Translate

sábado, 17 de novembro de 2018

OITO VERSOS 
QUE TRANSFORMAM A MENTE



Com a determinação de alcançar o bem supremo em benefício de todos os seres sencientes, mais preciosos do que uma joia mágica que realiza desejos, vou aprender a prezá-los e estimá-los no mais alto grau.

Sempre que estiver na companhia de outras pessoas vou aprender a pensar em minha pessoa como a mais insignificante dentre elas, e com todo respeito, considerá-las supremas, do fundo do meu coração.

Em todos os meus atos vou aprender a examinar a minha mente e, sempre que surgir uma emoção negativa, pondo em risco a mim mesmo e aos outros, vou com firmeza enfrentá-la e evitá-la.

Vou prezar os seres que têm natureza perversa e aqueles sobre os quais pesam fortes negatividades e sofrimentos, como se eu tivesse encontrado um tesouro precioso muito difícil de achar.

Quando os outros, por inveja, maltratarem a minha pessoa ou a insultarem e caluniarem, vou aprender a aceitar a derrota, e a eles oferecer a vitória.

Quando alguém a quem ajudei com grande esperança magoar ou ferir a minha pessoa, mesmo sem motivo, vou aprender a ver essa outra pessoa como um excelente guia espiritual.

Em suma, vou aprender a oferecer a todos, sem exceção, toda ajuda e felicidade por meios diretos e indiretos e a tomar sobre mim, em sigilo, todos os males e sofrimentos daqueles que foram minhas mães.

Vou aprender a manter estas práticas isentas das máculas das oito preocupações mundanas, e, ao compreender todos os fenômenos como ilusórios, serei libertado da escravidão do apego.
 
As 8 preocupações mundanas:

Querer ser elogiado – Não querer ser criticado
Querer prazer
Não querer dor
Querer ganhar – Não querer perder
Querer ser reconhecido – Não querer ser ignorado
 
 
Lojong – Os 8 Versos para o Treinamento da Mente, composto por Geshe Langri Tangpa (1054-1123), um bodisatva bastante incomum.  "Eu próprio o leio todos os dias", diz Dalai Lama.


https://budismopetropolis.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário