Translate

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

COMPREENDENDO 
A ORDEM E A DESORDEM


Citações de Jiddu Krisnhamurti 


Ordem na vida e ordem cósmica

Se não houver nenhuma ordem no seu relacionamento com a sua vida, com seu marido, com seus filhos, com seu vizinho – esteja esse vizinho próximo ou muito longe – esqueça a meditação. Sem ordem na sua vida se você tentar meditar, cairá na armadilha das ilusões. Se você tem sido sério, e você tem ordem – não ordem efêmera, mas ordem absoluta – essa ordem pode olhar para a ordem cósmica, essa ordem tem relacionamento com a ordem cósmica. A ordem cósmica é o pôr do sol, a ascensão da lua, o maravilhoso céu da noite com toda a sua beleza. Simplesmente examinar o cosmos, o universo por meio de um telescópio não é ordem. Se existir ordem aqui, na sua vida, então essa ordem tem uma extraordinária relação com o universo.

 

Beleza é ordem completa 

Mas a maioria de nós não tem esse senso de beleza em nossas vidas. Podemos ser grandes artistas, grandes pintores, experts em várias coisas, mas no nosso próprio dia-a-dia, com todas as ansiedades e desventuras, nós vivemos, infelizmente, uma vida bem desordenada. Você pode ser um grande cientista, um grande expert em determinado assunto, mas você tem seus próprios problemas, lutas, dores, ansiedades e tudo mais. Indagamos, se é possível viver em completa ordem interna, não impor disciplina, controle, mas inquirir sobre essa desordem, quais são as causas e remover, afastar, eliminar a causa. Há, então, uma ordem viva no universo.


A ordem não pode ser cultivada
 
Ordem é virtude. E ordem não é algo a ser cultivado; você não pode dizer “Eu serei ordenado”, ”Eu farei isto, e não farei aquilo” - então você está simplesmente se autodisciplinado, tornando-se mais e mais rígido, mecânico. Uma mente assim é totalmente incapaz de encontrar esta beleza que não tem nome nem expressão. A ordem, como virtude, não pode ser cultivada – se você cultiva a humildade você obviamente não é humilde; você pode cultivar vaidade, mas cultivar humildade não é possível, não mais que cultivar o amor. Portanto ordem, que é uma virtude, não pode ser exercitada. Tudo que se pode fazer é ver essa total desordem dentro e fora de si - observe-a! Você pode ver essa total desordem instantaneamente e isso é a única coisa que importa – vê-la instantaneamente.

 

Ordem e sono
 
Se vocês fazem o balanço do dia quando vão para a cama e se deitam – vocês não fazem isso? – dizendo “Eu não deveria ter feito isso, não deveria ter feito aquilo”, “Poderia ter sido melhor daquela maneira, eu queria não ter dito isso”, quando fazem o balanço das coisas que aconteceram durante o dia, então vocês estão tentando gerar ordem antes de irem dormir. E se vocês não estabelecem ordem antes de irem dormir, o cérebro tenta fazê-lo quando estão adormecidos. Porque o cérebro funciona perfeitamente apenas em ordem, não em desordem. Ele funciona mais eficientemente quando há ordem completa, quer essa ordem seja neurótica ou racional; porque na neurose, no desequilíbrio, existe ordem e o cérebro aceita essa ordem.
 
Portanto, se vocês fazem o balanço de tudo que aconteceu durante o dia antes de irem dormir, vocês estão tentando gerar ordem, e portanto o cérebro não precisa elaborar ordem quando estão adormecidos: vocês o fizeram durante o dia. Vocês podem gerar essa ordem cada minuto do dia, isto é, se estão cônscios de tudo que está acontecendo externamente e internamente.

 

Há desordem quando estamos perseguindo ideais
 
Qual é a natureza e a estrutura da desordem? A desordem existe, não existe? Onde haja contradição – dizendo uma coisa e fazendo outra completamente diferente – com certeza há desordem. eu me pergunto se alguém está ciente disto. Então, há conflito, desordem, quando estamos perseguindo ideais ou nossa própria projeção do que pensamos que deveríamos ser. Ou seja, onde haja divisão entre o que está realmente acontecendo conosco, negligenciando isso e perseguindo uma ideia; isso é uma das causas da desordem. Outra causa psicológica, na assim chamada vida interior, é buscar autoridade, a autoridade de um livro, a autoridade de um guru, a autoridade das chamadas pessoas espirituais. 

 

Desordem é essencialmente conflito

Estamos tentando politicamente, legalmente e socialmente introduzir ordem no mundo externo no qual estamos vivendo, e interiormente estamos confusos, indecisos, ansiosos e em conflito. Sem ordem interna, sempre haverá perigo para a vida humana.
 
O que queremos dizer com ordem? O universo, no sentido supremo, não conheceu qualquer desordem. A natureza, embora amedrontadora ao homem, está sempre em ordem. Ela se torna desordenada somente quando os seres humanos interferem nela e é somente o homem que parece estar desde o início dos tempos em constante luta e conflito. O universo tem seu próprio movimento temporal. Somente quando o homem tiver ordenado sua vida é que compreenderá a ordem eterna.
 
Por que o homem aceitou e tolerou a desordem? Por que tudo que ele toca se arruína, torna-se corrupto e confuso? Porque o homem desviou da ordem da natureza, das nuvens, dos ventos, dos animais e dos rios? Devemos aprender o que é desordem e o que é ordem. Desordem é essencialmente conflito, auto contradição e divisão entre tornar-se e ser.

 

Vocês estão cientes de que sua vida está desordenada?
 
Vocês estão cientes da rotina diária, a monotonia, o fastio de ir para o escritório? Estão cônscios das desavenças, das brutalidades, dos aborrecimentos e da violência, de tudo que é o resultado de uma cultura que é desordem total, que é sua vida? Vocês não conseguem escolher e retirar dessa desordem o que pensam ser ordem. Estão cientes de que sua vida está desordenada, e se vocês não tiverem o interesse, a paixão, a intensidade, a chama para encontrar a ordem, então, escolherão e retirarão o que acham que é ordem para fora dessa desordem. Podem observar a si mesmos com grande honestidade, sem nenhum senso de hipocrisia ou subterfúgio, sabem por si próprios que sua vida é desordenada, e podem colocar tudo de lado para encontrar o que é a ordem. Sabem, colocar de lado a desordem não é assim tão difícil; nós a dramatizamos, sobrestimamos. Porém, quando veem algo muito perigoso, um precipício, um animal selvagem, ou um homem com uma arma, vocês o evitam instantaneamente, não é? Não há nenhum questionamento, nenhuma hesitação, há ação imediata. Da mesma forma, quando você vê o perigo da desordem, há ação instantânea que é a negação total da inteira cultura que gerou a desordem, que é você próprio. 

 

Colocar cada coisa no seu devido lugar
 
A palavra “arte” significa pôr as coisas no seu lugar apropriado, não dando a uma ou a outra uma importância indevida. Se vocês dão demasiada importância à tecnologia, então as outras formas de existência são muito pouco contempladas; portanto, há desarmonia. Se dão ao sexo a importância mais elevada, a suma importância, fazem dele a única coisa que conta na vida, como faz a maioria das pessoas – talvez haja exceções - então de novo exageram e causam desarmonia. Se atribuírem ao dinheiro total importância, novamente a contradição toma lugar – ou se vocês dizem que o poder, a dominação é o mais importante, de novo a contradição ocorre. Viver harmoniosamente, portanto, significa colocar cada coisa no seu lugar apropriado. Vocês farão isso – não dar ao seu corpo a tremenda importância que o Ocidente lhe dá, qual é sua aparência, como se vestem? – o que não significa que vocês não devam vestir-se apropriadamente, decentemente. Farão tudo isso? Se não, por que falam sobre ordem? Não tem sentido. Porém, se se deseja viver em ordem e, portanto em harmonia com um senso de elevada beleza, talvez também de paz, então vocês devem ter ordem. 

http://legacy.jkrishnamurti.org 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário