. E saio mais. E faço mais festas. E tenho mais amigos. E viajo mais, e não paro de viajar pois como eu não consigo estar comigo eu quero estar em todos os lugares do mundo. Pois não tolero estar em minha casa ou pensativo, então eu tenho que estar no stress do aeroporto e visitando...Ou seja, é uma vida. Uma vida para rodar, rodar, rodar.. até que eu fique tão tonto que eu perca a consciência de mim mesmo. Por isso que nós viajamos mais do que jamais viajamos no passado, porque não estamos vendo mais nada. (Leandro Karnal )
  

Os três mantras ferozes de Tsangpa Gyare:

- O que tiver que acontecer, que aconteça!
- Seja qual for a situação, está ótimo!
- Eu realmente não preciso de coisa alguma!
 

Basta não ter ideias sobre as coisas ou situações para viver completamente feliz. A fórmula é aceitar as coisas como elas são, e não como gostaríamos que fossem. Não nade contra a corrente da vida, mas a favor delas. Você nem precisa nadar. Apenas abra seus braços e deixe-se ir. Qualquer margem para a qual essa corrente te leva é boa para você: essa é a fé. Você é seu principal obstáculo. Pare de se atrapalhar. Tire tudo do caminho e simplesmente comece a descobrir o mundo. (Pablo D’Ors)
 
Uma pessoa não sabe o valor da liberdade até que ela lhe seja tirada”, disse-me ele. “As pessoas correm para fugir da chuva. Eu corro para a chuva. Como poderia uma coisa que vem do céu não ser preciosa? Tendo sido privado da chuva por tantos anos, sou grato por cada gota. Apenas por ter a sensação dela no meu rosto.

Não é o mundo que lhe dá contentamento, então o mundo não pode tirá-lo de você. Você pode permitir que as pessoas entrem na sua vida e a destruam, mas eu me recusei a permitir que alguém tirasse o meu contentamento. Eu me levanto de manhã, e não preciso que ninguém me faça rir. Eu vou rir sozinho, porque fui abençoado com a possibilidade de ver outro dia, e, quando você recebe essa benção, ela deveria ser o suficiente para lhe dar contentamento.

Eu não saio por aí dizendo: ‘Cara, não tenho um tostão no bolso’. Eu não ligo para ter um tostão no bolso, mas eu ligo para o fato de ser abençoado e poder ver o sol nascer. Você sabe quantas pessoas tinham dinheiro mas não acordaram esta manhã? (...) A minha mãe nunca nos criou para sair pelo mundo e ganhar o máximo de dinheiro que conseguíssemos. Minha mãe nos ensinou sobre a verdadeira felicidade. Ela nos disse que, quando estamos felizes, quando as pessoas ficam com você, elas também ficam felizes. Posso dizer que sou feliz porque escolho ser feliz. (Anthony Ray Hinton
)


O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde onde as certezas moram. (Dostoiévski)


Meu corpo não sou eu, minha consciência não sou eu e minha vontade não sou eu. Não há nada a ser alcançado. A natureza búdica é nossa vida eterna, fundamental, é o alicerce que sustenta o universo inteiro. Ela engloba todos os fenômenos visíveis e invisíveis e está dentro de cada ser humano. Por isso cada um de nós possui a habilidade inata de lidar com todas as coisas, as visíveis e invisíveis. (Daehaeng Sunim)


 
Não siga pensamentos sobre o passado, não antecipe o futuro, e não se prenda aos pensamentos ilusórios que surgem no presente. Volte-se, isso sim, para dentro. Observe a sua natureza verdadeira e mantenha a percepção de sua mente natural como ela é, alem das ideias de passado, presente e futuro. (Garab Dorje)
 
 
As pessoas comuns vivem preocupadas com a morte. Mesmo quando saciadas, se preocupam com a fome. Estão mergulhadas na Grande Insegurança. Mas os sábios não se importam com o passado. Eles também não se preocupam com o futuro. E tampouco se apegam ao presente. E de momento em momento, eles seguem o Caminho. (Boddhidharma)
 
  
 
Nesse mundo terrível, só o que conta é que você mentalmente junte as mãos em sinal de gratidão e dê graças por estar vivo. Faça isso todo dia; faça isso para manter-se alerta e aberto, quer esteja nas garras de um terrível sofrimento ou sentindo uma alegria sem limites. (Hiroyuki Itsuki)
 
 

Os que se libertaram do pensamento conceitual são humildes e não exaltam a si próprios. Aqueles cujas mentes são vazias compreendem o que é profundo. Os que auxiliam o próximo sem esperar recompensa são verdadeiramente gentis. Aqueles cujas palavras estão em sintonia com a mente sempre dizem a verdade. Os que não exigem dos outros mais do que exigem de si mesmos promovem a paz. Os que sabem mudar de acordo com as condições são hábeis. Aqueles que agem quando devem agir e repousam quando é momento de repousar vivem em harmonia com o tempo. (Sung Ch’ang-Hsing)
 
 
 
Essa vida toda é um sonho, um sonho dentro de um sonho dentro de um sonho. Nós sonhamos este mundo, nós sonhamos que morremos e nascemos em outro corpo. E nesse nascimento nós sonhamos que temos sonhos. Todos os tipos de prazeres e sofrimentos alternam-se nesses sonhos, mas chega um momento quando o despertar acontece. Neste momento, que chamamos de realização do Ser, há a compreensão de que todos os nascimentos, todas as mortes, todos os sofrimentos e todos os prazeres eram sonhos irreais que, finalmente, chegaram ao fim. (Annamalai Swami)
 
 
 
Mantenha o estado de não-distração e as distrações se dissiparão. Permaneça sozinho e você encontrará um amigo. Tome o posto inferior e você atingirá o mais elevado. Apresse-se devagar e você logo chegará. Renuncie aos objetivos mundanos e você alcançará dos objetivos o mais elevado. Aja de maneira natural, como uma criança pequena. Seja pacífico como um oceano sem ondas. Espalhe sua luz como a chama de uma lamparina.Viva sem preocupações, como um cadáver. Permaneça sereno como uma montanha. (Milarepa)
 
 
https://obudaemmim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário