Translate

domingo, 6 de agosto de 2017

MELHORANDO A CONCENTRAÇÃO



Concentração é a atenção física e mental focalizada intensamente em um ponto. Por isso, para se concentrar com eficiência é importante harmonizar corpo e mente, usando o corpo físico como âncora da atenção mental. Isso significa que você vai ancorar sua atenção mental no seu corpo, e daí você poderá direcioná-la para a ação que quiser. É pouco provável que você consiga melhorar sua atenção usando apenas métodos mentais, como dizendo mentalmente para si mesmo “concentre-se!”, isso equivaleria a tentar apagar um incêndio usando apenas fogo como ferramenta. A técnica de usar o corpo físico como âncora tem o poder de quebrar o ciclo mental vicioso da desatenção e é largamente utilizada nas artes marciais, nos esportes, na música e em qualquer outra atividade onde sejam necessárias precisão, atenção e focalização.

O princípio fundamental dessa ancoragem é a sincronização da respiração. A respiração funciona como elemento sincronizador entre a mente e o corpo. Na verdade, mente e corpo já estão naturalmente sincronizados e unificados, mas através da respiração podemos tomar consciência desse fato, podemos atualizar instante após instante essa unidade indissolúvel. E é justamente essa tomada de consciência o fator que sustenta a atenção focalizada, ou seja, a concentração.

A respiração é, ao mesmo tempo, mente e corpo; é o sopro que une a terra ao céu.

Para se respirar corretamente e, portanto, se concentrar corretamente, é importante manter uma postura corporal adequada. Isso significa dizer que é necessário manter as costas eretas, estando sentado ou em pé. Quando você coloca sua coluna ereta, a respiração pode ocorrer com ajuda de todos os músculos necessários para que ela ocorra perfeitamente. Por exemplo, a região abdominal: com as costas encurvadas, essa região fica comprimida e não ajuda muito no processo respiratório. Já com as costas eretas, é possível alongar o movimento respiratório e “respirar na barriga”, ou seja, com a ajuda dos músculos abdominais profundos.

Basta colocar as costas eretas e “respirar na barriga” para que seu estado mental de atenção melhore consideravelmente. Enquanto lê esse texto, experimente. Costas eretas, respiração profunda pelo nariz, sem forçar, naturalmente. Veja como é diferente. Você está ancorando sua atenção no seu corpo, usando a respiração.

Comece ancorando todos os dias, sempre que lembrar ou desejar ficar mais atento. Pode ser por uns 5 minutos, ou pelo tempo que desejar. Como um samurai que segura sua espada com máxima atenção, preencha cada pedaço do seu corpo com sua atenção e respiração nesse momento. Empunhe sua existência no aqui e no agora. Saiba que até mesmo tomar conhecimento da desatenção é igualmente praticar a atenção plena. Relaxe os músculos faciais, solte a máscara. Apenas respire na barriga com as costas retas e observe-se. Sem esforço demasiado, coloque-se naturalmente. Não tente alcançar nada, e nem desviar de nada. Apenas empunhe-se no agora. Se fizer isso, já estará no lugar correto.

Se você praticar isso por uma semana, já irá dar uma poderosa mensagem à sua mente desatenta: “estou aqui”. Se praticar por três meses, durante todos os dias, fortalecerá seu estado mental e seu corpo. Se praticar durante alguns anos, a concentração será seu estado natural da mente.



Gustavo Mokusen.
Fonte:https://mokusen.wordpress.com 




Disse Aristóteles que 'nós somos o que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito'. Creio que por essa razão Carl Gustav Jung afirma que 'eu não sou o que me acontece, eu sou o que escolho me tornar'. No filme O Todo Poderoso há uma frase muito interessante: "A maioria das pessoas espera que Deus faça tudo por elas, mas não percebem que elas tem o poder. Você quer um milagre? Então, seja o milagre...!"  Tudo depende de nós mesmos... sermos excelentes, bondosos, amorosos... ou sermos miseráveis... A concentração diária faz-nos disciplinados, excelentes... " a excelência não é um feito, mas um hábito".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário