Translate

terça-feira, 13 de novembro de 2018

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Observe a sua mente...
 
Observe a quantidade de problemas pra resolver e expectativas que estão sendo criadas e se movendo em sua mente...
 
Nesse momento respire conscientemente e relaxe a mente
 
Perceba que nenhum problema jamais é resolvido. As pessoas que estão tentando resolvê-los estão se movendo numa direção falsa.
 
Elas podem encontrar algumas soluções, mas essas soluções serão caseiras, porque os problemas são existenciais, e as soluções são produtos da mente.
 
A existência não conhece nenhum problema.
 
Os problemas são criados pelo homem.
 
Na verdade os problemas existem porque estamos tensos
 
Assim, uma vez que a tensão é relaxada, os problemas desaparecem.
 
As pessoas normalmente pensam que existem problemas e que é por isso que estamos angustiados e preocupados.
 
Mas não é assim. Vc está angustiado, preocupado, por isso não pode viver sem problemas. Você os cria.
 
Sua preocupação precisa de algum problema para se apegar.
 
Assim, se um problema é resolvido, imediatamente você cria outro.
 
Por isso tente cortar a própria raiz, a origem dos problemas – que é o estado tenso da mente.
 
Uma vez que este estado é relaxado, todos os problemas simplesmente desaparecem.
 
Uma vez que vc conhece esse momento – mesmo por um único instante, vc tem a chave em suas mãos e, sempre que quiser, poderá abrir as portas do templo e entrar.

Osho 
http://blogdoosho.blogspot.com



Uma mente com problemas não é uma mente séria

Uma das principais perguntas que a pessoa deve se fazer é esta: quão longe ou a que profundeza pode a mente penetrar em si mesma? Essa é a qualidade da seriedade porque implica vigilância a toda estrutura do próprio ser psicológico com seus impulsos, suas compulsões, seu desejo de realização, e suas frustrações, suas misérias, esforços e ansiedades, suas lutas, sofrimentos, e os inumeráveis problemas que tem. A mente que perpetuamente tem problemas não é absolutamente uma mente séria, mas a mente que compreende cada problema quando ele surge e o dissolve imediatamente de modo que ele não é levado para o dia seguinte, tal mente é séria.
 
Em que a maioria de nós está interessada? Se temos dinheiro, nos voltamos para as chamadas coisas espirituais, ou diversões intelectuais, ou discutimos arte, ou pintamos para nos expressar. Se não temos dinheiro, nosso tempo é usado dia após dia para ganhá-lo, e ficamos presos nessa miséria, em sua infindável rotina e aborrecimento. 
 
A maioria de nós é treinada para funcionar mecanicamente em alguma profissão ano a ano. Temos responsabilidades, esposa e filhos para sustentar, e presos neste mundo louco tentamos ser sérios, tentamos nos tornar religiosos; vamos à igreja, aderimos a esta organização religiosa ou àquela ou, talvez, ouvimos falar destes encontros e, como temos férias, viemos para cá. Mas nada disso produzirá esta extraordinária transformação da mente. 
 
J. Krishnamurti, The Book of Life
http://legacy.jkrishnamurti.org
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário