Translate

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

FLORES PELO CAMINHO


A espiritualidade de   
Rabindranath Tagore



Senhor! Dá-me a esperança, leva de mim a tristeza
 e não a entrega a ninguém.
 
Senhor! Planta em meu coração a sementeira do amor e arranca de minha alma as rugas do ódio.
 
Ajuda-me a transformar meus rivais em companheiros, meus companheiros em entes queridos.
 
Dá-me a razão para vencer minhas ilusões.
 
Deus! Conceda-me a força para dominar meus desejos.
 
Fortifica meu olhar para que veja os defeitos de minha alma e venda meus olhos para que eu não cometa os defeitos alheios.
 
Dá-me o sabor de saber perdoar e afasta de mim os desejos de vingança.
 
Ajuda-me a fazer feliz o maior número de possível de seres humanos, para ampliar seus dias risonhos e diminuir suas noites tristonhas.
 
Não me deixe ser um cordeiro perante os fortes e nem um leão diante dos fracos.
 
Imprime em meu coração a tolerância e o perdão e afasta de minha alma o orgulho e a presunção.
 
Deus! Encha meu coração com a divina fé... Faz-me um ser realmente justo.




Acho graça quando ouço dizer
que os peixes dentro d'água
estão com sede.
Você vaga inquieto,
de floresta em floresta,
enquanto a realidade
está dentro da sua morada.
A verdade está aqui!
Vá aonde quiser,
ao norte ou sul;
até que você tenha
encontrado DEUS em sua alma,
todo o mundo lhe parecerá
inexpressivo
 
 


Para quem sabe amá-lo, o mundo de sua máscara de infinito,torna-se pequeno como uma canção,como um beijo do Eterno.
Existo...,que perpétua surpresa é a vida!
...Lemos mal o mundo e logo dizemos que o mundo nos engana.
Quantas barricadas o pensamento do homem ergue contra si próprio.
Se lanço minha própria sombra no caminho,é porque há uma lâmpada em mim que não se acendeu...




Não peça eu nunca
para me ver livre de perigos,
mas coragem para afrontá-los.

Não queira eu
que se apaguem as minhas dores,
mas que saiba dominá-las
no meu coração.

Não procure eu amigos
no campo da batalha da vida,
mas ter forças dentro de mim.

Não deseje eu ansiosamente
ser salvo,
mas ter esperança
para conquistar pacientemente
a minha liberdade.

Não seja eu tão covarde, Senhor,
que deseje a tua misericórdia
no meu triunfo,
mas apertar a tua mão
no meu fracasso! 
 
 
 
 
Compreendemos mal o mundo e depois dizemos 
que ele nos decepciona.
O poder infinito de Deus não está na tempestade,
mas na brisa.
Se de noite chorares pelo sol, 
não verás as estrelas.
Se fechar a porta a todos os erros, 
a verdade ficará lá fora.
O amor é um mistério sem fim,
 já que não há nada que o explique.
Não podes ver o que és. O que vês é a tua sombra.
Há triunfos que só se obtêm pelo preço da alma, mas a alma é mais preciosa que qualquer triunfo.
O homem mergulha na multidão para afogar 
o grito do seu próprio silêncio.
Que eu nunca mendigue paz para a minha dor,
 mas coração forte para dominá-la.
A borboleta conta momentos e não meses, 
e tem tempo de sobra.
Que eu reze não para ser preservado dos perigos, mas para olhá-los de frente.
Não temo ao fogo que me adverte 
com suas chamas,mas livrai-me da brasa moribunda que se esconde sobre as cinzas.
 
 
 
Alguns poemas de Rabindranath Tagore
 Fonte:https://www.pensador.com 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário