Translate

sábado, 12 de agosto de 2017

MOMENTOS DE PROFUNDA REFLEXÃO


Sabedoria de Osho


Pare de procurar preencher as expectativas dos outros e pare de esperar que os outros preencham as suas. Lembre-se: se você sofrer, estará sofrendo por sua causa; se os outros sofrem, estão sofrendo por causa deles. Ninguém sofre por causa dos outros - lembre-se disso profundamente; somente então será capaz de ser realmente sincero para com seu interior.

Quando você tiver tido um pequeno vislumbre de que é o criador de sua própria miséria, será muito difícil continuar a criá-la. É fácil viver na miséria quando você sabe que os outros a estão criando - O que fazer? Você não tem saída. Eis porque vivemos jogando a responsabilidade nos outros.

 Sempre que houver alternativas tenha cuidado! Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.

Se sua vida não é feliz, então saiba que você está vivendo da maneira errada. O sofrimento é o critério de se estar errado e a felicidade é o critério de se estar certo - não há nenhum outro critério.

Ninguém pode satisfazer suas expectativas; ninguém está aqui para satisfazer suas expectativas. Todo mundo está aqui para satisfazer as próprias expectativas; ninguém está aqui para satisfazer ninguém. Todo mundo está aqui para satisfazer a si mesmo, mas você espera que os outros o satisfaçam e os outros esperam que você os satisfaça. É por isso que existe conflito, violência, luta e miséria.

A vida só é possível através dos desafios. A vida só é possível quando você tem tanto o bom tempo quanto o mau tempo, quando tem prazer e dor, quando tem inverno e verão, dia e noite; quando tem tristeza quanto felicidade, conforto quanto desconforto. A vida passe entre essas duas polaridades. Movendo-se entre elas você aprende a se equilibrar. Entre essas duas asas você aprende a voar até a estrela mais brilhante.

Uma vez que você abandone as expectativas, então, aprendeu a viver. Assim tudo o que acontece o deixa satisfeito, seja o que for. Você nunca fica frustrado simplesmente porque, em primeiro lugar, não estava esperando nada. Dessa forma a frustração é impossível. A frustração é uma sombra da expectativa. Com o abandono da expectativa, a frustração cai por si própria.

A vida deveria ser uma celebração contínua, um festival de luzes por todo o ano. Somente assim você pode se desenvolver, pode florir. Transforme pequenas coisas em celebração... Tudo o que você faz deveria expressar a si próprio; deveria ser a sua assinatura. Então e somente assim a vida se torna uma celebração.

Não fique preocupado com críticas e não se interesse por elogios. Se estiver interessado em ser elogiado pelo outros, então poderá ficar sem se importar cm as críticas. Permaneça à distância. Elogio ou crítica é a mesma coisa. Sucesso ou fracasso é a mesma coisa.

O amor não deveria ser exigente senão perde as asas e não pode voar; torna-se enraizado na terra e fica muito mundano. É sensualizado e traz grande infelicidade e sofrimento. O amor não deveria ser condicional, nada se deveria esperar dele. Deveria apenas estar presente por estar presente e não por alguma recompensa, por algum resultado. Se houver algum motivo nele, novamente seu amor não poderá se tornar o céu. Ele está confinado ao motivo; o motivo se torna a sua definição, sua fronteira. Um amor não motivado não fronteiras: É a fragrância do coração.

Sempre permaneça aventureiro. Por nenhum momento esqueça de que a vida pertence aos que investigam. Ela não pertence ao estático; ela pertence ao que flui. Nunca se torne um reservatório, sempre permaneça um rio.

Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida; significa afastar-se da morte, não ir na direção da morte. Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você. Você está se afastando da morte: chega a um momento em que pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas - nada morre, nada pode morrer. A morte é a maior ilusão que existe.


Fonte:https://www.mensagenscomamor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário