Translate

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

COMO SUPERAR A TENTAÇÃO ?





- A pior de todas as tentações é a inquietude. Ela é um mal porque mantém a sua atenção no mundo e faz com que você continue ignorando Deus. Se você meditar com regularidade, estará com Deus o tempo todo.


- O mal tem sua força. Se você aderir ao mal, ele tomará conta de você. Se você cometer um deslize, volte imediatamente para o caminho da retidão.


- Quando você permite que a tentação tome conta de você, sua sabedoria se torna uma prisioneira. O meio mais rápido de banir a tentação é dizer de imediato um "não" e sair daquele ambiente em particular; então raciocine mais tarde quando a calma e a sabedoria lhe voltarem.


- Os desejos são os mais infatigáveis inimigos do homem, pois ele não pode satisfazê-los. Tenha apenas um desejo: conhecer a Deus. Atender aos desejos dos sentidos não pode lhe trazer satisfação, porque você não é os seus sentidos. Eles são apenas os seus servos, não o seu Eu.


- A tentação não é nossa própria criação; ela pertence ao mundo de maya (ilusão), e todos os homens estão sujeitos a ela. Mas para poder nos tornamos livres, Deus nos deu a razão, consciência e força de vontade.

 - Fazer algo moralmente ou materialmente errado não é a única forma de tentação. Esquecer a alma para se tornar muito envolvido com o corpo e seus confortos também é tentação.

- A tentação é um veneno coberto com açúcar; tem sabor delicioso, mas a morte é certa. A felicidade que as pessoas procuram neste mundo não dura muito. A Alegria Divina é eterna. Anseie pelo que é duradouro, e seja firme em rejeitar os inconstantes prazeres desta vida. Você precisa ser assim. Não deixe que este mundo o controle. Nunca se esqueça que o Senhor é a única realidade... Sua verdadeira felicidade está na sua experiência dEle.


- Você lutará melhor amanhã contra os maus hábitos do que hoje ? Por que adicionar os erros de hoje aos de ontem ? Você vai ter que se voltar para Deus alguma hora, então não seria melhor fazê-lo agora ? Apenas se entregue a Ele e diga: "Senhor, sendo mal ou bom eu sou Seu filho. Você deve cuidar de mim. Se você continuar tentando, você fará progressos. Um santo é um pecador que nunca desistiu.


- Lembre-se que, como um filho de Deus, você está dotado de uma grande força, maior do que jamais precisará para superar todas as provas que Deus lhe enviar.


- O antigo método ortodoxo é negar a tentação, suprimi-la. Mas você deve aprender a dominá-la. Não é pecado ser tentado. Mesmo que você esteja transbordando na tentação, você não é mau; mas se você ceder a tentação, você estará temporariamente preso nos poderes do mal. Você deve erguer em sua volta uma proteção de sabedoria. Não existe força maior para resistir à tentação do que a sabedoria. O completo entendimento colocará você numa posição em que nada poderá tentá-lo para aquelas situações que prometem prazer, mas que, no final, trazem apenas mágoa.


- Quando, devido aos nossos pensamentos errados, caímos no abismo do erro, devemos rezar: "Pai, não nos abandones aqui, mas ergue-nos através da força da nossa razão e da nossa vontade. E quando estivermos fora, se for a Tua vontade continuar a nos testar, faze-Te primeiro conhecido a nós, para que possamos entender que Tu és muito mais tentador que a tentação.

Yogananda 



 

Martinho Lutero disse: "Minhas tentações tem sido minhas mestras de teologia". Ele está correto; não somente no campo da teologia, porém nos demais aspectos da nossa vida. Quando somos tentados é exatamente aquela circunstância do nosso aprendizado que ainda se encontra frágil. Ayrton Senna compartilha algo muito interessante, ele diz: "Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar nenhum". Certamente a infelicidade é um estado interno de desarmonia, então, esses momentos nos conduzem a transgredir tudo aquilo que pensávamos haver superado. Isso é muito positivo, pois se formos bons observadores reconheceremos de pronto aquele aspecto que necessita ser trabalhado para que não sejamos levados a repeti-lo.  KyraKally


Nenhum comentário:

Postar um comentário