Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

FACILMENTE VOS SUJEITAIS AOS ENGANOS DE VOSSA IMAGINAÇÃO



Pergunta: O Buda fez menção das características do Arhat como incluindo não somente a união mística, como também os poderes psíquicos e ocultos. Não deveria o homem perfeito possuir tais poderes, o que significa completo domínio do mundo da matéria, em aditamento à sua consecução física?


Krishnamurti: Naturalmente. Porém, é possível que a expressão dos poderes ocultos e psíquicos possa não ser tão necessária como a qualidade mística dessa união. A maioria das pessoas do mundo sente o incitamento pelos poderes místicos e ocultos. Pensam que se tiverem visões, será isto o absoluto atingimento. Na maioria dos casos é isto meramente o resultado da má saúde; e são assim desviados pelo que não é essencial. É muito fácil o vos sujeitardes aos enganos de vossa imaginação do que fazer frente com firmeza e, por essa maneira, a vós próprios purificar.

Todos vós confiais na visão exterior para vos guiar, ao passo que a verdadeira visão — a do entendimento, vem do interior. A maioria dentre vós confia nos poderes ocultos, nas demonstrações físicas; precisa da autoridade dos guias espirituais provindos de um outro mundo para auxiliar e a coagir a se modelarem. Porém, nesse caminho, não se encontra a libertação nem a eterna felicidade a qual vem somente por meio do desdobramento da vida.

Sei que na literatura Budista é dito que o homem perfeito necessita possuir todas as qualidades, porém não necessita expressá-las todas em uma única vida. Se desejardes cultivar essas qualidades de importância secundária para a vida, podeis ir para a Índia onde existem muitas escolas nas quais se ensina o povo a desenvolver a segunda visão, a respeitar adequadamente e assim por diante. Essas coisas, para mim, não são de importância, não são de valor perdurável, correspondem ao fortificar de vosso caráter, os vossos desejos para, por esse modo, desenvolver o entendimento da vida. Sem o entendimento e o preenchimento da vida, não haverá possibilidade de colher essa eterna felicidade em vossos corações e de com ela encher o vácuo oriundo do tédio.

Quando houverdes criado a harmonia dentro de vós mesmos, haveis de criar harmonia no mundo da matéria. Eu me preocupo principalmente com o criar a interna harmonia e não aquela que é exterior. A primeira é muito mais difícil de conseguir do que a segunda, ou por outra, sem compreensão da harmonia interior não tereis a possibilidade de criar harmonia no mundo exterior.

 
Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário