Translate

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

 EU SOU A LUZ DO MUNDO


 
“Eu sou a luz do mundo” – assim disseste de ti, ó Cristo!
E eu compreendo a verdade das tuas palavras.
Mas não compreendo porque disseste dos teus discípulos:
“Vós sois a luz do mundo”...
Então, a tua luz divina está em teus discípulos?
Está em mim, está em todo o homem?
Sim, “é ele a luz verdadeira
Que ilumina a todo homem que vem a este mundo”.
Potencialmente, todo homem é a luz divina
Que tu, ó Cristo, és atualmente.
Em mim, essa luz está ainda “sob o velador”,
Em ti, já está no “alto do candelabro”.
Em ti a luz divina nasceu plenamente –
Em mim ainda é nascitura,
Em demorada gestação...
Porquanto “o reino dos céus está dentro de vós”
“O reino dos céus é um tesouro oculto”...
A mesma luz que em ti brilha, manifesta,
Em mim bruxoleia, latente, fraquinha...
Mas... sei que minha alma é luz,
Luz, o único elemento incontaminável do mundo.
A água se conserva pura enquanto longe das impurezas,

Mas torna-se impura
Quando entra em contato com objetos impuros.
A luz, porém, é sempre pura, mesmo no meio das impurezas.
E eu devo ser existencialmente tão puro
Como sou puro por minha essência divina.
Eu devo ser, externa e explicitamente,
O que sou, interna e implicitamente.
Devo ser tão crístico no meu visível agir
Como sou crístico no meu invisível ser.
“E toda alma humana é crística por sua própria natureza.”

Cristifica-me, pois, ó luz pura do Cristo
Para que eu me torne em todas as minhas existências
O que sou na minha essência!
Que a divina pureza da luz cósmica que sou
Me conserve puro em todas as impurezas terrenas!
Que a luz do amor me preserve de todas as trevas dos amores
E dos desamores!
Que a luz cósmica que sou eclipse todas as trevas que tenho...
Vivifique todas as minhas mortalidades...
Embeleze todas as minhas fealdades...
Alegre todas as minhas tristezas...
Suavize todas as minhas amarguras...
Sane todas as minhas enfermidades...
“Eu sou a luz do mundo”...
“Vós sois a luz do mundo”...
“A luz brilha nas trevas –

E as trevas não a prenderam”...
“É ele (o Cristo) a luz verdadeira
Que ilumina a todo homem que vem a este mundo”...
E os que recebem em si essa luz
Recebem o poder de se tornarem filhos de Deus”...

 
Huberto Rohden,  do livro "A Voz do Silêncio"
http://universalismoesoterico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário