Translate

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

SOBRE A VIGILÂNCIA


Última Parte

A vigilância é como a escada de Jacó: Deus está no topo enquanto os anjos a escalam. Ela nos afasta de tudo que é ruim, corta as conversas fiadas, abusos, maldições e todas as outras práticas do mal do tipo. No entanto, ao fazer isso, nem por um instante, ela perde sua própria doçura.

Aquele que não conhece a verdade não pode ter fé verdadeiramente; Pois, por natureza, o conhecimento precede a fé. O que é dito na Escritura é dito não apenas para que possamos entender, mas também para agirmos.

São Basílio o Grande, porta-voz de Cristo e pilar da Igreja, diz que uma grande ajuda para não pecar e não cometer diariamente as mesmas falhas é que nós revisemos em nossa consciência no final de cada dia o que fizemos de errado e o que fizemos corretamente. Jó fez isso com respeito a si mesmo e aos seus filhos (ver Jó 1: 5). Essas avaliações diários iluminam o comportamento de um homem hora por hora.

Dissipação e humildade conduzem ao conhecimento espiritual. Sem eles, ninguém pode ver a Deus.

A humildade e as dificuldades ascéticas libertam um homem de todo pecado, pois uma corta as paixões da alma e as outras as do corpo. É por essa razão que o Senhor diz: "Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus" (Mateus 5: 8). Eles devem ver Deus e as riquezas que estão Nele quando se purificarem através do amor e do autocontrole; E quanto maior a sua pureza, mais eles verão.

O vigia de Davi prefigura a circuncisão do coração; Pois a guarda do intelecto é uma torre de vigia lançando uma visão sobre toda a nossa vida espiritual (2 Sam. 18:24).

A luz é propriedade de uma estrela, assim como a simplicidade e a humildade são propriedade de um homem santo e temente de Deus. Nada distingue mais claramente os discípulos de Cristo do que um espírito humilde e um modo de vida simples. Os quatro evangelhos gritam isso em voz alta. Quem não tiver vivido dessa maneira humilde será privado da sua parte Naquele que "se humilhou ... à morte, até a morte da cruz" (Filipenses 2: 8), o próprio legislador dos evangelhos divinos.

É dito que aqueles que têm sede devem ir às águas (Isaías 55: 1). Aqueles que têm sede de Deus devem entrar na pureza da mente. Mas aquele que, através dessa pureza sobe alto, deve também manter um olho na terra de seu rebaixamento e simplicidade, pois ninguém é mais exaltado do que aquele que é humilde. Assim como quando a luz está ausente, todas as coisas ficam escuras e sombrias, quando a humildade está ausente, todos os nossos esforços para agradar a Deus são inúteis e vãos.

Se um homem não leva a cabo a vontade e a lei de Deus "em suas partes internas", isto é, em seu coração, ele também não poderá realizá-las facilmente na esfera externa dos sentidos. O homem descuidado e desatento dirá a Deus: "Não quero conhecer os teus caminhos" (Jó 21:14. LXX), obviamente, porque ele não tem iluminação divina. Mas aquele que participa nessa luz será confiante e firme em assuntos que dizem respeito a Deus.

Assim como o sal tempera o nosso pão e outros alimentos e evita certas carnes estragarem por um bom tempo, a doçura espiritual e o trabalho maravilhoso que resultam da proteção do intelecto afetam algo semelhante. Pois, de uma forma divina, eles temperam e adoçam o eu interior e o eu exterior, afastando o fedor de pensamentos malignos e mantendo-nos continuamente em comunhão com bons pensamentos.

A lembrança incansável da morte é um treinador poderoso de corpo e da alma. Englobando tudo o que se encontra entre nós e a morte, devemos sempre visualizá-la, e mesmo a própria cama em que devemos dar o nosso último suspiro, e tudo o mais relacionado com ele.

Se você quer nunca ser ferido, não sucumba ao sono. Há apenas duas escolhas: cair e ser destruído, despojado de toda virtude; ou, armados com o intelecto, manter firme através de tudo. Pois o inimigo e o anfitrião estão sempre prontos para a batalha.

Este grande mestre espiritual, David, disse ao Senhor: "Conservarei a minha força através de Ti" (ver Sal. 59: 9 LXX). Assim, a força da quietude do coração, a mãe de todas as virtudes, é preservada em nós através de sermos ajudados pelo Senhor. Pois Ele nos deu os mandamentos, e quando o invocamos constantemente Ele expulsa de nós aquele abominável esquecimento que destrói a quietude do coração como a água destrói o fogo. Portanto, não "durma até a morte" (Salmo 13: 3. LXX) por causa de sua negligência, mas atacar o inimigo com o nome de Jesus e, como um certo homem sábio disse, deixe o nome de Jesus aderir à sua respiração, e então você conhecerá as bênçãos da quietude.

Quando com medo, indignidade e tremendo ainda podemos receber os mistérios divinos e imaculados de Cristo, nosso Rei e nosso Deus, devemos então exibir ainda maior vigilância, rigor e proteção sobre nossos corações, para que o fogo divino, O corpo de nosso Senhor Jesus Cristo, possa consumir nossos pecados e máculas, grandes e pequenos. Pois, quando esse fogo entra em nós, ele imediatamente expulsa os espíritos malignos de nosso coração e remite os pecados que cometemos anteriormente, deixando o intelecto livre da turbulência de pensamentos perversos. E se, depois disso, montamos guarda na entrada do nosso coração, e mantemos estrita vigília sobre o intelecto, permitimos-nos novamente receber esses Mistérios, o corpo divino iluminará ainda mais nosso intelecto e o fará brilhar como uma estrela.
 
 

 São Hesíquio, o Padre 

 http://ricardo-yoga.blogspot.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário