Translate

sábado, 12 de agosto de 2017

O COMUM E O EXTRAORDINÁRIO


Última parte

Você só encontra aquilo que você procura.

Você tem estado procurando por miséria, daí você ter criado misérias. Hoje está chovendo e amanhã não estará chovendo, então amanhã você poderá se sentir miserável. Você dirá: 'porque não está chovendo hoje?' E quando estava chovendo, você não estava agradecido.

Comece a se sentir agradecido. A felicidade estará cada vez mais próxima quanto mais você se tornar agradecido. A gratidão funciona como um magnetismo. A mente reclamante repele a felicidade, ela fecha as portas. Tudo depende de você. Eu posso mostrar para você o caminho, mas é você que terá que caminhar nele. Buda disse 'os budas podem apenas apontar o caminho, eles não podem caminhar por você. Você terá que caminhar. Eu estou mostrando a você o caminho, mas você se tornou muito esperta, eficiente em criar miséria para você mesma. Mude a direção de sua energia, canalize-a em direção à alegria, à beleza... esse cuco cantando lá longe. E pouco a pouco você verá tantas coisas que sempre estiveram ali, mas que você não as estava vendo. Seus olhos estavam cheios de miséria, por isso você estava perdendo tudo isso. Seus olhos estavam anuviados, eles estavam nebulosos, nevoentos. É por isso que você estava perdendo tudo isso.

E a pessoa pode perder por uma pontinha, a pessoa pode perder por um pequeno pensamento. Um pequeno pensamento pode se tornar uma barreira e você pode perder toda a beleza do vasto Himalaia. Você pode estar ali, observando os belos picos do Himalaia e o sol se pondo sobre as neves do Himalaia espalhando um dourado por toda parte, e um pensamento vem à sua mente e o Himalaia desaparece, o pensamento anuvia você. Você se lembra de alguma coisa: no outro dia alguém havia insultado você e isso foi o bastante. Ou você começa a fazer planos para o futuro: 'amanhã eu vou ter que partir' e, aí, o Himalaia desaparece. E o pensamento era tão pequeno, e o Himalaia tão grande... Mas mesmo um pequeno pensamento pode impedir. O pensamento está tão próximo de você e ele pode se colocar no meio. Uma simples partícula de pó pode cair em seus olhos, e só uma pequena partícula, quase invisível, pode tornar você cego, e você não consegue abrir os olhos e não pode ver o sol brilhando.

Sudha faça apenas uma coisa: comece a abandonar esse conceito de inferioridade, esse conceito de que você tem que ser extraordinária. Veja que mesmo essa sua pergunta contém isso. Você assinou a pergunta assim: ...uma buda comum, Sudha. Mesmo ali, o ego está reivindicando que 'eu não sou algum buda comum. Eu sou um buda comum". Você consegue perceber? 'Os budas são pessoas extraordinárias. Eu não sou como eles. Eu sou um buda comum.' Isso é reivindicar ser extraordinário. Ajude-me a ser comum.

Você quer ser extraordinariamente comum. O ego pode continuar jogando, jogos sutis. Você terá que olhar completamente, do início ao fim. Simplesmente lembre-se de duas coisas: uma, que você já é aquilo que quer ser, então não há necessidade de fazer qualquer coisa para isso. Você pode chamar isso de comum ou pode chamar de extraordinário, não faz qualquer diferença. Você já é isso e você não conseguirá ser nada além disso. Como você chama isso, não importa. Se você está amando a palavra 'comum' então todo mundo é comum. Se você estiver amando a palavra 'extraordinário' então todo mundo é extraordinário. Lembre-se de mais uma coisa: o que quer que seja que você esteja reivindicando para você, você terá que reivindicar para o todo. E esse é o problema, você gostaria de ser especial, não ser como todo mundo.

Existe uma bela parábola...

Um homem adorava Deus por muitos anos e sempre ele pedia 'satisfaça apenas um de meus desejos'. Deus já devia estar cansado, aborrecido. Um dia ele apareceu e lhe disse 'OK, você não me deixa em paz. De manhã, de noite, você segue batendo na mesma tecla 'satisfaça um de meus desejos'. 'OK, eu estou aqui, qual é o seu desejo?'

E o homem disse: 'o que quer que eu peça, deverá imediatamente ser dado a mim, esse é o meu desejo'. O homem era muito esperto! Deus, em sua inocência, deve ter pensado que ele iria pedir uma só coisa, mas ele pediu tudo. Ele disse que só tinha um pedido e que era "o que quer que eu peça deverá ser dado imediatamente a mim.' Mas você não pode derrotar Deus, porque a esperteza nunca derrota a inocência. Deus disse 'perfeitamente certo, será como você pede, mas lembre-se de uma coisa: o que quer que você pedir, ao seu vizinho será dado em dobro.'

Agora o homem estava acabado. Meses se passaram e Deus retornava sucessivas vezes. 'Você nada pede...?' Ele parou de rezar e Deus continuava retornar várias vezes, de manhã, de tarde e ele dizia 'O que? Você ainda não pediu?' E o homem ficou muito cheio de Deus. Ele pensou e pensou, mas qualquer coisa que ele tivesse, os vizinhos teriam em dobro. 'Isso não terá fim'. Ele sempre quis ter um belo palácio, "mas qual é o sentido agora? Os vizinhos terão grandes palácios em dobro'. Uma simples ideia estava esmagando ele, estava matando ele. Ele perdeu toda a alegria de viver. Agora não havia qualquer possibilidade de um dia ser feliz, e esse Deus voltava de manhã e de tarde para torturá-lo. Assim, um dia ele disse: 'OK, me dê um belo palácio dourado'. Imediatamente a sua choupana se tornou um palácio dourado, e ele viu que toda a cidade ficou cheia de palácios dourados - palácios maiores, palácios duplos, todos dourados - e o seu era o mais pobre de todos

Ele procurou então por um advogado, porque a quem você recorre quando algum problema legal surge? O advogado lhe disse: 'não se preocupe'. E naturalmente Deus não poderia vencer um advogado. O advogado lhe disse: 'você peça: faça agora um grande poço em frente à minha casa, sem um muro'. Assim um grande poço apareceu diante de seu palácio e dois poços apareceram diante dos palácios dos demais. O advogado disse: 'agora peça: faça com que um dos meus olhos desapareça'. O homem disse: 'o que você está dizendo?' E o advogado disse: 'simplesmente espere. Lei é lei'. Um de seus olhos desapareceu e ambos os olhos de seus vizinhos desapareceram. Agora, toda a cidade ficou cega... e com dois poços diante de cada palácio dourado... as pessoas começaram a cair nos poços e as pessoas começaram a morrer. E o homem ficou muito feliz. Ele disse 'agora o meu desejo foi satisfeito'.

Assim, eu sei Sudha, que você estará em dificuldades, pois eu declaro que você é extraordinária, mas todo mundo, todos os seus vizinhos, inclusive o Pramod, são duplamente extraordinários.


E, por favor, não procure por um advogado!
 
 
Osho
Fonte: http://oshobrasil.com.br/texto08.htm
 
 
 
"Praticamente toda a raça humana 
está hipnotizada pelo senso comum, 
pois a maioria pensa 
o que lhe disseram para pensar". 
 (Hemest Holmes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário